13 novembro, 2012

‎''SOLICITAÇÃO/COMUNICADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ E A OUTRAS AUTORIDADES'':

  Cidadania Ambiental
 Araranguá – SC, 13 de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.

(Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)



''SOLICITAÇÃO/COMUNICADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ E A OUTRAS AUTORIDADES'':

Prezado Comandante Meister

            Voltamos a denunciar os abusos cometidos por jovens na beira da praia e nas dunas do Morro dos Conventos. Nossa denúncia se baseia em fotos clicadas por várias pessoas em momentos diferentes, inúmeros depoimentos no Facebook, no Twitter, mensagens via e-mail, ligações telefônicas para a ONG de pessoas que receiam se exporem, publicações em jornais e comentários em rádios locais. 
            As ''festas/badernas'' geralmente ocorrem nas sextas e sábados, com vários carros estacionados na praia e nas dunas, emitindo som em altíssimo volume, perturbando o sossego (e trabalho) dos moradores até na madrugada (Art 42 e outras...), com algazarras, gritos, buzinas e intenso tráfego de chegada e saída de veículos pelas vias públicas de acesso a praia. 
            Além da perturbação do sossego, deixam uma enorme quantidade de lixo jogado na areia da praia, ou seja, verdadeiras orgias/badernas, pois o alto consumo de álcool e outras drogas induz a prática de tudo que se possa imaginar...
            Esperamos e contamos que a Polícia Militar juntamente com a Civil e Ambiental, com apoio do Ministério Público e Prefeitura/FAMA (do qual também receberão cópia desta solicitação), apliquem urgentemente os rigores da lei a esses contraventores e infratores, pois esta desobediência civil, além de comprometer a qualidade de vida dos araranguaenses, repercute negativamente ao setor turístico que contribui com a arrecadação do município de Araranguá, principalmente agora que se aproxima a temporada de verão. 
            A beira da praia e dunas eólicas primárias, além de serem consideradas uma APP, são também áreas de Marinha e de domínio da União, portanto, seu uso e ocupação devem ser apenas para o benefício da coletividade, desde que, de forma ordenada, saudável, pacífica e ecologicamente correta! O inadequado uso deste ecossistema causa prejuízo e danos a toda biodiversidade, tanto da flora quanto da avifauna, principalmente de espécies ameaçadas, além da fauna marinha! 

OBS. I – Os defensores das festas/badernas argumentam que precisam de um lugar para ’’curtir’’, no qual os mesmos têm todo direito, mas desde que não interfiram no direito dos outros, e, como este planeta é habitado não apenas por seres humanos, mas também por animais, vão então curtir suas drogas em um local interno/privado com tratamento acústico, por exemplo.

OBS.II - O que estão fazendo na orla marítima do Morro dos Conventos é um crime contra o patrimônio do município, da União e da Humanidade! Pois uma, apenas uma garrafa de plástico jogada na areia do mar caracteriza o crime, fazendo com que várias espécies marinhas a ingiram como alimento e sem a devida digestão do material, milhares de peixes e aves morrem de ''barriga cheia de imundices'' que o bicho homem joga irresponsavelmente na natureza! 

Atenciosamente

Tadêu Santos
Integrante da ONG Sócios da Natureza – Filiada a FEEC
Cel. 9985.0053
(Diretor de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA, Presidente do COAMA, Conselheiro da APA da Baleia Franca)
Araranguá - SC, 05 de novembro de 2012.

RESPOSTA
> Prezado amigo Tadeu
>
> Diante de tuas denúncias, acabo de determinar a nossa Seção de
> Planejamento que seja elaborada uma ordem operações para que todos
> os finais de semana (começando no próximo) sejam feitas ações
> policiais em horários pré-estabelecidos, na região e praia do Morro
> dos Conventos para inibir e reprimir os abusos denunciados no anexo,
> naquilo que a lei nos exige providências e nossos recursos possam
> comportar.
>
> Atenciosamente.
>
> Meister
> Ten Cel PM – Comandante
> 19° Batalhão de Polícia Militar



AINDA SOBRE O FUTURO DO MORRO DOS CONVENTOS
            Eu acredito que a possibilidade de transformação da ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) do Morro dos Conventos (Falésias, Dunas Eólicas e Mata Atlântica) em uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO (UC/SNUC) e a aprovação do PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO promoverá desdobramentos polêmicos, porém positivos para a solução de todos os conflitos e problemas imensamente citados pelos interessados no Morro dos Conventos, o maior patrimônio arqueológico e ecoturístico do município de Araranguá. 



           


JARDIM ALCEBÍADES SEARA DE ARARANGUÁ
               A revitalização do Jardim Alcebíades Seara aparentemente resultará em um visual paisagístico mais belo e organizado que o anterior (mas tem quem acredite que poderia ficar ainda mais!!!).
            Certamente as mudanças proporcionarão mais conforto aos araranguaenses que utilizam a praça para conversar, meditar, malhar, namorar, descansar, dentre tantas outras atividades de lazer para o qual existem.
            Esperamos que a partir da sua inauguração haja mais cuidado e disciplina, tanto por parte da população usuária quanto da administração municipal, permitindo apenas usos adequados como os citados acima, não permitindo exposições de carros, parques de diversão privados e etc...
            Lamentavelmente a ideia de criar um mini-bosque num canteiro com espécies da Mata Atlântica não será implantado, pois seria de grande valia para a população conhecer a nossa flora nativa local, já que não temos um horto florestal no município!   



ADIN DO CARVÃO HUMILHA SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Advogado Luciano de Olivo Almeida
Procurador Geral do Município de Araranguá


            Procuradoria do Município entrou com recurso contra a ADIN do SIECESC que 
quer impor na marra as famigeradas minas de carvão no território de Araranguá, mesmo depois de terem tirado a vida do Rio Mãe Luzia principal, afluente do Rio Araranguá...










Argumentam terem descoberto novas tecnologias de extração, de queima limpa e emissão zero, mas numa ponta desta mentira comprova-se que o pH da água no Rio Araranguá ainda é baixíssimo e a queima deste combustível fóssil é o maior responsável pelas mudanças climáticas que tantos estragos e prejuízos causam a biodiversidade.







ENCONTRO DE MOTOS É LEGAL, DESDE QUE NÃO INCOMODEM OS OUTROS!
            Acho legal o encontro de motos, o mesmo deve ser incentivado, pois promove integração e atrai o turismo, mas existem uns motoristas que abusam retirando inadequadamente o silenciador e provocando um ensurdecedor e incômodo ruído aos ouvidos da população. Um absurdo!