12 outubro, 2011

Ainda UNICAMP - CHUVA ÁCIDA - LANTERNINHA DE CINEMA - IF-SC DIA 18 e 19 e DISPUTA ELEITORAL

Foto Kamyla





Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 11 de outubro de 2011.
(48 / 9985.0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



UNICAMP
A nossa participação no evento ‘’Fóruns Permanentes da UNICAMP’’, da Injustiça Ambiental e Saúde: OS ATINGIDOS PELA POLUIÇÃO DO AR, foi extremamente produtiva (e histórica) sob todos os aspectos, pois além de apresentarmos a poluição do ar proveniente da atividade carbonífera no sul de SC, aprendemos muito com a experiência de outras regiões do país, principalmente sobre afetados pelos impactos da poluição da siderurgia e do agrotóxico. O evento foi moderado e enriquecido com a participação de especialistas da UNICAMP e de outras respeitáveis instituições do país. Na concepção do prof. doutor Oswaldo Sevá, o problema da atmosfera não é apenas da questão climática e do aquecimento global (do qual questiona!), mas da contaminação / envenenamento do ar que respiramos, carregados de gases resultantes da queima de carvão mineral, da combustão de petróleo e particulados das indústrias, por exemplo.
‘’A higidez do meio ambiente, a saúde das pessoas e o equilíbrio ecológico dependem muitíssimo da informação das vítimas individualmente consideradas e da coletividade, como um todo. Se não se informar e se não houver ocultação dos fatos a população continuará a disseminar, afetando os pulmões, propiciando o surgimento de diversos tipos de câncer, multiplicando a morte de animais e dizimando florestas. Sem a gestão confiável da informação ambiental pela Administração Pública e pela Sociedade, o Estado Democrático de Direito não se consolida e passa a ser uma mentira, com prejuízo de todos’’. Extraído da Revista Instituto de Energia e Meio Ambiente.
OBS. Nossa apresentação em PP abordando a poluição do carvão e as demais do evento serão em breve disponibilizadas no site da UNICAMP e no nosso blog.

ATÉ O ‘’PAPA’’ TEME A CHUVA ÁCIDA (das térmicas a carvão!!!)
Até o Papa teme a chuva ácida das térmicas a carvão, comparando-a com o nazismo e o comunismo na sua recente viagem pela Alemanha. Esta bombástica declaração Papal coincide com a exclusão das térmicas a carvão do leilão da ANEEL / MME, praticamente inviabilizando a construção de novas termelétricas, com isso não permitindo o aumento da queima dos combustíveis fósseis.
OBS. A chuva ácida é uma das principais consequências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outras regiões. O solo se empobrece, a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Monumentos de mármore são corroídos, aos poucos, pela chuva ácida.
A poluição do ar é motivo de preocupação da OMS, tanto é que a mídia nacional divulgou no dia 26/09/11, índices assustadores sobre doenças adquiridas pelo ar contaminado.

LANTERNINHA DE CINEMA
Infelizmente não existem mais lanterninhas nas salas de cinema deste país, talvez porque ‘’alguns’’ cinemas passaram a instalar luzes no piso dos corredores junto as cadeiras para guiar o cliente expectador quando entra na sala escura após iniciada a exibição, com a capacidade de visão comprometida pelo efeito da contra-luz....
Porém o lanterninha tinha uma outra função especial que, de certa forma, intimidava casais excitados, tarados de plantão e os idiotas que costumam ficar conversando enquanto o filme estava sendo exibido. Relembro isso porque tenho percebido que um lanterninha ainda faz falta nas atuais e modernas salas de cinema para colocar ordem na casa, pois existem jovens mal educados que vão ao cinema como se fossem para uma festa, sem respeitar o direito de outras pessoas que foram assistir na tela grande a exibição de uma produção da sétima arte.

RECOMENDO:
100 LINKS PARA CLICAR ANTES DE MORRER
http://www.revistabula.com/posts/listas/100-links-para-clicar-antes-de morrer#.TmThMEVOS2Q.email
Uma seleção com os 100 melhores links publicados na coluna Web Stuff, do suplemento Opção Cultural, do Jornal Opção. A lista faz uma espécie de inventário do que teve de melhor na internet nos últimos três anos. Os links que compõem a lista contemplam os mais díspares perfis e abrange os mais diferentes segmentos e tendências: música, livros, cinema, fotografia, ciência, tecnologia, jornalismo, mídias sociais, artes e humanidades. Entre os 100 links para se clicar antes de morrer, destacam-se: Toda a obra de Wolfgang Amadeus Mozart para download; O maior acervo de arte da internet; 750 mil livros para download; 1001 álbuns para ouvir antes de morrer; O maior acervo de vídeos de jazz da internet; A obra completa de Machado de Assis para download; 10 mil jornais de todo o planeta em um só lugar; 20 mil fotos de Henri Cartier-Bresson; As 20 obras de arte mais caras da história; As 100 maiores canções de jazz de todos os tempos (com vídeo e áudio incorporados).


DISPUTA ELEITORAL
Começou a corrida ao cargo dos reais administradores e legisladores deste imenso país, formado na base com as micro células chamadas de municípios, no qual a população tem a oportunidade de reivindicar suas demandas devido a proximidade com o poder estabelecido. A coisa é muito séria e complicada, apesar de muitos não entenderem desta forma. O De Gaulle ‘’não’’ tinha razão quando disse que este país não é sério! Alguns brasileiros é que não são!!!

IF-SC PROMOVE EVENTO DIA 18 E 19 DE OUTUBRO NO CENTRO DE ARARANGUÁ.
O IF-SC de Araranguá promoverá dia 18, 19 e 20/10 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá. Haverá no dia 18 uma exposição nas tendas instaladas em frente a Igreja Matriz onde contribuiremos com material (fotos e vídeos) e uma mesa redonda no dia 19, no auditório do IF-SC sobre o tema "Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos", do qual fomos convidados a fazer parte do debate.

OBS. NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ E A VISITA AO CONTORNO/DESVIO DA DUPLICAÇÃO DA BR-101 EM ARARANGUÁ.