07 setembro, 2011

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUE AS PESSOAS JOGAM ‘’LIXO’’ NO CHÃO, NAS CALÇADAS, NAS RUAS E NOS RIOS?


Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 06 de Setembro de 2011.
(48 / 9985.0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)







A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUE AS PESSOAS JOGAM ‘’LIXO’’ NO CHÃO, NAS CALÇADAS, NAS RUAS E NOS RIOS?
INDEPENDÊNCIA NÃO APENAS GEOPOLÍTICA, MAS...Brasil festeja a independência geopolítica, mas engole diariamente a indigesta ceia da corrupção, do abuso do poder e da ‘’maracutáia’’ política, além da ingrata injustiça social em todo este imenso país. A independência absoluta de uma Nação livre se dá quando os governantes se libertam da ganância infecciosa e quando a legislação funciona para todos, quando não se fala em fome num dos maiores produtores de alimento do mundo, quando a saúde é tratada com responsabilidade de quem gosta da vida, quando a educação faz parte da cultura da Família, da Comunidade, do Município, do Estado e do País. Estas deveriam ser as principais diretrizes de um Estado se cumpridas adequadamente, o resto é resto!!!

ACOSSADO(À bout de souffle)
Cinéfilos, quinta, dia 08/09/11, o Cine Clube Avenida exibirá às 19:30hs o filme ‘’Acossado’’ (1959), clássico do cinema francês, com Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, do diretor Jean-Luc Godard, no espaço do Museu na Casa da Cultura de Araranguá.
Após a sessão haverá um livre debate entre os espectadores. Um gratificante e belo momento que o Cine Clube proporciona aos participantes!!!
Sinopse e cartaz do filme em anexo.
A MUSA JEAN SEBERG DO ACOSSADO DO GODARD


FIXAÇÃO DA FOZ BARRA DO RIO ARARANGUÁA empresa ACQUAPLAN apresentará às 14:00hs do dia 15/09/2011, no auditório do Cetrar - margens da BR-101, o EIA-RIMA e o Projeto Básico de Engenharia da Fixação da Foz/Barra do Rio Araranguá. De comum acordo entre o presidente Antônio Sérgio Soares, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA) e o presidente Saulo de Luca, do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA), com a anuência do Leonardo Tiscoski, Secretário de Planejamento (SEPLAN/PMA), a apresentação será direcionada ao CGBHRA, COAMA e ao GT Barra.
Com esta apresentação antecipada, a Administração Municipal atende democraticamente a reivindicação destes relevantes coletivos de âmbito municipal e regional, que pretendem ouvir respostas aos vários questionamentos formulados anteriormente.
OBS. Lembrando que a Audiência Pública promovida pelo IBAMA será às 19:00hs do dia 04/10/2011, no auditório do Grêmio Fronteira em Araranguá.

O VOLUME DO GELO NO ÁRTICO JÁ É O MAIS BAIXO REGISTRADO NA HISTÓRIA....o volume do gelo, porém, já é o mais baixo registrado na história. Segundo dados da Universidade de Washington (EUA), em julho de 2011 o volume ficou 51% menor do que a média e 62% menor do que a máxima, estimada para 1979.
O volume é uma medida mais importante do que a extensão para prever o colapso do gelo no pólo Norte. Isso porque ele informa não só a área de cobertura de gelo, mas sua espessura também.
“Somos todos obcecados pela extensão, mas ninguém fala de espessura”, diz a geógrafa sueca Frida Bengtsson, da campanha de oceanos do Greenpeace.
O problema é que o volume não pode ser medido diretamente com satélites, só estimado com a ajuda de modelos de computador.
Para calibrar e validar os modelos, os cientistas têm feito duas coisas: sobrevoado o oceano Ártico com radares, como a Nasa faz e perfurado o gelo marinho com brocas para medir a espessura.

GOVERNO ESPANHOL OCULTOU DURANTE SETE (07) ANOS ESTUDO SOBRE ARSÊNICO E METAIS PESADOS EM PEIXES.http://www.ecodebate.com.br/2011/07/04/governo-espanhol-ocultou-durante-sete-anos-estudo-sobre-arsenico-e-metais-pesados-em-peixes/

PODERIA ENTÃO A ATIVIDADE CARBONÍFERA ESTAR CONTAMINANDO TAMBÉM OS PEIXES DA ORLA CATARINENSE E GAÚCHA?!Se milhões de toneladas de metais pesados provenientes da mineração em SC e RS são despejados diariamente nos cursos d’água que correm para o mar (além da queima do carvão mineral que emite livremente na dinâmica da atmosfera, que naturalmente devolve à superfície terrestre ou marítima com a chuva ácida), então os resultados dos estudos que o governo espanhol ocultou irresponsavelmente durante sete anos podem apresentar também aqui na região sul do país, com menor ou maior nível de mercúrio, por exemplo. Se aqui existem estudos sobre a saúde das espécies marinhas da cadeia alimentar, com algum comprometimento, então estão sendo escondidos para não prejudicar o maior produtor de peixes e camarões do Brasil, além do potencial mercado turístico da Ilha da Magia chamada de Florianópolis.
OBS. Aqui no Sul de SC temos a mesma dificuldade de encontrar dados e informações sobre a incurável pneumonoconiose, doença do pulmão negro que mata o trabalhador mineiro ou sobre outras doenças que são provocadas pela ingestão de água de mina, que corre nos sistemas superficiais e subterrâneos da bacia carbonífera.
OBS. Como neste país as ações que abordam prevenção atrapalham ‘’maracutaias’’ que lidam com recurso público, existe ainda a ‘’normose’’ que anestesia as pessoas a refletirem sobre as causas e os malefícios que as matam. E o Estado também não ataca o real problema da saúde pública com políticas adequadas e preventivas.
OBS. Como não somos especialistas nesta área, sugerimos a leitura da matéria no link acima e tirem as suas conclusões.

DESISTIR DE TUDO!!!DEDICAÇÃO VOLUNTÁRIA À CAUSA SOCIOAMBIENTAL NÃO PARECE SER UMA AÇÃO DE RECONHECIMENTO POR PARTE DE ALGUNS, TANTO É QUE ‘’ACONTECIMENTOS’’ NOS TEM CAUSADO TRANSTORNOS E INCOMODAÇÕES PESSOAIS E NOS PREJUDICADO ENORMEMENTE COMO ONG. EM FACE DISTO PODERÍAMOS DESISTIR DE COMBATER A POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, DA CONTAMINAÇÃO DO SOLO E DO AR (TAMBÉM DA POLUIÇÃO SONORA) E DA DIZIMAÇÃO DA FLORA E DA FAUNA MUNICIPAL E REGIONAL.