20 setembro, 2011

EDIÇÃO ESPECIAL / HISTÓRICA: USITESC - MINA EM MARACAJÁ - LIVRO CARVÃO - FEEC - FNMA - FIXAÇÃO FOZ


Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 20 de Setembro de 2011.
(48 / 9985.0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



PORTARIA EXCLUI CARVÃO MINERAL DE LEILÃO DA ANEEL
Se a abençoada decisão ''não for derrubada'' pelo poderoso poder político/ econômico carbonífero, que defende a queima deste famigerado combustível fóssil, o Governo Federal avança na ‘’limpeza’’ da Matriz Energética Brasileira.
OBS. 1 - O impacto ambiental da queima do carvão mineral não é apenas pela emissão dos gases efeito estufa que promovem o aquecimento global, pela temerosa e silenciosa chuva ácida e pelo calor das turbinas emitido pelas chaminés, que podem estar interferindo na climatologia local, mas também a brutal agressão que a exploração do carvão causa aos recursos naturais, principalmente a água, sem esquecer da incurável doença do pulmão negro pneumonoconiose que afeta os trabalhadores mineiros...
OBS. 2 – Ainda não conseguimos ler a matéria no DC, mas nos informaram sobre a indiscutível comparação com a limpa energia eólica que será gerada em Bom Jardim da Serra, motivando-nos a insistir que a Tractebel/Suez adapte urgentemente a absoleta Jorge Lacerda as tais novas tecnologias do tipo leito fluidizado para reduzir o mal que causa a biodiversidade.

MINA DE CARVÃO EM MARACAJÁ – Parte 02
Acreditamos que o Poder Executivo e Legislativo do Município de Maracajá certamente irão reagir para impedir a mineração em seu solo. Não se concebe que em nome de uma legislação controversa, a União pode definir e conceder o uso do subsolo dos municípios em nome da segurança nacional, que no caso não está sendo ameaçada, mas para beneficiar exclusivamente interesses privados e degradantes. Cogitam a possibilidade de instalarem a mina no território maracajense, mas adentrando no subsolo araranguaense, afrontando assim a legislação do Município de Araranguá que faz parte do SISNAMA, com a implantação da FAMA, tanto quanto a FATMA e o IBAMA.
Esta possibilidade coloca em risco o sistema subterrâneo de recursos hídricos do território araranguaense, podendo comprometer o sistema superficial, como de nascentes, córregos, riachos e lagoas que abastecem a população e contribuem com o Rio Araranguá, do qual o setor carbonífero é criminosamente responsável pela sua contaminação. Se um município neste país não tem o direito de defender seus recursos naturais, como a finita água, por exemplo, então sua soberania está em jogo em detrimento da degradação ambiental para beneficiar dono de mina de carvão.

LANÇAMENTO DO LIVRO: ''MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SC: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS''
Comunicamos e convidamos para o lançamento do livro ''MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS'', publicado pela EDUNISC - UNESC e organizado por Carlos Renato Carola, no qual o ambientalista Tadeu Santos e a historiadora Juliana Vamerlati Santos assinam o capítulo ‘’UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS QUE A MINERAÇÃO DO CARVÃO CAUSA EM NOSSAS VIDAS’’, além de outros relevantes capítulos de autoria de escritores da região de Criciúma.
Local e Data:
UNESC: 22/Setembro/2011, Bloco P (5ª feira, 19hrs)
Centro Criciúma: Livraria Fátima: 24/Setembro/2011 (Sábado, 10hrs) CONVITE EM ANEXO

FEEC
Participamos no dia 17/09/11 da primeira reunião da FEEC após a renúncia da coordenação. Numa tentativa de reativar os trabalhos da federação, decidimos pela formação de um mandato tampão provisório e transitório até dezembro, tendo como moderador o advogado Sergio Dall´acqua da APREMA de Joinville. Um dos encaminhamentos foi a elaboração de uma ‘’Carta de Princípios’’ como forma de orientação aos integrantes da FEEC. Documento indicando a segunda suplência para o CONAMA foi assinado por todos os presentes, do qual será enviado as ONG/Entidades titulares do Paraná e Rio Grande do Sul.

FNMA
O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) mantém as inscrições para candidatura ao cargo de ONG Conselheira da Região Sul (SC, RS, PR) até dia 23 próximo. Qualquer ONG/Entidade cadastrada no CNEA pode se candidatar a vaga do mandato 2012/2013. De acordo com o rodízio mantido pelas ONG/Entidades dos três estados do Sul, este mandato à titularidade pertence a SC e a suplência ao RS. Até o dia 16 havia apenas duas ONG/Entidades inscritas pela Região Sul, um índice muito baixo pela importância da missão de dar transparência a destinação e aplicação de recursos públicos as instituições que tem seus projetos aprovados pelo Conselho Deliberativo do FNMA.

EVENTO MUNDIAL PELO FIM DA CRUELDADE COM ANIMAIS
(WEEAC - WORLD EVENT TO END ANIMAL CRUELTY)
Dia 08 de outubro, sábado a partir das 16:00 horas, serão realizadas mundialmente manifestações contra a crueldade com animais, numa iniciativa denominada WEEAC-World Event to End Animal Cruelty (Evento Mundial pelo Fim da Crueldade com Animais). Trata-se de evento público, para o qual estão sendo convocadas não só as organizações ambientalistas e de defesa dos direitos dos animais, mas todos os demais segmentos e cidadãos do planeta. Local e data: Espaço Cultural Angeloni Beira-Mar Av. Irineu Bornhausen, 5.288 - Florianópolis/SC Data: 08.10.2011 A partir das 16:00 horas / Instituto Ambiental Ecosul Fone - (48) 9934.0880

ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

OBS. I - NA PRÓXIMA SEMANA COMENTAREMOS A APRESENTAÇÃO DO EIA-RIMA DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ AO COMITÊ DE BACIAS, AO COAMA E AO GT BARRA OCORRIDA NO DIA 15/09/11 NO CETRAR APÓS ASSISTIR A GRAVAÇÃO DO EVENTO, JÁ QUE NÃO PARTICIPAMOS POR ESTARMOS EM BRASÍLIA ATENDENDO CONVOCAÇÃO DO ‘’FNMA’’ PARA A 61ª REUNIÃO OCORRIDA NO DIA 15 E 16/09/11.

OBS.II – CONTINUAÇÃO DO TEMA MINA DE CARVÃO EM MARACAJÁ – Parte 3

OBS. III - NA PRÓXIMA EDIÇÃO PUBLICAREMOS UM BREVE RELATO SOBRE A 61ª REUNIÃO DO FNMA.