27 setembro, 2011

Cidadania Ambiental por Tadeu Santos



Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de Setembro de 2011.
(48 / 9985.0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



PALESTRA NA UNICAMP / CAMPINAS / SP.
A ONG Sócios da Natureza mais uma vez tem sua atuação, trabalho e história reconhecida ao participar de um evento de significância nacional, tendo seu integrante Tadeu Santos a honra de representá-la a convite do Prof. Doutor Oswaldo Sevá, como palestrante no seminário que integra o ‘’FÓRUM PERMANENTE DO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE’’ da UNICAMP, na sessão ‘’INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE: OS ATINGIDOS PELA POLUIÇÃO DO AR’’. Abordaremos o intenso conflito que não trás apenas danos ao meio ambiente, mas enormes prejuízos sociais e econômicos as áreas afetadas sob o título ‘’UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL SOBRE A TRAJETÓRIA DO CARVÃO MINERAL NO SUL DE SANTA CATARINA’’.
OBS. Na série “Energia e Meio Ambiente” dos Fóruns Permanentes da Unicamp, duas sessões trataram anteriormente dos problemas sociais e ambientais das usinas hidrelétricas e dos canaviais (março de 2008) e da indústria petrolífera (abril de 2010), as quais foram organizadas também pelo CERES- Centro de Estudos Rurais do IFCH / Unicamp. Agora, na nova série "Meio Ambiente e Sociedade" mantivemos a mesma concepção - convidando pessoas de outros estados brasileiros, pesquisadores de instituições públicas, e acolhendo o testemunho de lideranças de entidades e movimentos sociais. Em outubro de 2011 teremos uma jornada especial enfocando o nexo entre a injustiça ambiental e a saúde humana coletiva, destacando-se a poluição atmosférica e alguns dos principais grupos humanos por ela atingidos em diversas regiões industriais, rurais e metropolitanas.
Local: Centro de Convenções da UNICAMP Data: 06 de Outubro de 2011
Inscrições pelo site: http://foruns.bc.unicamp.br

CINE CLUBE AVENIDA EXIBIRÁ ‘’ESTAMIRA’’ DIA 29/09/11.
Sinopse: Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloquente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida. OBS. A Estamira morreu recentemente...
Direção de Marcos Prado - Brasil 2005. Local: Auditório do CDL no centro de Araranguá. 19:30 horas. Entrada franca com direito a um contagiante debate após a sessão.

O LANÇAMENTO DO LIVRO ‘’”MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS”” , TANTO NA UNESC QUANTO NA LIVRARIA FÁTIMA, FOI UM MOMENTO HISTÓRICO PARA O SUL DE SANTA CATARINA, POIS A UNESC AVANÇA COMO UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA E INDEPENDENTE AO PROPORCIONAR A COMUNIDADE AMBIENTALISTA A OPORTUNIDADE DE MANIFESTAR ATRAVÉS DA ESCRITA, SUAS ANGÚSTIAS PERANTE A DEGRADAÇÃO DA NATUREZA CAUSADA PELA ATIVIDADE CARBONÍFERA. COMENTEI NA OCASIÃO QUE A UNESC AINDA POUCO FAZ, MAS É A QUE, ENTRE TODAS, MAIS POSSIBILITA A DIVULGAÇÃO DOS DANOS A BIODIVERSIDADE.

EXTRAÍDO DO SITE DA UNESC:
UNESC LANÇA OBRA SOBRE OS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DO CARVÃO
22 de Set. 2011 Postado por Davi Carrer -
Os impactos sociais e ambientais provocados pela indústria carbonífera catarinense é o foco do livro que foi lançado hoje (22/9) na Unesc. A obra “Memória e Cultura do Carvão em SC: Impactos Sociais e Ambientais” foi apresentada à comunidade no Miniauditório do Bloco P. “Está aqui a nossa contribuição para o Sul”, ressaltou o organizador da obra e coordenador da Editora Unesc, Carlos Renato Carola.
Logo após o lançamento Carola e o ambientalista e coautor da obra Tadeu Santos realizaram um debate sobre os artigos publicados. No sábado (24/9) a obra será apresentada na Livraria Fátima, no Centro de Criciúma, às 10 horas. A publicação foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Memória e Cultura do Carvão em Santa Catarina.
“Esperamos que este livro contribua para a qualidade de ensino e que nossos professores usem-no para formação dos nossos alunos”, comentou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, a qualidade de uma obra se dá a partir daqueles que a escrevem e esse grupo representa há 12 anos essa qualidade.
Além de apresentar resultados de pesquisas dos integrantes do Grupo, a obra traz detalhes de trabalhos de outros pesquisadores da Unesc e convidados, como da UFRGS e do Centro de Tecnologia Mineral/RJ. De um modo geral, são pesquisas que refletem estudos de diversas áreas do conhecimento, expressando diferentes e divergentes visões sobre o tema. O livro é uma publicação da Edunisc (Editora da Unisc).
Sobre o livro
O livro é dividido em quatro partes. Na primeira se apresentam textos que evidenciam estudos e diagnósticos da degradação ambiental. Na segunda parte se encontram textos que mostram relatos de memórias, experiências de vida e contradições sociais do progresso do carvão. O terceiro capítulo contém estudos sobre a estrutura de produção, exploração e transportes, que foi construída para viabilizar o desenvolvimento e crescimento da indústria carbonífera. Por fim são apresentadas pesquisas sobre efeitos de atividades da indústria de mineração em outros estados e a visão do movimento ambientalista na região Sul de Santa Catarina sobre os danos ambientais provocados pela indústria do carvão mineral.


Foto Davi Carrer

RECEBI, REPASSO E RECOMENDO:
Agora no Hotel Morro dos Conventos em Araranguá você encontra o Scherrie Caffé Bistrot.
Aberto de Terça a Sábado para Almoço e Jantar e aos Domingos das 12h as 18h.
Venha experimentar os " Sabores do Mediterrâneo".
OBS. Observando que neste espaço você encontra uma encantadora e romântica visão cinematográfica de um dos mais belos cenários da orla litorânea do Sul do Brasil !!!
Registrando ainda que tanto a Michelle Clezar quanto Mário Benedet são orgulhosamente crias praiagrandenses!