13 agosto, 2011

CIDADANIA AMBIENTAL 09.08.11 - Tadeu Santos


Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 09 de agosto de 2011

(48 / 9985.0053)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com

(Publicado todas terças no jornal OTEMPO DIÁRIO)




SUGESTÃO PÚBLICA

Sempre que passo pela praça triangular do ‘’Relógio do Sol’’ na Cidade Alta, único que conheço, imagino toda cheia de flores coloridas sob árvores e super iluminada a noite para deslumbrar os visitantes que ali passam para se dirigir ao centro ou ao esplendoroso litoral araranguaense privilegiado com o Morro dos Conventos e a foz do rio Araranguá. Já sugeri a um empresário que iniciou seu comércio de frente para a praça, uma parceria pública/privada para adotar este importante e estratégico espaço urbano, promovendo as melhorias sugeridas naturalmente que com o devido crédito através de projeto anunciado e aprovado pelos órgãos competentes da administração municipal, para que então sirva de exemplo a outros que tenham interesse em contribuir com o embelezamento e manutenção dos espaços públicos do nosso município, como por exemplo a margem do Rio Araranguá junto a Rua Rui Barbosa ou a iluminação das falésias.



REUNIÃO IRIAAC / VACEA / AVEC NA IF-SC EM FPOLIS

Dia 05/08 participei de reunião nas dependências do IF-SC, no qual fiz o curso de Técnico em Edificações no início da década de 70, quando era denominada de ETEFESC e mantinha alunos do interior do estado em internato com refeições gratuitas (aguardem que um dia ainda produziremos um filme sobre esta época da ditadura militar). Voltando a reunião do AVEC, do qual fui acompanhando da educadora Sung Lin e do Prof. Maurício Dalpiaz do IF-SC de Araranguá e que foi coordenada pelo Prof. Daniel Silva da UFSC, informo que a coordenação do projeto acenou positivamente como parceiro na realização do III EFAMuC, programado para os dias 22 e 23 de novembro de 2011. Como a sede do AVEC no Brasil será em Araranguá, outros desdobramentos benéficos surgirão com os programas de fortalecimento ao produtor agrícola, perante os impactos dos eventos do clima, e a implementação de cursos de especialização e pós graduação em mudanças climáticas integrados com o Observatório do Clima, além da Biosfera Catarina.



AGORA DESCOBRIRAM MOLÉCULAS DE OXIGÊNIO NO ESPAÇO

Pela primeira vez, 230 anos desde a descoberta do elemento, moléculas de oxigênio foram encontradas no espaço pelo telescópio Herschel, da Agência Espacial Européia. Átomos individuais de oxigênio são comuns no espaço, mas até agora não havia sido comprovada a existência de moléculas do gás. Já tinham sido descobertos átomos deste elemento antes, tanto que a nota de divulgação da Nasa explica que embora átomos individuais de oxigênio sejam comuns no espaço, particularmente ao redor de grandes estrelas, o oxigênio molecular, aquele que respiramos aqui na Terra, ainda não havia sido encontrado no espaço. Cada vez mais me fascina o enigmático Universo e cada vez mais acredito na possibilidade de vida em outros planetas.



TUDO TEM SEU TEMPO

Em 2001 numa entrevista coletiva que concedíamos ao Adelor Lessa sobre as vantagens do desvio da Duplicação da BR-101 em Araranguá, um político tentou desqualificar o documento que continha as justificativas do movimento socioambiental, no qual havia sido encaminhado a missão do BID numa reunião no Araranguá Tênis Clube - ATC. O jornalista perguntou se ele conhecia o teor do documento quando para sua surpresa o mesmo respondeu que não, mas de qualquer forma iria entrar com um projeto em Brasília para acabar com as ONGs. No final de 2009, fomos convidados a participar de um debate no auditório da ACIC em Criciúma, sobre o Código Ambiental e Florestal com a presença de um também renomado político, no qual ficou o tempo todo tentando desqualificar as ONGs Ambientalistas.



TUDO QUE NÃO PRESTA VAI PARA O RIO...

A cada enxurrada que chega ao Rio Araranguá infelizmente trás toneladas de entulhos e outros materiais que deixaram de ser interessantes aos humanos que vivem a montante dos afluentes da bacia hidrográfica. Além dos resíduos do carvão e do agrotóxico que são em grande parte imperceptíveis, existem agora até equipamentos eletrônicos como um monitor de computador flagrado às margens do Rio Araranguá. Cada município da bacia deveria implementar programas de coleta de lixo eletrônico, ou seja, coleta seletiva para tudo. Seja educado, se qualquer equipamento ou objeto não mais interessa ao seu consumo jogue-o no lixo ou procure orientação dos órgãos responsáveis pela proteção do meio ambiente, como a FAMA em Araranguá.



BADERNA SONORA VAI TER QUE ACABAR

A poluição e a baderna sonora nas vias públicas estão com os dias contados em Araranguá, agora os criminosos infratores terão que respeitar a legislação na marra porque podem ter seus veículos irregulares apreendidos e até serem presos de acordo com o artigo 42 da lei de Contravenções Penais:

Ø Quem gosta de escutar ‘’gênero musical preferido’’ em alto volume, que então coloque fone de ouvido tanto em casa quanto dentro do carro.

Ø Quem adora ruído de descarga aberta procure os locais de competição esportiva onde são permitidos pela legislação.

Ø Quem quiser divulgar seus produtos que utilize rádio e a TV e respeite o direito dos outros que não tem que estar todos os dias ouvindo propaganda de determinada loja de forma tão insistente quanto a propaganda nazista imposta por Goebbels na 2ª Guerra Mundial.



CURTO, BONITO E SÁBIO (Pérolas da Internet)
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
- E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus...?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio.



"A vida na Terra é somente uma passagem...
No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente,
e esquecem-se de ser felizes."

"NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA..."