08 dezembro, 2010

Cidadania Ambiental - 07 de dezembro de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 07 de dezembro de 2010

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,
estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com




III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO SOCIAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
Atendendo o honroso convite da UFSC pelo Prof. Daniel da Silva, da Eng. Sanitária, participamos como palestrantes no evento realizado dia 26/11/2010, em Santo Amaro da Imperatriz, como representantes no Painel das ‘’Organizações Sociais’’, representando a sociedade civil no Comitê de Bacia do Rio Araranguá e pela justificada ausência do Presidente Antônio Sergio Soares, ocupamos seu assento no seu respectivo painel ‘’Presidentes de Comitês’’. Fizemos um breve relato do histórico do movimento dos Sócios da Natureza iniciado em 1980 e priorizamos comentando o envolvimento da ONG na formação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, ocorrido entre 1998 e a implantação em 2002, quando assumimos a presidência por aclamação e a simbólica, mas dramática renúncia da candidatura à reeleição e ao cargo de presidente, em protesto a manobra política partidária governamental que articularam no dia da eleição. Citamos a preocupação com a degradação ambiental em nome de um modelo desenvolvimentista e a citação do livro Colapso do Jared Diamond quando menciona o colapso das civilizações, principalmente dos Anasazis no Colorado entre os EUA e o México, quando dizimaram todos seus recursos naturais, resultando numa região desértica. Ressaltamos a participação da americana Anne Browning da University do Arizona e da canadense Catherine Choquette da Université de Sherbrooke de Quebéc com relevantes informações sobre os sistemas de gestão de comitês de bacias em seus respectivos países, no qual esperamos que a coordenação do evento ainda venha disponibilizar a manifestação de ambas convidadas de forma traduzida para o português. OBS. Presentes também os educadores Sung Lin e Jairo Cesa.

ESCULTURA AO ESGOTO
Para acabar com a tradição do imaginário popular de que investimento em obra de esgoto não dá voto aos executores, sugerimos ao Diretor do SAMAE de Araranguá que implantasse uma escultura ou monumento que simbolizasse o sistema de coleta e transporte de esgoto em pontos estratégicos dos bairros. Ressalvamos que a idéia não é apenas para evitar que seja mais uma obra esquecida, mas principalmente para servir de alerta a população usuária sobre a importância do tratamento do esgoto para a saúde pública, que comprovadamente reduz o índice de mortalidade infantil, além de preservar os recursos hídricos, tanto superficiais quanto subterrâneos. OBS. A escultura ao esgoto lembrará aos munícipes que não devem jogar lixo na natureza e nas vias públicas, pois além de poluir o meio ambiente, entope as galerias pluviais. A idéia que sugerimos de formato da escultura seria uma placa de concreto rústico de 10 cm de espessura, com 1,20 de largura e 10 metros de altura, escrito verticalmente SAMAE: ÁGUA E ESGOTO em letras vazadas. Na base poderia ser colocada uma placa com uma frase significativa sobre a importância do esgoto tratado e outros dados que se fizerem necessários. Se possível, uma iluminação especial para refletir no vazado durante a noite ficaria ainda mais atrativo.
OBS. Esperamos que não haja novamente contestação a esta outra idéia de escultura, já que houve quanto a escultura em homenagem a conquista da sociedade civil em relação ao ‘’Desvio da Duplicação da BR-101’’, que foi severa e injustamente criticada antes de saberem as razões da proposta/projeto.

• DENÚNCIAS CONTRA A POLUIÇÃO SONORA FORAM NOVAMENTE ENCAMINHADAS AS AUTORIDADES DE ARARANGUÁ PARA QUE TOMEM MEDIDAS MAIS RÍGIDAS E SEVERAS CONTRA OS ABUSOS COMETIDOS DIARIAMENTE NESTA CIDADE. CARROS DE PROPAGANDA SONORA NÃO RESPEITAM LOCAIS COMO COLÉGIOS E IGREJAS, DROGADOS/ALCOOLIZADOS CIRCULAM LIVREMENTE COM SOM ALTO NAS VIAS PÚBLICAS, TANTO DE DIA QUANTO NA MADRUGADA.

• O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁ CONFIANTE QUE ARARANGUÁ ESTÁ NO CAMINHO CERTO PARA O DESENVOLVIMENTO COM OS DADOS APRESENTADOS PELO IBGE. MÉRITO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO QUAL O MESMO FAZ PARTE.

• CARRETAS E CAMINHÕES BAÚ CONTINUAM ESTACIONANDO NA PRAÇA RELÓGIO DO SOL, MESMO COM A PLACA DE PROIBIÇÃO IMPLANTADA EM LOCAL BEM VISÍVEL. OU O MOTORISTA NÃO SABE LER OU É DESOBEDIÊNCIA MESMO.

• RECEBEMOS CONVITE PARA PARTICIPAR NO DIA 09 DA INAUGURAÇÃO DA FACULDADE ‘’UNIVIDA’’ – GENUINAMENTE ARARANGUAENSE, PORÉM NO MESMO MOMENTO HAVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ESGOTO, DO QUAL FOMOS CONVIDADOS A PROFERIR ALGUMAS PALAVRAS...

• E O QUE ESTÁ POR TRÁS DESTA DESCOBERTA DO ARSÊNIO SER UMA SUBSTÂNCIA QUE PODE PRODUZIR VIDA?

• COMO ESTÃO OS PLANOS DIRETORES DOS MUNICÍPIOS QUE MARGEIAM A DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-101? CERTAMENTE COM VÁRIAS DEFICIÊNCIAS QUE PREJUDICARÃO O ADEQUADO USO DO SOLO E O ORDENAMENTO URBANO E RURAL, OU SEJA, EM DESACORDO COM O ESTATUTO DAS CIDADES.

• LUTAREMOS PARA NÃO PERMITIR UMA POSSÍVEL TRIPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-101, MAS POR UMA FERROVIA MODERNA PARA TRANSPORTE DE CARGA E PASSAGEIROS, PRATICAMENTE ELIMINANDO A CONTABILIDADE DE MORTOS POR ACIDENTES, REDUZINDO O CUSTO DAS MERCADORIAS E DAS PASSAGENS, COMO TAMBÉM POR SER UM MEIO DE TRANSPORTE ECOLOGICAMENTE CORRETO.

• ...E A MENÇÃO HONROSA DO PRÊMIO CHICO MENDES CONQUISTADA PELA ONG SÓCIOS DA NATUREZA?! UMA BELEZA DE CONQUISTA DESAPERCEBIDA!!!