21 dezembro, 2010

Cidadania Ambiental - 21 de dezembro de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 21 de dezembro de 2010



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO À CAUSA AMBIENTAL,

DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA

Agência 0427 CEF de Araranguá / OP 013 / Conta poupança 170.95-3



O NOVO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FNMA

Nossa última participação do ano de 2010 na 59ª Ordinária do FNMA foi extremamente significativa, primeiro porque conseguimos alterar o Regimento Interno do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) de forma consensual e satisfatória. Destaco a contribuição do Raul do Acre, do Franklin do Rio de Janeiro e do Arivaldo do Paraná, além da Miriam Miller do FNMA e da Ana da ANA, sob a eficiente coordenação da Diretora Ana Beatriz.

Segundo, tivemos a oportunidade de participar da homenagem de dez anos de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) com a presença da Ministra Izabella Teixeira e do Presidente do ICMBIO Rômulo Melo, entre outras autoridades.


ESTRATÉGIA POLÍTICA PRA FICAR NA HISTÓRIA DE ARARANGUÁ

O polêmico processo de transição da presidência do Poder Legislativo de Araranguá pode ter definido o caminho mais provável para se chegar ao comando do Executivo Municipal de 2013. Situação semelhante à ocorrida nos EUA, numa articulação promovida, na época, por Abraham Lincoln, para a eleição na Câmara dos Deputados.


COLUNA ADELOR LESSA

De acordo

Tadeu Santos, ambientalista, coordenador da ONG Sócios da Natureza, comentando opinião de Álvaro Arns, publicada ontem nesta coluna sobre Plano Diretor:
"Finalmente uma sábia leitura com um olhar socioambiental sobre a cidade de Criciúma, feita por um empresário influente e atuante, mas que serve perfeitamente para outras cidades da região. Além do Plano Diretor, o Projeto de Macrodrenagem do Rio Criciúma também merece esta atenção humanizada, inclusive com medidas compensatórias adequadas às necessidades da população para o bem-estar e mais qualidade de vida aos criciumenses".

Tudo a ver!

Álvaro Arns, empresário, ex-presidente da Acic:
"Acredito que o Plano Diretor pode ter influência sim no desenvolvimento de Criciúma. Fazendo uma elucubração sociológica de Criciúma, vejo que é uma das poucas cidades médias que não usufrui de um grande parque público arborizado, com ciclovias, etc. Assim, o tal inconsciente coletivo tende a rejeitar novas indústrias, pois não sentiu na cidade os efeitos do desenvolvimento industrial acompanhado por políticas públicas de agregação de qualidade de vida (mais perceptível) aos seus habitantes. A proposta é fazer o inverso: Tornar uma cidade rica em bem-estar, com mais parques e ciclovias para as pessoas poderem aceitar um novo ciclo de industrialização sustentável ecologicamente (no sentido mais amplo possível do termo)".


MINISTÉRIO DA PESCA - EIS A QUESTÃO!

Ministério da Pesca é pouco para a capacidade e dinâmica da guerreira Ideli Salvatti. Enquanto senadora garantiu a governabilidade do presidente Lula tomando atitudes antipáticas eleitoralmente para a sua carreira política, como ao defender o senador Jader Barbalho, Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney como líder do governo no Congresso Nacional. Por um erro de estratégia política, arriscou a candidatura ao governo do Estado de Santa Catarina, mas tinha grande possibilidade de continuar senadora por mais oito anos e ajudar a eleger o Claudio Vignati como vice da Ângela Amin, por exemplo, porém o cenário foi outro e agora o PT da presidente eleita Dilma prestigia coligações com ministérios de peso na conjuntura nacional em detrimento de uma parceira de lutas.


‘’UM OLHAR COMUNISTA SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA’’

O professor Rodrigo Lima está de parabéns por proporcionar mais um momento de debate sobre a ideologia marxista em Araranguá, desta vez com o economista/funcionário do BB Gustavo Harder, representante de base do Sindicato dos Bancários de Criciúma. A apresentação sobre socialismo e comunismo no Brasil ocorreu no auditório da UFSC/Campus Araranguá, infelizmente com pouca presença de público, mas como disse a antropóloga MARGARET MEAD: "NUNCA DUVIDE QUE UM PEQUENO GRUPO DE CIDADÃOS PREOCUPADOS E COMPROMETIDOS POSSA MUDAR O MUNDO; DE FATO É SÓ ISSO QUE O TEM MUDADO." Dados interessantes foram apontados como 4% da população brasileira tem 43% do PIB, enquanto que 86% possuem apenas 41%, uma significativa disparidade socioeconômica. Entretanto já esteve pior quando apresentava a proporção de 30% para 70%. No Brasil o custo da mão de obra está em torno de U$ 7 por hora, já na Alemanha está em torno de 40/h. A exploração do trabalho com baixos salários é a mais valia que tanto Marx alertava, pois o lucro da produção fica exageradamente com o patrão, por exemplo.


CELULAR EM LOCAL PÚBLICO FECHADO, EM ÔNIBUS E AGORA EM AVIÃO!!!

Agora até as viagens aéreas perderão o sossego, pois acabam de inaugurar um sistema que permitirá o uso de celular em pleno voo. Prevejo isto porque tenho viajado muito de ônibus a Florianópolis ou Porto Alegre e é inacreditável como as pessoas perderam ou nunca tiveram a sensatez de falar baixo ao celular, não respeitando a privacidade dos demais passageiros, conversando coisas idiotas para todo mundo ouvir. OBS. Ontem comentando com um amigo sobre as vantagens e desvantagens do celular, além da radiação e outras inconveniências como a redução do diálogo/conversa presencial entre familiares e amigos, ele reclamou do atendimento no comercio e em órgãos públicos em que no momento do atendimento toca o celular e a dinâmica é interrompida bruscamente às vezes até por um bom tempo.