15 outubro, 2010

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 13 de Outubro de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com





NOS TEMAS APONTADOS POR MARINA AOS DOIS CANDIDATOS CONSTA O FIM DE LEILÃO PARA AS TÉRMICAS SUJAS. SIGNIFICA NÃO GARANTIA DE VENDA DA ENERGIA GERADA PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. É UM AVANÇO, POIS PERMITE MAIS CHANCE AO MERCADO DAS FONTES RENOVÁVEIS.



MAIS UMA COMUNIDADE NÃO QUER MINA DE CARVÃO EM SUA LOCALIDADE.

Está se tornando uma prática cidadã a resistência a atividades comprovadamente poluidoras, baseadas no princípio da precaução, pois além de tudo é um direito constitucional tentar preservar os recursos naturais para a sobrevivência da população. A comunidade de Volta Redonda e Rio Morosini criaram um movimento contrário a implantação da mina Cantão, próximo ao perímetro urbano de Treviso. Como todo mundo já sabe que a violência mata, que as drogas destroem uma vida, que dirigir em alta velocidade ou embriagado pode em segundos paralisar a vida de qualquer um, não apenas do motorista, que a ganância do capital pode gerar divisas e emprego, mas junto vem a poluição com conseqüências danosas e irrecuperáveis a biodiversidade, assim é uma mina de carvão, por onde passa acaba com a terra, a vegetação, o ar e a água. Da mesma forma que não existe milagre para os malefícios citados, não existe para a mineração do carvão.



ASFALTO DA 285 ENTRE TIMBÉ E SÃO JOSÉ DOS AUSENTES PODERÁ SER CONCLUÍDO ANTES DA SERRA DO FAXINAL DE PRAIA GRANDE!!!



‘’NÃO É COISA DE AMBIENTALISTA NÃO! É UMA DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL’’

Saiba mais - Na região de Tubarão, no sul de Santa Catarina, o índice médio de mortalidade por neoplasias (câncer) e doenças respiratórias (bronquites, sinusites, alergias, etc.) é superior ao do Estado e do Brasil. Da mesma forma, apresenta dos maiores índices de mortalidade de crianças menores de um ano por doenças respiratórias, anomalias congênitas, notadamente no sistema nervoso, incluindo anencefalia (fetos sem cérebro). Recentemente, o MPF conseguiu obter na Justiça
Federal, após longa batalha judicial, a condenação da empresa à auditoria ambiental (ACP nº 2004.72.07.005581-6/SC). Fonte MPF de Tubarão/SC.

http://www2.prsc.mpf.gov.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/sistematica-de-custeio-de-carvao-mineral-e-contestada-tubarao



COMUNIDADE DE PESCA E TURISMO REAGE AO ESTALEIRO OSX NA BAIA NORTE DE FLORIANÓPOLIS. BELO EXEMPLO DE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, DA MESMA FORMA QUE COMUNIDADE DA LAGOA DA CONCEIÇÃO REIVINDICA ÁREA VERDE PARA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE PÚBLICO.



SOLICITAMOS AO TSE O FIM DAS TENDENCIOSAS PESQUISAS ELEITORAIS

Resposta TSE Relato 15322: PESQUISA ELEITORAL: UM INSTRUMENTO PERIGOSO E TENDENCIOSO. As pesquisas eleitorais não deveriam ser mais permitidas nas campanhas políticas partidárias, pois interferem negativamente na opinião pública influenciando o eleitor a votar no candidato que está ''naquele momento" na frente das pesquisas. Acreditamos que as pesquisas prejudicam, reduzindo as discussões e debates ideológicos entre os eleitores. Os institutos de pesquisas eleitorais estão perdendo a credibilidade. Por exemplo, as pesquisas apontavam em SC a candidata Ideli Salvatti com 15% e deu 21,9%, o candidato vencedor Raimundo Colombo com 43% e deu 52,7%. Em nível nacional a candidata Marina Silva apresentava 13% e o resultado final deu 19,3%, enquanto que a presidenciável Dilma Rousseff os institutos de pesquisa apresentavam com 52% e deu 46,9%. OBS: Deveriam proibir cartazes e propaganda sonora, pois causam um péssimo exemplo de poluição visual e sonora, não contribuindo em nada com a democracia. OBS. Ontem no programa Roda Viva da TV Cultura chegou-se a comentar pela não realização de pesquisas nas próximas eleições, inclusive pela própria presidente do IBOPE, Dra Márcia.



SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DE ARARANGUÁ REAGIRÁ SE DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA FOR FAVORÁVEL A MINERADORA DE CARVÃO.



SUGERIMOS AO TSE A CRIAÇÃO DO ‘’VOTO PROTESTO’’ PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Sugerimos a criação do ‘’VOTO PROTESTO’’. Uma espécie de plebiscito junto com a eleição política partidária. O ‘’VOTO PROTESTO’’ deve constar em todas as cédulas como uma outra via para os eleitores que não encontraram nenhum candidato que preenchesse suas expectativas. O ‘’VOTO PROTESTO’’ certamente reduzirá os votos nulos e brancos que na verdade nada representam. Se numa eleição aparecer mais VOTO PROTESTO não significa rejeição a este ou aquele partido, mas ao modelo de desenvolvimento, ao sistema político governamental, as maracutais das coligações, enfim, ao todo do governo.



SARGENTO NILES SE DESPEDE DE ARARANGUÁ E PASSARÁ A DEDICAR SEU HONRADO TRABALHO A DEFESA CIVIL DE CURITIBANOS, SUA TERRA NATAL. O NILES É UM HERÓI ANÔNIMO QUE NÃO PRECISA DE MÍDIA PARA QUE SEU TRABALHO SEJA RECONHECIDO. PRESENCIOU UM DOS PERÍODOS MAIS CRÍTICOS SOBRE A OCORRÊNCIA DOS EVENTOS EXTREMOS DO CLIMA NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA.



NENHUM E NENHUM OUTRO IRÃO CUMPRIR A AGENDA AMBIENTAL DA MARINA.

Será muito difícil que os atuais candidatos a Presidência da República venham a cumprir as condicionantes apontadas pela Marina Silva, poderão até prometer que o farão, mas não acreditamos nestas repentinas viradas de omissos a ambientalistas.



ESTIMAMOS MELHORAS AO PREFEITO MARIANO MAZZUCO