19 setembro, 2010

Cidadania Ambiental - 14 de Setembro de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 14 de Setembro de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com







CURSO DO IF-SC CONVIDA SÓCIOS DA NATUREZA

No dia 11/09/10 (sábado) acompanhamos a turma do Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC, sob a responsabilidade da professora Naiane do IF-SC de Araranguá, numa saída a campo passando pelo santuário ecológico do Morro dos Conventos e Ilhas. Abordamos as vantagens da transformação da Área de Preservação Permanente-APP do Morro dos Conventos numa Unidade de Conservação-UC como o primeiro Monumento Natural de SC a ser enquadrado no SNUC, valorizando assim a região estuarina de Ilhas como de uso sustentável. Comentamos também sobre o processo de licenciamento da fixação da foz/barra do Rio Araranguá, da poluição causada pela mineração do carvão e da importância da mata ciliar.



PESQUISAS DECIDEM ELEIÇÃO

Pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas 30 dias antes das eleições, pois induzem o eleitor a votar no candidato que está na frente e reduz o debate político entre os eleitores. Esta é a opinião de vários especialistas em dinâmica/ciência social e política.

OBS. Juiz Eleitoral da Comarca de Araranguá só aceita denúncia se for apontado qual o político que está infringindo a legislação com a propaganda sonora eleitoral, inclusive aos domingos e feriados.



1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA ‘’MP VAI ÀS RUAS’’ ACONTECE EM ARARANGUÁ

A primeira audiência pública ‘’MPE VAI ÀS RUAS’’ realizada no estado de SC funcionou e deu exemplo de exercício de cidadania, mas poderia ser melhor. Parabenizamos a iniciativa que poderá tornar-se histórica, pois permite a aproximação dos promotores com a população, reduzindo o receio que o cidadão tem em relação à autoridade do promotor, juiz ou qualquer outro da área judicial. No espaço oral levantamos a questão da poluição sonora e do carvão e na escrita solicitamos que a instalação da defensoria ambiental seja em Araranguá.

Obs. Como o Dr. Alex fez uma defesa da atividade carbonífera após a denúncia do vereador Chico e do pescador Rinaldo, pedi questão de ordem para contestar o atuante e respeitável Promotor de Justiça, afirmando que se o pH da água do Rio Araranguá continua em torno de 3 e 4 é porque alguma coisa está errada a montante da bacia, ou seja, alguma mina de carvão continua a despejar resíduos nos córregos e riachos da bacia do Rio Araranguá.



ONG PEDE AJUDA /SOCORRO

Multa por não haver feito declaração do imposto de renda ‘’complica vida’’ da ONG Sócios da Natureza. Como muitas outras entidades sem fins lucrativos, não sabíamos da exigência e a receita multou a ONG com o valor de R$ 3.800,00. Quem quiser ajudar pode depositar na Conta da ONG de Nº 17095-3, Agência: 0427 OP: 013 da Caixa Econômica Federal.



HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Continuaria dando mais apoio a Associação Bom Pra Bicho agora sob a presidência da Evelize Rocha. O MPE, sob o comando da Dra Cristine Luz, irá promover audiência pública sobre a problemática questão dos animais na Comarca de Araranguá. Parabéns pela iniciativa. Este é o Ministério Público que desejamos, atuante e participativo.





ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



Ø RELATO DA PLENÁRIA ORDINÁRIA DO FNMA

Ø OFICINA ATLÂNTICO SUL EM FPOLIS

Ø TRIBUNAL DE JUSTIÇA ANULA LEI ANTI-CARVÃO NO MUNÍCIPIO DE ARARANGUÁ.

Ø O PROBLEMA DA SERRA DO FAXINAL NÃO É AMBIENTAL, MAS POLÍTICO!!! PAREM DE CULPAR AS PERERECAS E/OU O MEIO AMBIENTE.

Ø ESTÃO DESVIANDO O CURSO DO RIO MAMPITUBA EM PRAIA GRANDE COM A RETIRADA DE SEIXO, DE FORMA DESORDENADA, COLOCANDO INCLUSIVE EM RISCO A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO CASO DE ALGUMA VIOLENTA CHEIA NO RIO QUE DIVIDE SC COM O RS.



RECEBI DO DO AMIGO ZAGA E REPASSO, RESULTANTE DE UMA CONVERSA SOBRE A FILOSOFIA DO INFINITO E A TENTATIVA DE ENTENDER ESTA COMPLEXA ENCRENCA:

Tadeu

Estive matutando sobre o socioambientalismo.

O planeta Terra não está muito preocupado com a vida que existe nele.

Várias vezes já demonstrou isso, tentando eliminá-la.

A Vida é que esperneou de teimosa e continua ainda por aí.

A escala do tempo humano é muito curta.

Na escala do tempo geológico o homem, nem a vida como um todo, conta alguma coisa.

A qualquer momento podemos ser extintos e a própria Terra, como o Sistema Solar, podem ser varridos do mapa.

A luta pela preservação da Natureza só se justifica para que se garanta a qualidade de vida da Vida!

Lutar pela preservação da natureza só se justifica em função do homem,

que é o produto final da evolução da vida em nossa planeta Terra.

Luiz Zaga Inácio – Escrito na beira do Mampituba, só que do outro lado, em Torres/RS.