08 maio, 2010

ENEA Encontro Nacional de Entidades Ambientalistas

AINDA SOBRE O GT ENEA

Inacreditável que ainda existam pessoas torcendo para que as conversações sobre a criação do ENEA não avancem no dia 12 próximo em Brasília. O ENEA não é uma idéia nova, apenas está sendo motivada a ser realizada novamente com um formato diferenciado, mais democrático e independente e não é nenhum ''bicho papão''. Após ler algumas mensagens de ontem, tem-se a impressão que tudo que fizermos (ONGs do CONANA) tentará ser desmoralizado, mesmo que seja para propor a aproximação entre ONGs, Entidades e Coletivos Socioambientalistas, mesmo que seja para proporcionar um diálogo produtivo e conciliador, mesmo que a defesa de idéias sejam calorosas, mesmo que toda a dinâmica venha resultar em fortalecimento da comunidade ambientalista brasileira contra o dragão da maldade, representada pela ganância do poder e do capital.
Estamos perplexos com o silêncio da RBJA e com a resposta do FONASC, coletivos convidados juntamente com o FBOMS e a RMA para integrar o grupo inicial de trabalho com as ONGs Ambientalistas do CONAMA, certamente que outros coletivos representativos serão indicados e convidados para ampliar o GT. Tudo tem seu tempo, a idéia da mobilização está no ar, basta haver um pouco de paciência e numa segunda chamada já ampliada, as críticas e sugestoes serão debatidas coletivamente até chegar o dia em que será realizado o Encontro Nacional das Entidades Ambientalistas - ENEA.
É tão difícil lutar contra a bandidagem/máfia degradadora do meio ambiente, todos sabem disto, portanto nao vamos tornar ainda mais complicado. Está aí uma proposta que possibilitará a oportunidade de definirem-se estratégias para continuarmos na luta como coletivo ambientalista mais fortalecido, mesmo com as diferenças políticas / ideológicas / conceituais entre as ONGs.
OBS. ‘’Eles’’ se reúnem em poderosos lobbyes nos municípios, nos estados e no Congresso Nacional para acabar com o Código Florestal e os licenciamentos, por exemplo, mas no fundo mesmo, eles odeiam as ONGs e ameaçam os que defendem o meio ambiente.
É CONTRA ESTA BARBÁRIE DESTRUIDORA QUE DEVEMOS LUTAR!

Tadeu Santos
Sócios da Natureza – ONG criada em 1980. CONAMA Região Sul (SC,RS,PR)
Araranguá SC, 08/05/2010.
Cel 48/99850053

//////////////////////////////////

O ENEA é o Encontro Nacional de Entidades Ambientalistas, acho que é uma invenção do CONAMA, o que não o desqualifica, afinal, somos responsáveis por todos os órgãos de gestão do governo. Se alguns não fucionam adequadamente como o IBAMA por exemplo, devemos lutar e brigar para que funcione de acordo com a legislação. Se nao conseguirmos nenhum avanço é porque somos fracos tanto quanto os servidores que lá estão apenas para receber salário em final de mês...
Porém queremos um ENEA não-governamental, queremos um ENEA independente e soberano, com coordenação de um GT formado pelas ONGs Ambientalistas do CONAMA e pelos coletivos indicados como a RBJA, FBOMS, RMA e FONASC, e outros que poderão ser indicados.
Outros ENEAs já ocorreram no passado, mas, penso que inteiramente oficializados. Nao concordaremos em legitimar nada do MMA ou do IBAMA que não atenda a coerência ecológica, exigiremos transparência e ousadia nos painéis, como também apoiaremos toda a ação governamental que favoreça a integridade dos nossos biomas, porém não só da Amazônia, mas do Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Prova disso é que a primeira reunião para formação do GT ENEA deverá ser formada pelos representantes dos mais atuantes coletivos do Brasil. A partir daí é que começa a formatação do evento que queremos...
A nossa proposta só avançará se atender o ''formato'' que proporcionar um debate livre, sem censura ou burocracia alguma. Posso estar sonhando, mas queremos um Woodstock Ambiental neste país, que ainda pode ser salvo da ganância infecciosa. Achamos que o momento de mudança é este!!! Até porque o perigo está cada vez mais próximo com a ameaça de arranhar o Código Florestal.
Att Tadeu Santos ONGSN
Região Sul (PR SC RS)
Ara – SC, 05/05/2010

/////////////////////////////////
ENEA – ANTINUCLEAR - CONAMA
Em função da oficina antinuclear de Olinda cheguei atrasado em BSA, mas a bancada ambientalista havia deixado a pauta do ENEA por último para que pudéssemos participar. Expliquei que o objetivo era fazer um encontro nacional de ONGs Ambientalistas diferente dos anteriores. Que a mudança começaria com a criação de um GT formado pelas ONGs do CNEA e de outros coletivos convidados como a RBJA/AMS, FBOMS/GTs, RMA e FONASC por exemplo. Que o ‘’formato’’ do encontro deveria iniciar de baixo para cima para obter credibilidade junto à comunidade ambientalista brasileira. O grupo aprovou a proposta e fiquei encarregado de coordenar os trabalhos em relação ao ENEA. No final do dia (quase 20:00 hrs) tivemos a reunião com o Machado da ANA, agora como Secretário Executivo do MMA, porém não esquentou a cadeira e saiu. O cara não inspirou confiança!
No dia seguinte, na plenária, utilizei os três minutos permitidos as entidades (no máximo cinco podem utilizar a Tribuna Livre) para fazer denúncias como sempre faço. Iniciei comentando que iria voltar a falar em assuntos que poderiam ser para alguns repetitivos e redundantes, mas que afinal estávamos no Conselho de Meio Ambiente para falar de Meio Ambiente. Que algo precisa ser feito para resolver o conceito de desenvolvimento e qualidade de vida que separam as reivindicações da sociedade civil das ações governamentais e do setor produtivo. Que órgãos governamentais estariam facilitando licenciamentos ambientais, principalmente na área de energia, tipo a hidrelétrica Belo Monte, térmicas a carvão como a Usitesc/SC e Nucleares não para atender a demanda de energia necessária a qualidade de vida da população, mas para satisfazer a ‘’ganância infecciosa’’ do setor energético, tão denunciada pelo ícone do capitalismo Alan Greenspan, do FED americano.
Que estariam confabulando a instalação de nucleares entre Salvador e Recife de acordo com informações prestadas na Oficina Antinuclear de Olinda, que a CARTA DE RECIFE/OLINDA não havia chegado a tempo por problemas técnicos, mas que ainda chegaria às mãos da Ministra Izabella Teixeira MMA (que estava presente ouvindo atentamente), tanto que respondeu as nossas angústias manifestadas. Posso estar errado, mas acredito na Izabella qdo não acreditava no Minc. Permitiu que funcionários em greve tivessem espaço para falar e depois respondeu aos mesmos de forma clara e objetiva. O tempo dirá!!!
Não sei se conheces bem a Izabella e a Samira, mas se depender delas, demonstraram que haverá o ENEA. Como na reunião da noite anterior a gente havia contestado a pouca permanência do Machado na reunião, a Samyra havia proposto conversarmos durante o almoço da plenária, qdo o Mourão, Bocuhy e Alan também estavam presentes, ela nos ouviu e respondeu que tentará as três/quatro passagens com diárias para representantes dos coletivos apontados por nós para uma reunião do GT ENEA que poderá ocorrer dia 10 e 11 em BSA.
OBS. Como a bancada ambientalista tentou vistas para aprimorar/aperfeiçoar a ‘’proposta de resolução sobre critérios para a caracterização de atividades e empreendimentos agropecuários sustentáveis do agricultor familiar, empreendedor rural familiar e comunidades tradicionais como de interesse social para fins de produção intervenção e recuperação de Áreas Permanentes e de uso limitados’’, mas sem sucesso, pois estava em regime de urgência, nos retiramos para tentar não dar quorum, mas não conseguimos e foi aprovada sob protestos, principalmente do técnico biólogo do MPE de SP e do Carlos Bocuhy do PROAM. Vamos torcer para que a nossa retirada da plenária não venha complicar as conversações sobre o ENEA, pois tínhamos que manter posição mediante a proposta de urgência que aparentemente tinha alegações de beneficiar o pequeno agricultor orgânico, mas parecia haver algo político por trás da pressa e pressão do MMA, como também poderá fortalecer a BANCADA RURALISTA da Katia, Colatto e do Rebelo. Vamos aguardar!
OBS. Vale ressaltar que durante a plenária (que durou o dia todo), ocorreram fatos de significância que servirão de esclarecimentos em relação à posição das ONGs Ambientalistas, porém serão relatadas em Ata por outros conselheiros.
Att Tadeu Santos - ONGSN Conselheira do CONAMA. Ara/SC, 02/05/2010.