22 abril, 2010

O ''E'' do SAMAE - a importância do E no SAMAE

O ‘’E’’ do SAMAE
SISTEMA DE COLETA, TRANSPORTE E TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO DE ARARANGUÁ (SCTTESA)




Historicamente o maior empreendimento da Administração Municipal de Araranguá na gestão do mandato Mariano Mazzuco, uma magnífica obra física e de significativa configuração socioambiental e econômica, considerando que Santa Catarina ainda é um dos estados que menos investe em saneamento básico, apesar de ser aparentemente um estado saudável para se viver. Os benefícios do SCTTESA são inúmeros, mas podemos destacar a saúde dos araranguaenses com a redução de mortalidade infantil baseado nas estatísticas da OMS, pois o lençol freático do subsolo araranguaense passará a ficar com mais qualidade contribuindo assim com os aqüíferos que sustentam as sangas e lagoas, como também para os diversos usos humanos, através de poços e ponteiras ou mesmo para a agricultura em geral. Os benefícios de um SCTTESA indiscutivelmente são inúmeros para a qualidade de vida da população e para atrair investidores ao município. Certamente valerá a pena o sacrifício causado pelos transtornos que a obra provocará nas vias públicas e o acréscimo que virá na conta do SAMAE.
OBS. Obviamente que reuniões públicas deverão ser realizadas para a apresentação do SCTTESA a população, com os respectivos esclarecimentos técnicos sobre a dinâmica do empreendimento, pois é uma necessidade e obrigatoriedade do empreendedor.
Finalmente o ‘’E’’ do SAMAE foi considerado conforme lembrou o Vice-Prefeito Sandro Maciel durante a cerimônia de lançamento da obra e homenagem aos SAMAENSES no Centro Cultural Celia Beliziário no dia 16/04/2010, quando também estava representando a Senadora Ideli Salvatti que junto com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Leodegar Tiscoski conseguiram assegurar o recurso de 17 milhões para a implantação do SCTTESA, que se complementará com o Plano de Saneamento Ambiental citado pelo Secretário Tiscoski ao se referir ao ambientalista Tadeu Santos que estando no CONAMA sabe da importância da questão ambiental. O empenho do Diretor do SAMAE Palma Ribeiro é incontestável juntamente com a sua equipe de trabalho para a complementação desta etapa.
Araranguá com a Lei anti-carvão e a emenda na Lei Orgânica, coincidentemente, com a implantação de Saneamento Básico passam a cumprir a sua parte em relação à integridade do Rio Araranguá, bastando apenas uma campanha contra o lixo e motivação política para a reciclagem do mesmo. Poderá a partir de então cobrar a mesma atitude em relação aos seus principais formadores Itoupava e Mãe Luzia e a seu único afluente Rio dos Porcos. Da parte da microbacia do Itoupava pelo lado sul praticamente todos despejam seu esgoto nos cursos d´água além do lixo e agrotóxico. Pelo lado norte a microbacia do Mãe Luzia, com exceção de Criciúma, que está implantando o sistema de esgoto, todos os outros também despejam seus rejeitos nos cursos d’água, porém o mais grave de todos são os resíduos piritosos do carvão. Uma mineradora ameaça instalar um lavador próximo ao rio dos Porcos, em Içara.
O problema da poluição do rio Araranguá não é apenas um conflito ambiental, mas social e econômico, pois retira a possibilidade de famílias complementarem a escassa ceia alimentar com a pesca. Empresas podem estar evitando instalar-se no município pela falta de água potável, já que a água do caudaloso rio Araranguá possui acidez muita alta, tornando-a inútil para qualquer atividade.
O SAMAE de Araranguá deve investir na preservação do seu sistema lagunar, responsável pelo abastecimento da população, transformando as lagoas em Unidades de Conservação-UC, já que as mesmas tendem a desaparecerem em processo natural de assoreamento. Ações desordenadas do homem estão acelerando o processo de extinção. A Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá já apresenta escassez de água potável, basta ver a necessidade de construção da Barragem do Rio São Bento causada pela mineração e a tentativa da Barragem do Rio do Salto causada pela rizicultura. OBS. A Lei Nacional de Recursos Hídricos nº 9.433/97 determina que em casos de escassez de água, a prioridade de uso é para o consumo humano, depois para a dessetentação de animais, em terceiro para a agricultura e por último para a indústria.
Estudo da UFSC alerta que a recuperação natural do Rio Araranguá poderá levar 100 anos caso pare a mineração de carvão e outras fontes poluidoras. Rotundos recursos já foram aplicados em projetos de recuperação desde o Pró-Vida até o Comitê Gestor e de nada adiantaram, nem mesmo os TACs promovidos pela Justiça após a condenação em 2000 resolveram, pois o pH hoje continua em torno de 3 a 4 e como as mineradoras conseguiram prorrogar o prazo para 2020, então o nosso formoso e encantador rio de duas cores continuará na "UTI" por muitos e muitos anos.
Por isso insistimos na preservação das lagoas da Serra, dos Bichos, Mãe Luzia e Caverá, como também dos banhados entre a XV de Novembro até o Açude Belinzoni e o banhado do Jardim Mané Angélica como forma de garantir o abastecimento de água para a população araranguaense. Esta é uma das diretrizes que deve constar no Plano Diretor.
Sugerimos ao atuante Diretor do SAMAE, Ernani Palma Ribeiro (Ex-Presidente do CGBHRA), que crie esculturas simbolizando o SCTTESA / SAMAE e as implante em locais estratégicos de cada bairro para que a população sempre lembre a importância do saneamento básico para a saúde de suas vidas, mas também para que se lembrem da destinação adequada para o lixo em geral, que além de poluírem a natureza entopem o sistema pluvial do perímetro urbano.

OBS I. Ainda este ano realizaremos o seminário ‘’ENCONTRO DAS ÁGUAS’’ aqui em Araranguá para tratarmos com mais carinho e responsabilidade todos os aspectos relacionados à preservação e conservação deste precioso recurso finito. A data será em 19/11/2010, já com patrocínio garantido.

OBS II. Pretendemos também implantar em pontos estratégicos do município de Araranguá uma série de placas com frases educativas/informativas abordando a riqueza da Água e outros temas de relevância a sensibilização ambiental da população araranguaense com recursos do PROJETO CASA.

OBS III. Por solicitação do Professor Scheibe da UFSC estamos ajudando a viabilizar o lançamento do ATLAS AMBIENTAL DA BACIA DO RIO ARARANGUÁ possivelmente para o mês de Maio próximo, sendo um evento aqui em Araranguá e outro em Criciúma.