22 abril, 2010

Cidadania Ambiental - a independência da palavra

Cidadania Ambiental
Araranguá - SC, 15/04/2010



SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO DE ARARANGUÁ

SAMAE lançará no dia 16 Abril o início das obras de implantação do SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO DE ARARANGUÁ no Centro Cultural Célia Belizário de Souza. A obra pública que salva vidas geralmente é esquecida pela população usuária, talvez porque a mesma trata dos resíduos humanos, ou seja, da popularmente denominada de cocô/merda e porque a infraestrutura fica enterrada no subsolo e, portanto, não aparece. Mas já sugerimos ao Diretor do SAMAE, Ernani Palma Ribeiro, a instalação de esculturas/símbolos em pontos estratégicos da cidade para que a população não esqueça e passe a tratar adequadamente outros resíduos como o lixo (só esperamos que a idéia da escultura simbolizando o SCTESA não passe também a ser criticado como foi quando tentamos sugerir uma escultura para simbolizar a conquista da sociedade civil sobre o desvio da Duplicação). A OMS afirma que as doenças que mais matam crianças são provenientes de água poluída, ou seja, ausência de saneamento básico. Parabéns SAMAE.




USITESC ganha a LAI da FATMA de forma totalmente irregular.

USITESC ganha a LAI da FATMA de forma irregular e porque não criminosa. Se a OAB/SC disponibilizar apoio jurídico poderíamos apresentar fortes argumentos que o licenciamento da USITESC não poderia ser realizado pela FATMA e nem ser emitida licença favorável pelo IBAMA. O mundo inteiro está abandonando a queima de combustíveis fósseis, por causa das tragédias que o clima desequilibrado está causando na Terra, com mais intensidade e frequência.



ANIMAIS DE RUA

Continuam abandonados. A ciência contesta que animais tenham inteligência ou QI, mas reconhece que eles sentem fome, dor, solidão, stress, medo e gostam dos seus donos e os protegem quando podem. "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." (Charles Darwin)



UNISUL

A convite do curso de Direito da UNISUL o Diretor do SAMAE Ernani Palma Ribeiro proferiu palestra no dia 24 sobre Recurso Hídricos e o ambientalista Tadeu Santos no dia 07/04/2010 abordando o papel das ONGs em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para a população.




COLÉGIO COLONINHA
Estivemos também conversando com alunos do Colégio da Coloninha no dia 13 de Abril. A gente percebe que parte dos adolescentes estão ligados na questão ambiental, pois prestam atenção nas informações repassadas e fazem perguntas pertinentes, mas uma outra parte não está nem aí para o que a gente falou. Pergunto de quem é a culpa? Dos pais, da própria instituição de ensino, dos próprios alunos, deste modelo de sociedade política capitalista ou do Estado que não atende as reais necessidades do sistema de educação.



RIO CRICIÚMA:

A GRANDE FALHA DO PROJETO DE MACRODRENAGEM DO RIO CRICIÚMA É ‘’PENSAR’’ APENAS NA INUNDAÇÃO, NÃO O VALORIZANDO COMO UM RIO!!!

O projeto foi apresentado na Assembléia do CGBHRA no dia 25 de Março pelos técnicos da PROSUL e da Prefeitura de Criciúma. Antes, porém, técnicos do IPAT apresentaram um projeto para o desassoreamento do rio Sangão, tudo muito fácil de executar, mas sem nenhuma preocupação ambiental. Retiram o entulho da calha do rio e jogam nas margens para promover uma espécie de decantação e depois carregam para algum lugar juntamente com os resíduos do carvão. E ainda com a possibilidade de contaminar mais áreas, com conseqüência aos recursos hídricos da bacia já comprovadamente poluída. Voltando ao projeto de Macrodrenagem da Bacia do Rio Criciúma, surpreende o descaso para com o ecossistema do rio que pode estar totalmente destruído, mas é justamente por estar destruído que as inundações estão ocorrendo com mais frequencia e intensidade com as chuvas. Dos 25 milhões destinados a obra de concreto sobre mais concreto, não tiveram a sensibilidade de investir 5 reais numa muda de uma árvore para a mata ciliar nas margens que ainda restam nos 7km de curso d’água. Solicitamos na ocasião o EIA-RIMA para fazermos uma avaliação mais precisa sobre os impactos do projeto na micro bacia do Criciúma, para saber qual o tratamento que darão as nascentes e quais as medidas compensatórias da obra.

Para nossa surpresa na segunda-feira, dia 29/03/2010, o Presidente do CGBHRA nos convocou para uma reunião com a direção da Prosul e com técnicos da Prefeitura Municipal de Criciúma para debater o que havíamos solicitado, ou seja, o EIA-RIMA. Nossa fala inicial foi mostrar aos presentes que precisamos a partir de agora rever com cautela todas as obras no território da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, pois a bacia não suporta mais tantos impactos ambientais. Em todas as grandes obras já realizadas na bacia, o meio ambiente foi tratado com descaso. Desde a barragem do Rio São Bento até a Duplicação da BR-101, que não destinaram nada para a preservação das Unidades de Conservação ou qualquer outra forma de compensação ambiental. Não estamos contra a obra, muito pelo contrário, achamos estritamente necessária para corrigir os erros do passado e consequentemente reduzir as inundações no perímetro urbano da cidade de Criciúma, queremos contribuir com idéias e medidas que tornem o projeto mais produtivo, afinal se trata de aplicação de recursos públicos e não é crime exigir aperfeiçoamento e transparência na adequada aplicação dos 25 milhões.

Comentamos sobre a necessidade de mudança de paradigma no comportamento dos governantes e da população, tanto o Esgotamento Sanitário quanto a Macrodrenagem precisam ser apresentadas à população afetada, para ser ouvida e dirimir dúvidas de acordo com Resolução do CONAMA. Já havíamos divulgado o nosso texto "CRICIÚMA, A CIDADE QUE PASSOU POR CIMA DO SEU RIO" apontando uma série de alternativas e soluções, ou seja, apenas tentando contribuir. Infelizmente a mídia criciumense não divulgou ou mesmo fez comentários, como não divulga nada que é da ONG Sócios da Natureza ou de qualquer entidade ambientalista da região. Primeiro, porque acham que assim atende apenas os interesses dos seus patrocinadores, mas enganam-se porque agora existe a internet... ainda um meio de comunicação livre....