18 dezembro, 2018

Prefiro o vice-Mourão sob a rígida disciplina militar, desde que sem repressão, pois é aparentemente íntegro e honesto, do que o Bolsonaro & Filhos, com suas neuras idiotas e neofascistas!!!




Prefiro o vice-Mourão sob a rígida disciplina militar, desde que sem repressão, pois é aparentemente íntegro e honesto, do que o Bolsonaro & Filhos, com suas neuras idiotas e neofascistas!!!

Não estou aqui fazendo nenhuma alusão de preferência, apenas um provocativo jogo pelo menos pior, menos maligno e menos alienado. Pode parecer uma estranha brincadeira, mas o fato é que não dá confiar politicamente nos Bolsonaros, pelo que representam, pelo despreparo, pela carência de conhecimento e diplomacia; pelas surpreendentes trapalhadas na formação ministerial; pelas recentes revelações das maracutais aprontadas com verbas públicas e pelo que estão confabulando para ocupar cargos da mais alta relevância no país. Com este time que ai está não dá mais pra saber se a vitória realmente é vantajosa para o país que a derrota!
Reconheço a legitimidade do processo eleitoral pelo qual foram eleitos, porém não entendo a razão pela qual parte da população escolheu o pífio deputado Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de presidente da República (oriundo do baixo clero do legislativo, sem nunca haver se destacado por algo brilhante, a não ser a homenagem ao torturador Brilhante Ustra).  
Sua popularidade surgiu em decorrência das suas vociferações odiosas e ‘neuras’ contra as minorias sociais, o preconceito racial, homofóbico e misógino; da possível liberação do porte de armas como também sua adoração pelo maior torturador reconhecido pela justiça brasileira; sua incapacidade de debater em público ou com pessoas que pensem e questionem sua incapacidade; sua aversão pelas questões ambientais e a afinidade com a criminosa caça da fragilizada fauna brasileira é também extremamente preocupante.   
Outro fator preponderante foi o antipetismo, talvez até decisivo para a sua vitória. Vitória inimaginável em um ano antes e criticada por quase toda a mídia mundial, além de contestada por celebridades internacionais.
Tão grave ainda é a ausência de um projeto de governo alicerçado em princípios democraticamente constitucionais e de Estado, acompanhado de um plano inovador e convincente para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O plano do Guedes é para o Guedes não para o Brasil.
Concluindo, receio que em termos de governança pouco mudará, porém existe o risco de não haver governabilidade e compreensão entre os três poderes. Poderes distantes da Constituição, da Justiça Social e do Povo Brasileiro!
Uma das causas poderá ser a falta de credibilidade do Executivo, decorrente do desvio de verbas públicas para funcionários fantasmas da família Bolsonaro. Não acredito que o presidente eleito tenha jogo de cintura e liderança pessoal para contornar as problemáticas e diplomáticas situações, que tendem a vir tão rápido quanto a sua ascensão ao poder...
Torço pelo Brasil, desde que baseado nos princípios constitucionais de modo a fortalecer o Estado Brasileiro como Nação Soberana!!!
Tadêu Santos
Cidadão apartidário e
Coordenador da ONG Sócios da Natureza.