12 agosto, 2018

O SOCIALISMO ADAPTADO AO CAPITALISMO OU VICE-VERSA!!!




((ensaio experimental não concluído e sem correção ortográfica))

O SOCIALISMO ADAPTADO AO CAPITALISMO OU VICE-VERSA!!!
...é fato que as teorias marxistas não se atualizaram, mas se adaptaram à democracia, que as socializou em vários aspectos...

Tenho observado que muitas pessoas costumam ridicularizar o termo ‘socialista’, geralmente quando em discussão política partidária. Acho que está havendo uma errônea interpretação sobre o que representa o sistema socialismo na atualidade, como também se percebe em relação a questão dos Direitos Humanos! Direitos Humanos é um grande avanço conquistado para assegurar a dignidade nas relações humanas. Direitos Humanos não é propriedade de nenhum partido político, mas de toda a Humanidade, no qual seus princípios constam na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948. É de conhecimento público que existem exageros por parte de algumas autoridades, que abusam dos Direitos Humanos para justificar maldades cometidas por delinquentes, geralmente menores de idade. Usar Direitos Humanos para proteger bandido ou político é crime dobrado! 
 No debate da BAND, o candidato “Messias” Bolsonaro comentou de forma pejorativa ser contra o comunismo, o socialismo e direitos humanos, como se fossem ideologias de propriedade de partidos opositores ou de países que aparentemente os adotam (na minha opinião muitos países na prática os adotam, porém os distorcem aos interesses pessoais e culturais). Quer criticar o PT, PCdoB, PSOL que o faça diretamente sem rodeios, mas se adotam inadequadamente estas ideologias é outra questão mais profunda, que exige conhecimento de causa sobre ideologias e História. Muitas vezes a ignorância e o despreparo provocam conflitos de ódio, de perseguição e violência! Me revolta a ignorância dos dois extremos!!!
Comunistas e Socialistas existem no mundo inteiro e não matam crianças, como eram injustamente acusados no período da Guerra Fria como a famigerada perseguição de ‘Caça às Bruxas’ nos EUA (Sugiro a quem possa interessar assistir os filmes REDS e TRUMBO). Esta forma de acusação geralmente monossilábica (há, esses comunistas e socialistas!), são pronunciadas por pessoas que possuem pouco conhecimento conceitual da proposta marxista, que em parte é humanitária, tanto que a origem do termo em latim significa ‘’communis – comum’’, ou seja, é uma ideologia política socioeconômica que promove o estabelecimento de uma sociedade igualitária ou comum, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção pelo estado (Wikipédia).
Como pode se perceber a proposta marxista é, em parte, ironicamente até meio cristã, quando propõe a igualdade social humana, mas é idiota quando fala em apátrida e, piora ainda mais, quando o Estado é quem passa a dominar os meios de produção e determinar a conduta dos cidadãos, uma utopia total para a atual civilização! O comunismo, como foi idealizado, seria uma etapa posterior ao socialismo, condição que no meu ponto de vista não foi aplicada em nenhum regime em nível mundial e se o foi, certamente de forma totalitária e ditatorial, como o comunismo no tempo da União Soviética.
Por estas e outras que não mais concordamos com o comunismo, portanto a rejeição dos ultracapitalistas, de certo modo, é pertinente, pois o mesmo não é mais compatível com o mundo moderno pós-globalização e, também, porque seus princípios são ditatoriais na teoria e o foram na prática em vários países, como foi com o sanguinário ditador Stalin na extinta União Soviética. Registra-se aqui algumas restrições relacionadas aos revolucionários regimes de Cuba de Castro que eliminou o ditador Batista e da China do Mao Tse-Tung. Tornaram-se ditatoriais e totalitários sim, mas em alguns aspectos avançaram como na educação e na medicina...! (Esta discussão é polêmica e extremamente controversa!!!  
O socialismo que, por conseguinte, é a etapa anterior ao comunismo, possui em tese princípios semelhantes, porém distintos na prática. Sua concepção evoluiu com o tempo e vários sistemas políticos, mesmo os capitalistas, que adotam a economia de livre mercado ou da iniciativa privada, adotaram políticas públicas socialistas sem, no entanto, admitirem. Registramos aqui que esta reciprocidade existe também nos sistemas socialistas, como ocorre quando agentes econômicos agem sem intervenção do Estado (Vejam o significativo exemplo do governo do Mujica, no Uruguai). Uma outra característica do Socialismo é a garantia da propriedade privada que é protegida e o cidadão é economicamente livre!
Concordo que teoricamente algumas situações são retrógadas, mas a imensa maioria das propostas socialistas são coerentes, sensatas e intensamente produtivas, como se constata em vários países reconhecidos como sócio-democratas como, por exemplo, a Suécia e Dinamarca. Princípios e políticas públicas socializantes são aplicados em sistemas capitalistas compromissados com políticas democráticas pelos benefícios proporcionados à população! Nos Estados Unidos pode-se, em tese, configurar a direita extremamente capitalista com os republicanos e a esquerda sócio-capitalista com os democratas.
O sistema capitalista também não é perfeito, comprovadamente possui seus pontos fracos, portanto não dá direito a nenhum criticar doutrinas contrárias ao capitalismo, pois em nenhum país do mundo o capitalismo funciona bem em si, de forma justa e equilibrada, de acordo com os princípios da democracia. Na disputada corrida pelo domínio dos meios de produção para a acumulação de capital e na incessante busca por mais lucro, resulta na ingrata exploração do trabalho do homem pelo homem, definida por Karl Marx como ‘mais valia’. A mais valia ocorre quando o empregado não recebe o valor justo pelo seu trabalho, consequentemente aumentando o lucro do patrão dono do capital, do qual não tenho nenhuma restrição, alguém tem que ser patrão e alguém tem que ser empregado (eu já fui ambos).
A dinâmica que sustenta o capitalismo é o consumo, consumo este que quando sem controle compromete finanças familiares, afeta a saúde das pessoas, transforma a personalidade e impacta o meio ambiente! Estas injustiças muitas vezes são cometidas em nome do capital (dinheiro), a tal da ganância infecciosa alertada pelo economista Alan Greenspan, presidente do FED/EUA. Torna-se uma violenta força de poder contra os mais fracos, desprezando a dignidade humana, com o acentuado índice de injustiça social e econômica. (esta informação está no Google).
Como qualquer doutrina precisa ser rediscutida para acompanhar a evolução dos tempos, o socialismo também precisa se adaptar a revolução da globalização, digo o mesmo para o velho capitalismo do Adam Smith. Recentemente li algo sobre uma declaração da candidata do PSTU, que me assustou pelo radicalismo ou extremismo das propostas, contemporaneamente inviáveis pelos atuais caminhos democráticos. Não é  porque discordo da extrema esquerda e da ultradireita que concordo com o centro, considerada por muitos uma posição confortável, porém omissa quando a alienação é total. Acredito que um outro mundo é possível por outros caminhos alternativos, dos quais luto via questões socioambientais!             
Simpatizo com os princípios ideológicos do sistema Social Democrata, implantado em países considerados socioeconomicamente equilibrados e estabilizados como a Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia e Finlândia, com forte influência também na poderosa Alemanha. A China e a Coreia do Sul são exemplos de transição do comunismo para a social democracia. A social democracia envolve a combinação de uma Economia de Livre Mercado com um Estado de Bem-Estar Social, com respeito aos Direitos Humanos e uma exemplar Justiça Social!!!

Ao publicar a manifestação pessoal ‘’’O CAOS SOCIOECONÔMICO DO BRASIL NÃO É APENAS PELA CRIMINOSA CORRUPÇÃO, MAS PELO FRACASSADO MODELO POLÍTICO!!!’’’ surgiu uma provocativa pergunta sobre qual seria então o modelo que funcionaria para o Brasil, quando respondi que: 
 O ideal seria o país passar por uma revolução que cause impacto nos corações e mentes da Nação, para o povo obter outros valores éticos de cidadania e ideologia política. Naturalmente que, paralelamente, a realização da inquestionável reforma política, desde que com a participação da sociedade civil organizada e não apenas pela classe política partidária. Na elaboração da reforma, preferencialmente poderia ser baseada em alguma que funcione bem em outro país com semelhanças e adaptada às nossas necessidades, quando então se decidiria qual o modelo mais apropriado para o país.
Pessoalmente, num primeiro momento, votaria por um parlamentarismo ao estilo Canadá, com votos distritais, com poucos partidos representando ideologias claras e objetivas e baseados em princípios da Social Democracia. Mediante o caos e as incertezas, acredito ser, no momento, o modelo ou sistema mais adequado para o Brasil sair desta encrenca social, econômica e constitucional...!!!
Não sou capitalista e nem comunista, como também não me considero de centro, porém simpatizo com algumas doutrinas socialistas/marxistas sob alguns aspectos (tanto é que em plena ditadura militar (1977) dei ao meu filho o nome de Marx, sob protesto do padre e do cartorário de Praia Grande/SC), principalmente os inseridos pelos sistemas democráticos, que ao longo da história se consolidaram implementando princípios socialistas que, volto a repetir, proporcionaram benefícios aos interesses e aspirações dos coletivos, já que o sistema capitalista por si só não sobreviveria, com a sua selvagem ganância, sem adotar teorias democratas e socialistas!!!

Tadêu Santos
Cidadão Brasileiro
Agosto de 2018