10 agosto, 2018

O BRASIL DA DIREITA E DA ESQUERDA!!!



((ensaio experimental não concluído e sem correção ortográfica))



O BRASIL DA DIREITA E DA ESQUERDA!!!
Nosso país passa a ter uma outra definição mais clara sobre famigerada política partidária brasileira, com mais de 35 partidos, uma aberração constitucional.   Tentarei explicar a razão desta concepção pessoal utilizando-me dos meus modestos recursos de redação. Espero, no entanto expressar de forma didática o meu entendimento sobre as disputas políticas partidárias, que se diga, não mais confio, mediante os descalabros e maracutais da criminosa corrupção generalizada em todo país, considerando que está no DNA da classe política partidária.
Até recentemente existiam os termos folclóricos de coxinhas e mortadelas, caracterizando a esquerda e a direita no país, no entanto surge agora uma nova configuração de forças entre o antigo Lulismo e o novo Bolsonarismo.
            O fato novo é que antes a dita esquerda tinha o Lula do PT, com apoio do PCdoB, PSOL e PDT e a direita tinha o Aécio, o Temer, o Renan, o Cunha, o Sarney, o Alckmim, enfim, havia vários representantes de partidos como PMDB, PSDB, DEM, PP. Importante ressaltar que nenhum dos citados conseguiu obter a acentuada popularidade mundial do histórico Lula, como representante da esquerda. Agora o deputado carioca Messias Bolsonaro entra no cenário como mais um representante da direita sem um partido de destaque.
OBS. Em geral, ambos os seguimentos ideológicos, seja de direita ou de esquerda, quando chegam à sua forma extrema, desenvolvem perspectivas idealizadoras com vistas à “transformação do mundo”. Essa perspectiva utópica tem seus fundamentos, tanto na direita quanto na esquerda, na secularização das expectativas apocalípticas cristãs, que, no sentido original, tinham por meta aguardar a segunda vinda de Cristo e o juízo final. (Brasil Escola)
            Oportunamente observo que a esquerda na significa comunismo ou socialismo, como o sistema implantado em Cuba por Fidel e Che. Outros países latinos americanos tentaram criar sistemas contrários ao capitalismo, sem, no entanto, agir com doutrinas marxistas, através de revoluções ideológicas. A esquerda no Brasil como em outros países latinos flertam a perpetuação no poder com sistemas misturados com liberalismo (com exceção do governo socialista do humilde cidadão Mujica no Uruguai), ao passo que alguns apelam para sanguinárias ditaduras como na Venezuela do Maduro Chaves e na Nicarágua do Ortega.
A esquerda brasileira governou com Lula, sem adotar nenhuma conduta ideológica extrema, muito pelo contrário, habilidoso deixou uma marca implementando políticas sociais inovadoras, com significativos avanços na gestão dos dois mandatos, como o programa Bolsa Família, que tirou a fome de milhões de brasileiros e a expansão das universidades e institutos federais. Concordem ou não, na gestão do Lula houve significativos avanços, tanto em benefício das classes pobres como também aos capitalistas banqueiros. O Lula a meu ver cometeu dois erros graves, ao permitir as manobras da corrupção com o enriquecimento dos companheiros iniciando via ‘mensalão’ e concluindo com o ‘petrolão’ de acordo com autos judiciais e a tentativa de perpetuar o PT no poder com a Dilma, mesmo contrariando grande parte dos petistas.  
A trajetória do Bolsonaro é pífia, pois em quase 30 anos nada fez de significativo para o país e nem para o seu estado. Porém em um passe de mágica, da noite para o dia passou a obter fama com suas neuras sobre armamento da população para combater a violência e garantir a segurança da família, além de possibilitar à criminosa caça a fauna brasileira. Considerado nazifacista por demonstrar preconceitos raciais, de gênero e opção sexual, sempre de forma agressiva e autoritária. Se autoclama não corrupto, mas é, não tanto quanto outros cariocas como o seu colega Cunha e Cabral. Infelizmente este perfil retrata o Brasil, que se apaixona facilmente por políticos!  
Esta é a minha visão inicial de como melhor desenhar o cenário político deste país. Esta nova concepção nos leva a um cenário de confronto partidário em que sobressai o fanatismo, antes com forte predominância na esquerda e com discursos de ordem personalizada, como está sendo agora entre os defensores da direita com Bolsonaro (incrível é que nenhum fanático consegue admitir ou enxergar seu próprio fanatismo, seus erros e suas fraquezas, parecem serem perfeitos em tudo). Ambos os eleitores demonstram obsessão pelos seus ídolos e mitos políticos.
A partir deste momento passo a considerar o Lulismo como extrema esquerda e o Bolsonarismo como ultradireita, tanto pelas ações do PT, do MST e da CUT a partir do impeachment da presidente Dilma, classificando com golpe um processo iniciado com as manifestações populares em todo o país, com a aprovação pelo parlamento brasileiro, com aval do Supremo Tribunal Federal e as insistentes ações contra a decisão judicial. Considero ultradireita as reacionárias declarações do deputado carioca e dos seus fanáticos seguidores, que estão abonando a caça criminosa neste país, colocando em risco a possibilidade da extinção de várias espécies da fauna deste glorioso e imenso Brasil. Uma atitude Imperdoável!!!
Para exemplificar melhor, ninguém ‘brigava ou briga’ pelo Alckmim, pela Marina, pelo Ciro, pelo Álvaro Dias e outros candidatos, mas brigam ferozmente pelo Lula e pelo Bolsonaro, ambos agraciados pelas pesquisas com os maiores índices de aceitação para a eleição de 2018, talvez porque se colocam como messias ou salvadores da pátria. A condenação judicial do Lula por corrupção impedirá sua candidatura direta por causa da ficha limpa, mas outro petista o substituirá. A recomendação da equipe do Comitê dos Direitos Humanos da ONU, recomendou a liberação do candidato Lula participar do processo eleitoral, mas não o inocentou da condenação.
A polarização entre as duas forças são diferenciadas e são personalistas, não se baseiam em ideias inovadoras ou planos a longo prazo, muito menos em ideologias claras e objetivas. Propostas carregadas de soluções inviáveis, paliativas e imediatistas parecem estar convencendo os eleitores brasileiros.
Alcançar o poder é a principal meta de qualquer partido político no Brasil! Para conseguir este objetivo iludem e fazem promessas impossíveis de cumprir em apenas um mandato ou inviáveis enquanto o modelo político não passar por uma profunda reforma. Esta infeliz malandragem é adotada não apenas pelos dois idolatrados mitos, mas por todos os outros candidatos do MDB, PSDB, DEM/PFL e outros que também foram condenados por corrupção e tentam se perpetuar no poder no Brasil. Que pena que seja assim!!!  
Mesmo sendo apartidário, já senti na pele a diferença carregada de rancoroso fanatismo, tanto da extrema esquerda quanto da ultradireita! Perdi amigos e porque não inimigos por não concordar com as ideias partidárias. Por estas e outras razões perdi a confiança na atual classe política brasileira.
Não pretendo votar em nenhum candidato, apenas se tomar conhecimento dos respectivos Planos de Governo demonstrando seriedade em propostas inovadoras, como a almejada ‘’reforma política’’ elaborada também pela Sociedade Civil do Brasil. Não estou aqui (ainda) fazendo nenhuma crítica aos dois, apenas uma leitura do atual cenário político partidário deste país!   
Tadêu Santos