04 abril, 2018

CIDADANIA AMBIENTAL 04/04/2018 : POTENCIALIDADES DE ARARANGUÁ E REGIÃO



POTENCIALIDADES DE ARARANGUÁ E REGIÃO 
Praia Morro dos Conventos - Araranguá, SC.
Nem tudo é beleza! Tem gente que insiste em inserir o ''automóvel'' como protagonista neste deslumbrante e poético cenário, inclusive moradores do Morro dos Conventos. Moradores que se acham donos do pedaço, que articulam maldades contra quem defende o equilíbrio deste santuário ecológico. 
Algumas pessoas são democráticas e respeitáveis ao defenderem seus interesses, enquanto que outras só dizem bobagens e extrapolam drogas, simbolicamente enquanto surfam e viajam nas estrelas. Uma pena que seja assim!!!
Quais as potenciais vocações que poderão influir efetivamente no desenvolvimento qualificado e sustentável de Araranguá?

Concordo com todas as proposições apresentadas. Se Araranguá não definir um projeto norteador sério e sensato com a devida participação coletiva, cada administração municipal ficará tentando impor a marca pessoal de cada prefeito. Quem elege as prioridades para o município é a população representada pelas entidades constitucionalmente legítimas e orientadas por técnicos independentes, capacitados e incorruptíveis.

Caro Sette, aguardaremos a contribuição do Heinehr, porém não se trata apenas de indicar uma pessoa por mais visionária, expert e participativa, ou seja, conhecedora do espaço territorial de Araranguá, no contexto da região sul. Entendo que devemos ter a proeza e responsabilidade de juntar um grupo de segmentos significativos e representativos da sociedade civil araranguaense para debater propostas viáveis, baseadas em dados e informações básicas. Considerando ainda as diretrizes e metas já elaboradas em planos diretores, educação, saúde, integração, infraestrutura, segurança, transporte, indústria, comércio, pesca, agricultura e planejamento eco turístico e socioambiental...!!!

Ao mencionar a navegabilidade do Rio Araranguá, o Waldemar Pacheco Jr. respondendo ao Vicenzo Berti me faz lembrar que lutamos pela fixação da foz/barra do Rio Araranguá como forma de proporcionar a navegação para embarcações de médio porte. Hoje apontamos a solução de uma dragagem experimental para desassoreamento da foz de forma a permitir a saída e entrada de embarcações no caudaloso Rio Araranguá. 

O Rio Araranguá talvez seja o que possui o mais profundo calado de navegação do sul do país e totalmente inutilizado, pois quem faz seu uso é apenas a poluição das minas de carvão, esgoto e agrotóxico. Uma pena que seja assim!!!
Amesc Extremo Sul Catarinense AMESC tinha o Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul (FDESC) que 'motivou' a criação do Comitê da Bacia do Rio Comitê Araranguá (CGBHRA), a realização do III EFAMuC e o Movimento pelo Contorno da Duplicação da BR-101 (Socioambientalismo) em Araranguá, além de outros avanços na área do Turismo e da Saúde.

A reativação deste ''Fórum'' seria oportuna, pois debateria de forma integrada o desenvolvimento regional.
Caro prof Celso de Souza, concordo plenamente com a sua colocação, que a solução para termos um país mais justo está na educação. Mas não apenas na educação tradicional. Acredito em uma educação revolucionária que toque profundamente os corações e mentes das pessoas. Uma educação não apenas para iniciantes, mas para toda a população, ou seja, uma virada nacional. Uma educação que passe a priorizar valores éticos de cidadania. Uma educação que passe a ser não apenas uma obrigação curricular, mas cultural, sábia e eterna. Uma educação que proporcione qualidade de vida e paz para todos os brasileiros!!!

ACIMA DAS NUVENS 
Imagem de beleza singular, aparentemente surreal, registrada acima das nuvens. Tive a sorte de estar atento, com a câmera do celular ligada e o vidro da janela da aeronave sem riscos (Azul). A imagem foi clicada no dia 10 de março de 2013, precisamente às 06h03min em um voo de Brasília para Florianópolis. Continuei viajando constantemente até o início de 2017, sempre em horários propícios, que possibilitam luz mágica para fotografia e nunca voltei a ter a oportunidade de visualizar uma formação de nuvens, em cumplicidade com o Sol, igual a este espetacular enquadramento!!!
OBS. Clique sobre a imagem para obter uma melhor visualização.




ARMAS DE FOGO 
Que esta tardia rejeição às armas de fogo (que matam humanos e animais) sirva de exemplo ao Brasil e ao resto do Mundo!!!

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/03/marcha-contra-armas-nos-eua-tem-lagrimas-silencio-e-apelo-ao-voto-juvenil.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb

Com todo respeito aos que gostam e portam armas de fogo, informo que tenho receio e medo de quem as possuem!!!