21 março, 2018

Cidadania Ambiental 21 de março de 2018: ALGUMAS ESPÉCIES DE AVES DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA

#avesmigratorias #avifauna #ilhasararangua
ALGUMAS ESPÉCIES DE AVES DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA, SEU HABITAT E RESPECTIVO NICHO ECOLÓGICO. 
Parte I
Confesso que nunca fui um dedicado conhecedor das espécies da nossa avifauna, como suas classificações e nomenclatura, apesar da carinhosa admiração que tenho por estes bichinhos e a preocupação com a sobrevivência destas espécies. No entanto, reconheço que o meu antecessor professor biólogo João Natureza era mestre nesta arte com muita sabedoria
Partindo da premissa que o local onde os seres vivos vivem é o seu habitat natural e o modo de vida que levam são considerados os seus nichos ecológicos, ao fotografar as aves é perceptível e flagrante as agressões a que são submetidas estas frágeis espécies da avifauna da região. 
Ações insensíveis e antrópicas têm alterado substancialmente esta situação prejudicando as várias espécies que habitam a região sul de SC, promovendo desequilíbrio e, consequentemente, a extinção de muitas espécies nos ecossistemas onde se alimentam e se reproduzem.
O maior exemplo é a invasão de veículos motorizados entre a praia do Morro dos Conventos e a foz/barra do Rio Araranguá, inclusive sobre dunas e restingas. Uma flagrante desobediência à vigente, ampla e preservacionista legislação ambiental deste país e em especial à específica decisão do TRF-4.
Lembrando que esta inconveniente invasão iniciou por volta de 2010 com o famigerado modismo do som automotivo, com festas raves e muito lixo, levando a ‘ONG Sócios da Natureza’ a realizar várias denúncias junto aos órgãos oficiais. Em 2012 com apoio do 19º Comando da Polícia Militar de Araranguá foi realizada uma reunião pública onde apresentamos a forte imagem (em anexo) que motivou o MPF a abrir uma ação contra os impactos ambientais.
Ao longo do processo a OSCIP Preservação também muito contribuiu com as denúncias sobre a degradação ambiental no ecossistema afetado. Enfatizamos que o engajamento da população é decisivo nesta luta pelo equilíbrio ecológico do Santuário Ecológico do Morro dos Conventos!!!
Ao longo da minha trajetória na arte amadora da fotografia captei imagens de várias espécies em que selecionei em álbuns, porém sem definir nomes. Selecionei mais de mil (1000) imagens de aves e escolhi as que mais me impressionaram em seu habitat integradas à paisagem. A grande maioria foi captada no Morro dos Conventos e área de entorno, como no estuário do Rio Araranguá, principalmente em Ilhas.

Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental Ambientalista

ALGUNS COMENTÁRIOS NA PUBLICAÇÃO DO G1: 

>Igualzinho as malandragens que as minas de carvão fazem aqui no sul de Santa Catarina, sempre na calada da noite ou em período de chuvas.
>São por estas e outras indagações que os impactos ambientais continuam ocorrendo e as mineradoras obtendo lucros em detrimento dos ecossistemas afetados...
>Aqui no Sul de SC a denúncia não mais funciona. A FATMA, o IBAMA e o Ministério Público pouco ou nada fazem para conter o caos ecológico que as ''águas de mina'' causam aos ecossistemas hídricos.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/mppa-descobre-novo-canal-nao-autorizado-nas-dependencias-da-hydro-em-barcarena.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar




QUEBRA DE CONDUTA

O filme QUEBRA DE CONDUTA (MOBIOS Ano 2013) com a bela Cécile De France e o galã Juan Dujardim aborda esta questão de agentes de espionagem (também da Rússia) e tem este lance do envenenamento igual ao da matéria. A tentativa de crime pode ter sido inspirada no filme, quando a maioria do filmes são baseados em fatos reais.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/substancia-neurotoxica-usada-para-envenenar-ex-espiao-e-achada-em-restaurante-onde-ele-almocou.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar




STEPHEN HAWKINK

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/o-que-fez-de-stephen-hawking-um-dos-cientistas-mais-influentes-da-historia.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar