28 junho, 2016

PALESTRA NO CÂMPUS DO IFSC EM ARARANGUÁ e CHICO, O CATADOR DE PAPELÃO DO CALÇADÃO!



Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 29 de junho de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



PALESTRA NO CAMPUS IFSC ARARANGUÁ - DIA 07/06/2016

Convidado pela coordenação do Grupo de Trabalho e Sustentabilidade do Campus Araranguá, que segue as ações do Plano de Gestão e Logística Sustentável do IFSC direcionada aos alunos, servidores e comunidade em geral, como parte de um projeto de conscientização ambiental que será realizado no campus ao longo de 2016, proferi palestra, no dia 07 de junho de 2016, intitulada de ‘’Engajamento Ambiental’’, no qual abordei os temas abaixo relacionados.
A trajetória da ONG Sócios da Natureza, desde 1980, é um significativo exemplo de engajamento ambiental, com a primeira fase de 1980 até 1995 focada na educação ambiental e a partir de então ampliando a atuação com foco mais participativo em várias esferas da sociedade e das políticas públicas. Este novo perfil manteve como prioridade a luta contra a poluição do carvão, motivo pelo qual foi criado o movimento em 05 de junho de 1980, acrescentando em ordem cronológica:      
OBS. Nossa linha de conduta tem sido na busca do equilíbrio ecológico e por uma melhor qualidade de vida a todos, sem recorrer a extremismos ou radicalismos, pois entendemos que os mesmos se despolitizam ambientalmente, daí o motivo de tentarmos alternativas, não o conservador caminho do meio, mas em outros níveis baseado em coerência e ética com a sustentabilidade.
Morro dos Conventos, um Santuário Ecológico – Cidadãos engajados por uma justa causa conseguem impedir a construção de projeto imobiliário em área de restinga no Santuário Ecológico do Morro dos Conventos...


Contorno ou Desvio da BR-101 em Araranguá – Entidades lideradas pela ONGSN criam um movimento composto por 49 entidades para debater alternativa mais adequada a duplicação da rodovia, que resultou no Contorno de Araranguá...

Comitê de Bacias do Rio Araranguá – ONGSN inicia articulação com a AMESC, EPAGRI, FATMA, UNESC E CASAN para a criação do Comitê de Bacias em 2002 cuja primeira presidência foi ocupada por nós...

Plano Diretor Irregular – Prefeitura elabora projeto contemplando apenas o perímetro urbano e entidades conseguem anular exigindo abranger todo o território, seja urbano e rural.

Furacão Catarina em 2004 – Realizamos três Encontros sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas - EFAMuC, em 2005, 2009 e 2014.

Município de Araranguá concede Título de Cidadão Araranguaense ao ambientalista Tadêu Santos da ONGSN pela dedicação voluntária em prol do meio ambiente.

Poluição Sonora – Campanhas contra a poluição sonora foi iniciada em 2005, com significativos avanços para o bem estar da população araranguaense e da região...

Elaboração de estudos para a criação de Unidades de Conservação da AMESC quando coordenávamos o FDESC... 

Instalação da FAMA e COAMA – A ONGSN foi a primeira motivadora na formação de um grupo de entidades e cidadãos na elaboração das redações que vieram a ser oficializados pelo Poder Público Municipal... 

Fixação da Barra Foz do Rio Araranguá – Nosso engajamento no processo de licenciamento foi tão influente quanto antes e depois do processo ser arquivado...

Plano Diretor Mariano – Engajamento no processo, talvez com o maior índice de presenças em quase todas as reuniões e audiências públicas realizadas desde 2008...

LIVRO MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO, com um dos capítulos escrito pelos integrantes da ONGSN, foi lançado pela UNESC.

CONAMA: ONGSN foi eleita pela região Sul (PR,SC,RS) para os mandatos 2009/2012; 2012/2015; 2015/2018.

Participação em conselhos como no PARNA, no Interconselhos do PPA 2016/2018 e no COAMA do qual ocupamos a presidência tendo como vice o Prof. Assis e como secretário executivo o Prof. Baran.

Finalizando destacamos o honroso e significativo simbolismo do fato de sermos convidados pelo MPF a palestrar no auditório da UFSC, em Florianópolis, sobre a questão do licenciamento ambiental...



















Após apresentar o breve histórico da ONG Sócios da Natureza ONGSN, passei a exibir em formato PowerPoint PP um bem elaborado trabalho sobre reciclagem de plásticos, com ênfase no isopor, com dados e informações pertinentes à reciclagem no Brasil, elaborado e distribuído pela empresa Santa Luzia, de Braço do Norte, no sul de Canta Catarina, que pode ser acessado no link http://reciclagemdeisopor.blogspot.com.br/, ainda sem as figuras e tabelas que didaticamente ajudam a esclarecer os dados e informações.



Todo o descaso nacional aos princípios contidos da Lei 12.305/2010 que estabelece que todos os lixões do país devem ser desativados, pelo que se percebe não será atendido tão breve pelas prefeituras que gostam apenas de construir pontes e asfaltos, consequentemente, a biodiversidade dos ecossistemas serão cada vez mais degradados e aumentarão as ilhas de plásticos
e a mortandade de espécies marinhas que engolem plásticos como alimento, que acabam morrendo pela não digestão
, conforme artigo da Cristiane Liberato.
http://eugestor.com/editoriais/2014/06/plastico-o-perigo-para-os-oceanos/


CHICO, UM CATADOR DE LIXO TRATADO COM DESCASO!
O Chico, um catadar de lixo que recolhia papelão no Calçadão de Araranguá foi proibido pela prefeitura de ficar recolhendo porque não tinha alvará para colocar o seu carrinho de mão, digo, seu instrumento de trabalho. Isto a meu ver é prevalecimento e descaso para com a reciclagem individual ou cidadã pela atual administração municipal de Araranguá, que não tem coleta seletiva e nem aterro sanitário.
Se o Chico, pai de família, pobre, mas cidadão que paga impostos e que vota, não recolher o papelão, este material vai para os lixões impactando os ecossistemas do município ou da região. Ora, o que ele está fazendo é uma contribuição ao Estado e a União, retirando os materiais que não mais interessam ao consumo humano. O que fizeram com o Chico é revela a falta de sensibilidade ou sensatez para com o equilíbrio ecológico deste país.      

         


PRÓXIMOS TEMAS A SEREM ABORDADOS:

·        Imbróglio entre a UFSC e a UNISUL merece atenção do MEC, MPF e TCU.

·        
·        Nossos ensaios de imagens sobre Araranguá são bem vindos e elogiados. Obrigado!



·        Somos contra qualquer radicalismo ou extremismo da esquerda ou da direita ou da direita e da esquerda. Sacou!!!

·        O ‘’ALTO’’ PREÇO QUE SE PAGA PARA DEFENDER O MEIO AMBIENTE PODERÁ FICAR AINDA MAIS ‘’ALTO’’...!!!