08 junho, 2016

CIDADANIA AMBIENTAL ''ESPECIAL" DIA 08 DE JUNHO DE 2016


Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 08 de junho de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



TODO DIA É DIA DO MEIO AMBIENTE

Para nós da ONG Sócios da Natureza todos os dias são iguais na luta pela preservação ambiental conciliando com a qualidade de vida da população, que equacionados de forma sustentável mantém as nossas atuais necessidades, sem, no entanto comprometer o direito de sobrevivência das futuras gerações. Este desafio na busca pelo equilíbrio ecológico é muito difícil e complicado, pois muitos entendem que os recursos naturais precisam ser usados para promover geração de riquezas e empregos, de acordo com os parâmetros que regem o que se denomina de desenvolvimento. Ocorre que para haver desenvolvimento é preciso garantir o equilíbrio dos recursos naturais que são esgotáveis.

ADIADA A EXPOSIÇÃO NA ALESC

Não fossem alguns atropelos (relacionados a saúde e de ordem financeira) estaríamos expondo novamente na Galeria Ernesto Meyer Filho - ALESC, nesta primeira quinzena de junho, juntamente com o amigo Edi Balod, mostrando o desequilíbrio ecológico causado pelos resíduos sólidos ou lixo jogado nos ecossistemas fluviais e marinhos...

RECICLAGEM É O CANAL!!!

   A Santa Luzia - Rodapés e Acabamentos faz a diferença com a sustentável reciclagem de plásticos e isopor, reduzindo de forma exemplar o índice de resíduos sólidos (lixo) que causam tantos impactos ambientais aos ecossistemas dos biomas brasileiros!
OBS. Apoio qualquer operadora de reciclagem, seja cooperativada ou privada, pois no momento são as que estão cumprindo com os princípios e metas estabelecidas na legislação da PNRS nº 12.305/2010, que trata da adequada destinação dos resíduos sólidos. Considerando ainda que as prefeituras não cumprem e não irão investir em aterros sanitários adequados e grande parte da população ainda joga na natureza tudo aquilo que não mais interessa ao seu consumo.
Mais informações acesse o link abaixo:

AUDIENCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ

Participe da Audiência Pública do Plano Diretor de Araranguá que será realizada na terça (dia 07 de junho de 2016), nas dependências do hotel Morro dos Conventos.
Sem a ‘’participação popular’’, as diretrizes do Município de Araranguá, sejam urbanas urbanas ou rurais, tenderão a atender apenas interesses privados e as metas políticas traçadas pelo poder público!!!
Mais informações acesse o link abaixo:

PALESTRA ABORDA ENGAJAMENTO AMBIENTAL NO CÂMPUS ARARANGUÁ

O ativista, escritor e fotógrafo ambiental Tadêu Santos realiza palestra nesta terça-feira, dia 7, às 16h30, no Câmpus Araranguá do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC). A atividade, direcionada a alunos, servidores do IFSC e comunidade em geral, faz parte de um projeto de conscientização ambiental que será realizado no IFSC ao longo de 2016.
Tadêu Santos é coordenador geral da ONG Sócios da Natureza (ONGSN), da coordenação provisória da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
A palestra é organizada pelo Grupo de Trabalho Sustentabilidade do Câmus Araranguá, coordenado pelo servidor Patrick Luchtemberg. O GT segue as ações do Plano de Gestão e Logística Sustentável e da Coordenação de Sustentabilidade do IFSC. Ao longo de 2016, serão realizadas diversas atividades para sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância de racionalizar o consumo e adotar práticas como redução de consumo energético, reaproveitamento de água da chuva, compostagem, coleta seletiva de lixo, entre outras ações.
Serviço:
Palestra: Engajamento Ambiental, com Tadêu Santos
Dia 7 de junho, das 16h às 17h30
Local: Auditório IFSC (Av. XV de novembro, 61 - Araranguá)
https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-xpf1/v/t1.0-1/p32x32/12791098_947193632015632_2395112438485475356_n.jpg?oh=04bd242c1ba3c53c727d8053b75a993f&oe=57CE0ABF&__gda__=1472738068_b23fd3cb91c22fc2e9cf46ff73633cff
Mais informações acesse o link abaixo:

MUNDO CHEIO E DECRESCIMENTO

Muito oportuno este artigo o ‘’MUNDO CHEIO E DECRESCIMENTO’’ do especialista José Eustáquio Diniz Alves, pois provoca uma reflexão sobre a desordenada ocupação demográfica do planeta Terra, tema instigante e complexo sobre a superlotação de humanos no mundo, do qual vez ou outra abordo com imensa preocupação, quando o desequilíbrio do tudo poderá causar consequências irreversíveis! 
'“É triste pensar que a natureza fala e que o ser humano não a ouve”' Victor Hugo
'“Por mim ficaria contente se todos os prados do mundo ficassem em estado selvagem como consequência das iniciativas dos homens para se redimirem”'
Henry Thoreau

Mundo cheio e decrescimento, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
Publicado em junho 3, 2016 por Redação
Tags: crise ambiental, modelo de desenvolvimento, população
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppGoogle GmailYahoo MailPrintFriendlyCompartilhar
Mais informações acesse o link abaixo:


PARABÉNS A CONTATO INTERNET

Parabéns a ''Contato Internet'' pelas práticas ecologicamente corretas, que são adotadas cotidianamente na dinâmica operacional da empresa, mencionadas na matéria abaixo. Um belo exemplo a ser seguido, pois se cada um fizer a sua parte em relação aos ecossistemas que formam a nossa biodiversidade, um outro Mundo mais equilibrado e sustentável é possível!
Sempre lembramos que não basta apenas comemorar que o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas sim em todos os dias de nossas vidas, principalmente quando existe uma engajada sensibilização ambiental para com o uso dos recursos naturais, mantendo assim as nossas atuais necessidades e a garantia de sobrevivência das futuras gerações!!!
Mais informações acesse o link abaixo:

OBS. 
NA PRÓXIMA SEMANA ABORDAREMOS AS NOSSAS PARTICIPAÇÕES NOS MENCIONADOS EVENTOS.