10 junho, 2014

ARARANGUAENSE RECEBE PRÊMIO DE ''PROFISSIONAL DO ANO'' NA ÁREA DE CINEMA EM SANTA CATARINA e ERA UMA VEZ O RIO MÃE LUZIA...

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 10 de Junho de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!
‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

ARARANGUAENSE RECEBE PRÊMIO DE ''PROFISSIONAL DO ANO'' NA ÁREA DE CINEMA EM SANTA CATARINA.
O diretor de fotografia Marx Vamerlatti foi homenageado com o ‘’’Prêmio Profissional do Ano 2014’’’ concedido pelo SINTRACINE - Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina no encerramento do prestigiado festival de cinema FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, em sua décima oitava edição.
O araranguaense nascido em Praia Grande com formação florianopolitana é graduado no curso de Cinema e Audiovisual da Unisul campus Pedra Branca. Durante seus estudos realizou o documentário “Zé Perry no Campeche”, eleito melhor vídeo pelo júri popular no 6º Gramado Cine Vídeo em 2001.
 Somente neste primeiro semestre Marx Vamerlatti contabiliza mais dois longas-metragens em seu currículo. “É uma conquista gloriosa para um fotógrafo!”, relata o cineasta que possui extensa filmografia em sua carreira.
Em fevereiro deste ano fez a direção de fotografia do longa-metragem “O Amuleto”, do diretor paulista Jefferson De. O suspense é protagonizado pelas atrizes globais Bruna Linzmeyer (A Linda da novela Amor à Vida) e Maria Fernanda Cândido, com previsão de lançamento nos cinemas nacionais para outubro próximo (Conforme foto em anexo). Em abril realizou o longa-metragem “Xucro”, do diretor barriga-verde Chico Faganello (“Muamba”), que tem no elenco os atores Chico Diaz e Sandra Corveloni. 
OBS: O curta-metragem “O Tempo Que Leva”, da premiada diretora Cíntia Domit Bittar, é o primeiro trabalho em que Marx Vamerlatti, além de fotografar, participa como produtor associado juntamente com a atriz global Mayana Neiva, protagonista da obra (Conforme foto em anexo). A produção da Novelo Filmes tem percorrido diversos festivais de cinema como o 54º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias na Colômbia.
O diretor de fotografia tem se destacado por sua dedicação e competência em intensa atividade no mercado cinematográfico, realizando obras de significância sócio-cultural com premiados títulos. Para o segundo semestre surge a possibilidade de rodar o terceiro longa-metragem deste ano ainda em fase de pré-produção.

OBS. A Família Vamerlati Santos o parabeniza pela dedicada e exemplar trajetória profissional no mundo da Sétima Arte, que tanto nos encanta e fascina, como também agradece a todos os outros profissionais que compartilham com você este árduo, mas compensador trabalho de registrar/captar imagens!!! 


CONAMA DEBATE RESOLUÇÃO SOBRE EÓLICAS
1. De ordem da Excelentíssima Senhora Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, convoco Vossa Senhoria para participar da 56ª Reunião Extraordinária, a realizar-se no dia 10 de junho de 2014, das 09h às 18h, no Auditório nº 1, Edifício Sede do IBAMA, Setor de Clubes Esportivos Norte, Trecho 2, Brasília – DF.
2. Informo que na pauta da última Reunião Ordinária do Conselho, ocorrida em 28 de maio próximo passado, constavam na Ordem do Dia a Minuta Resolução sobre geração de energia eólica, tema da mais alta importância, além de outras 2 matérias deliberativas. Por falta de quorum, o processo de votação não pode ser finalizado...
OBS. Como já manifestei anteriormente esta não é a proposta de resolução que queríamos, mas é a que o setor privado e governamental quer para atender seus interesses. Nos quesitos para proteção de aves migratórias ou não e na instalação em Unidades de Conservação a redação não ficou satisfatória, porém como somos minoria na plenária de 108 cadeiras, dificilmente conseguiremos alterar, mas podemos declarar que houve avanços na elaboração do texto.  

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 
"Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONG Sócios da Natureza completa 34 anos. Parabéns pelas mais de três décadas de trabalho voluntário em prol de um meio ambiente equilibrado. Parabéns a todos que contribuíram e ainda contribuem com a missão da Sócios da Natureza, em especial meu pai, Tadeu Santos, pelo incansável empenho e determinação nas lutas pelo coletivo, com destaque a defesa do Rio Araranguá contra a poluição do carvão, a preservação do Morro dos Conventos, a luta contra a poluição sonora e a conquista do Entorno da Duplicação em Araranguá. E como Conselheiro do CONAMA trabalhando pelas questões ambientais nacionais. A trajetória da Sócios da Natureza foi objeto de estudo do meu Trabalho de Conclusão de Curso em 2004 e o movimento ambientalista do sul catarinense foi da minha dissertação de Mestrado em 2008, ambos na época foram estudos inéditos que me instigaram realizá-los pela sensibilidade de pessoas que apenas desejam viver num planeta mais sadio e, para isso, travam batalhas árduas, com mais derrotas do que vitórias, porém vitórias extremamente gratificantes e compensadoras." JULIANA VAMERLATI SANTOS

TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  Lançamento do livro ERA UMA VEZ O RIO MÃE LUZIA...
Ø  Flagrante histórico entre eólicas e térmicas
Ø  III EFAMuC avança...
Ø  O Contorno de Araranguá não é como queríamos...
Ø  Continua a discussão sobre o Conjunto Habitacional no Morro dos Conventos...
Índices de poluição sonora reduziram em Araranguá pela ação do 19º Batalhão da Polícia Militar.