27 abril, 2014

COAMA CONVIDA A PARTICIPAR DE REUNIÃO NO DIA 28

Como presidente do COAMA repasso este convite às Cidadãs/os a participar deste democrático momento do qual representantes da Prefeitura Municipal de Araranguá irão dirimir dúvidas, explanar e esclarecer dez pontos levantados por este conselho no final de 2013.

Morro Centenário em 26/04/2014
//////////////////////////////


O Presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA, no uso de suas atribuições,
convoca os senhores conselheiros a participarem da:
44ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Pauta da Reunião:
- Reunião com a participação dos Srs. Everton da Silva (Planejamento), Everson Casagrande (SAMAE), Alex Bianchin (SAMAE), Paulo Simon (FAMA) e Paulo Ricardo da Silva (Planejamento), com o objetivo de dirimir dúvidas e explanar sobre os assuntos questionados no Ofício n.º 011/2013 (listados abaixo), encaminhado ao Prefeito no final de ano passado, cuja presença foi confirmada pela chefe de gabinete, Sra. Mariléa Paulino.
1º Considerando que houve paralisação no processo do Plano Diretor de Araranguá e nas leis complementares, assim como a criação do inovador Conselho da Cidade.
2º Considerando que não se obteve mais notícias sobre o processo de licenciamento do projeto de fixação da foz/barra do Rio Araranguá.
3º Considerando a expectativa sobre o programa ''Cidades Sustentáveis’’ contidos no Plano de Governo e sugerindo a adesão ao Programa Nacional para Municípios Sustentáveis.
4º Considerando a estratégica continuidade do projeto de Coleta e Tratamento de Esgoto executado pelo SAMAE e sobre o Plano de Saneamento Básico...
5º Considerando a preocupação com a expansão urbana no entorno da Duplicação da BR-101, gostaríamos de saber sobre as negociações com o DNIT/MT sobre o trecho da Rodovia BR-101 que passará ao domínio do Município de Araranguá, considerando ainda que se trata de uma conquista da Sociedade Civil Organizada Araranguaense.
6º Considerando de extrema necessidade eco-turística saber qual a posição do Executivo mediante o projeto de transformação das APPs em Unidades de Conservação (UC) no Município de Araranguá, principalmente do Monumento Natural do Morro dos Conventos.
7º Considerando que o sucesso da CNMA foi a efetiva participação da sociedade civil e do setor privado da reciclagem, priorizando a exigência ao cumprimento do prazo pelos municípios para a implementação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, de acordo com a Lei 12.305/2010 (...e sobre a coleta de lixo?)
8º Considerando ser um conflito não apenas ambiental, mas um prejuízo social e econômico ao município, a população legitimamente representada no conselho quer a despoluição do Rio Araranguá e do sistema lagunar, baseado na Lei de Crimes Ambientais e na criação da FAMA.
9º Considerando ser uma área de interesse ecológico para o lazer e o abastecimento público da cidade, gostaríamos de saber o destino do Parque Açude Belinzoni e a área do banhado até a Av. XV de Novembro.
10º Considerando a Poluição Sonora como sendo a terceira mais prejudicial à saúde pública, de acordo com a OMS, solicitamos medidas urgentes para solucionar o conflito na área do perímetro urbano e gostaríamos de saber quais as tratativas com o MPF e a Polícia Militar sobre o conflito da invasão de veículos na praia do Morro dos Conventos (sendo que esta deve ser informada via e-mail aos conselheiros ainda este mês de dezembro de 2013).
A reunião realizar-se-á no dia: 28 de abril de 2014
SEGUNDA FEIRA -às 19:00 horas
Na sede administrativa do SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água
Entrada pela guarita à Av. Cel. João Fernandes
Desde já agradecemos antecipadamente.
Atenciosamente.
Luiz Leme - Secretário do COAMA