16 abril, 2014

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 15 de abril de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


CATITA, JÁ ESTAMOS COM SAUDADES!
Foto integrante da exposição
UM OUTRO OLHAR SOBRE ARARANGUÁ
            A cadela ou cachorra Catita até por volta de 2005 fazia o trajeto do Becker até o Centro, entre a Rodoviária e o Calçadão e por final estava indo direto para a locadora Vamerlattis onde sentava na porta como nossa guardiã e voltava calmamente para o seu cantinho na garage do Becker na Cidade Alta. Seus passeios foram interrompidos quando sofreu uma violenta agressão no Calçadão, que comprometeu uma das suas patas, quando então passou a ser adotada definitivamente e de forma extremamente carinhosa pelo Jairo e a Suzy Becker, onde viveu então, confortavelmente, seus últimos anos até a semana passada. A Catita não teve mais força para viver em decorrência de complicações de saúde conciliado a idade avançada, possivelmente tenha chegado aos 18 anos, que equivale quase 100 pela crença popular!
            A Catita assim como o Sorriso (que foi adotado pela Valma), fazem parte da história dos cães de rua ou vira-latas de Araranguá, tanto que foram matérias de jornais, postagens no Facebook, em blogs e no calendário de 12 anos da Associação Bom pra Bicho, sendo homenageada com o mês de julho com o tema 'Lealdade' (belas fotos da Flávia Sá), além de uma foto sua (em anexo) na exposição fotográfica UM OLHAR SOBRE ARARANGUÁ, na Galeria de Artes da ALESC, em Florianópolis, acervo que atualmente faz parte do Centro Cultural.
Um dia que marcou a nossa vivência com a saudosa Catita foi quando estouraram muitos fogos e ela se refugiou no banheiro da locadora e não queria mais sair, foi preciso muita paciência para convencê-la a sair para que pudéssemos fechar o estabelecimento!
            Tenho várias fotos do cotidiano de animais (cães e gatos) tanto que sempre que ia ou passava em frente ao Becker fazia um clique na Catita, do qual me lembrarei para sempre, pois cativou meu coração e deixará saudades em todos que a conheciam!
'''É entrando na mente e no coração do ser humano que conseguiremos fazê-lo compreender que o respeito pela vida passa, impreterivelmente, pelo respeito aos animais. Que a paz, tanto desejada, só será alcançada quando soubermos viver em harmonia com as criaturas deste planeta''' Extraído do calendário da Associação Bom pra bicho. 
OBS. A Associação Bom pra Bicho precisa de mais apoio financeiro e institucional para proporcionar mais proteção aos animais de rua (cães vira-latas), pois é de conhecimento público que é enorme a quantidade de cães abandonados em Araranguá, principalmente na temporada de verão.
OBS. A ONG Sócios da Natureza tem sido defensora de toda a fauna brasileira, seja doméstica ou silvestre, como a participação na polêmica votação da Resolução do CONAMA nº 457, que dispõe sobre o depósito e a guarda provisória de animais silvestres apreendidos ou resgatados pelos órgãos ambientais, como forma de evitar o criminoso tráfico e o maltrato... 
   

''ECO-CHATOS'' ou ECO-......
(Manifesto Público pelas constantes apelações contra o ambientalismo!!!)

            Aos que costumam esbravejar ''eco-chatos'' por qualquer incômodo individual ou por outros interesses pessoais, reflitam antes de ''acusar ou tentar denegrir'' quem se dedica voluntariamente pela preservação ambiental neste município, neste estado e neste glorioso país, do qual teve seu nome em homenagem ao pau Brasil, vegetação em extinção por não haver controle e preservação no castigado Bioma da Mata Atlântica...
            Se defender a integridade do Rio Araranguá, do Morro dos Conventos e área de entorno, do sistema lagunar, da poluição sonora e do ar, se defender o equilíbrio de todos os ecossistemas e uma melhor qualidade de vida para a população é ser ''Eco-Chato'', sendo todas estas ações de forma voluntária, então eu sou um ''Eco-Chato com muito orgulho''!!!
            Em nossa empreitada voluntária em alguns casos perdemos batalhas e em outros obtivemos avanços, mas certamente não cometemos erros em relação à defesa do equilíbrio da nossa biodiversidade, biodiversidade atualmente também defendida por cientistas e pela ONU! (...também defendida por oportunistas de plantão)
            Então, baseado em todas nossas missões socioambientais, prefiro esta definição ao invés de ser taxado ou visto como eco-omisso, eco-burro, eco-indiferente, eco-ignorante, eco-individualista ou cúmplice de degradação ambiental e de injustiças sociais e ambientais!       Percebo no discurso de muitos uma falta de sensibilidade ecológica, pois só enxergam seus interesses e objetivos pessoais. Mesmo tendo a disposição estas classificações que considero pejorativas, não as uso por uma questão de formação e, também, porque não acredito que insultos ou ofensas levam a construção de algo bom ao cidadão e ao coletivo!  
            Estas manifestações contra o ambientalismo, ora aborrece, ora diverte, porque quem as faz demonstra não ter argumentos fundamentados para contestar os alertas e as cobranças pelo cumprimento da legislação ambiental, pois se o Morro dos Conventos, por exemplo, ''não está como desejam'' não é culpa nossa, digo, dos ''eco-chatos'', mas da incompetência dos governantes que não implementam políticas públicas adequadas ao seu potencial eco-turístico ou porque os empreendedores não elaboram projetos de acordo com as normas da legislação ambiental.
            Ficar culpando os ''eco-chatos'' é muito fácil e cômodo! Difícil é defender o equilíbrio ou caminho do meio e do consenso, entre o radicalismo de um lado e o extremismo de outro!!!
''''Tenho todo respeito por quem discorda da gente, tanto que defendo veemente o direito da livre manifestação contestatória, desde que com classe, conhecimento e respeito!!!'''' 
Tadêu Santos

"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possam mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado!".
Margaret Mead, antropóloga.

PRÓXIMA EDIÇÃO:


1.      POLUIÇÃO SONORA: Ruídos de escapamentos de motos e som alto em carros é uma espécie de desobediência civil na maioria das vezes motivada pelo excesso de álcool e drogas!!! Tanto no perímetro central quanto nos bairros a coisa está ficando pesada! Contamos com a eficiência da Polícia Militar para acabar com esta permissividade que estes irresponsáveis pensam que tem e pelo que fazem!!! Conclui que este pessoal não deve gostar muito da população de Araranguá para ficar importunando e perturbando o seu sossego. 


Local secreto!?


Espinha de Nuvens!!!