23 julho, 2013

Cidadania Ambiental 23.07.2013: AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA NOVA APA DA BALEIA FRANCA E OUTRAS ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS NA REGIÃO COSTEIRA...


Cidadania Ambiental
Reunião do CONAPA da Baleia Franca em Garopaba

Araranguá – SC, 23 de julho de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA NOVA APA DA BALEIA FRANCA E OUTRAS ESPÉCIES MARINHAS AMEAÇADAS NA REGIÃO COSTEIRA...
Após Belo Monte se abre a possibilidade de Unidades de Conservação (UC) terem seus decretos alterados, daí estarmos em campanha para a ampliação territorial da APA da Baleia Franca até Torres/RS. Ou então criarmos uma nova APA na região costeira do sul de SC até o norte do RS como forma de proteger não apenas a vida marinha (baleias, golfinhos, botos, leões marinhos, pinguins, entre tantas outras espécies marinhas e a pesca predatória), mas também os frágeis ecossistemas deste pedaço da costa atlântica, enfatizando as dunas, restingas, Mata Atlântica, manguezais, incluindo ainda o maior sistema lagunar de água doce do estado de SC, intensamente ameaçado pela ação antrópica. Estamos buscando parcerias institucionais para acrescentar a solicitação, que será levada ao plenário do CONAPA BF propondo as alternativas como forma de buscar as mais adequadas orientações para as soluções às preocupações acima levantadas, que são emergentes sobre todos os aspectos.

PONTE DO DESVIO SERÁ A 3ª SOBRE O RIO ARARANGUÁ
Imagem registrada no início do mê de julho de 2013


A obra está avançando e a previsão é estar concluída no final deste ano, com possibilidade de inauguração do trecho de 07 km do desvio ou contorno da Duplicação de Araranguá no primeiro trimestre de 2014, possivelmente com a presença da presidente Dilma. A ponte entre o enorme elevado do desvio e o viaduto sobre a SC-490, se acrescentado o elevado do Maracajá formam a maior obra da BR-101, simbolizando ainda uma das maiores conquistas da sociedade civil organizada araranguaense!

BURACOS E CARRETAS NAS VIAS PÚBLICAS
BITREM sobre a ponte da Barranca

Concordo que existem muitos buracos nas vias públicas de Araranguá, porém a culpa não é do atual prefeito, mas das administrações anteriores pelo desgaste natural do material, que muitas vezes não é utilizado de forma correta ou não é de qualidade. A manutenção mantém as pistas conservadas por mais tempo e adoção de sistemas preventivos é determinante, não permitindo, por exemplo, o trânsito de cargas pesadas em vias que não tenham capacidade de suportar. É frequente se observar carretas com 40 mil toneladas circulando no perímetro central da cidade, apenas por capricho ou conforto do motorista que reside em algum bairro, que se devidamente orientado deveria deixá-la em um posto às margens da BR-01 ou em ''porto seco''.






DIVAS E GALÃS DO CINEMA
Para os mais jovens isto é uma fita celuloide de Cinema...


No início da semana postei as nove Divas do Cinema que mais me impressionaram pela beleza, talento e sensualidade, no entanto alguns amigos reclamaram da ausência de outras Divas imediatamente postadas por eles, quando concordei, porém não existe espaço para relacionar todas, então é preciso coragem para selecionar.
A Sétima Arte foi, é e será eternamente atraente pela beleza, charme e sensualidade das divas, como Marylin Monroe, Ava Gardner, Brigitte Bardot, Carré Otis, Nastassja Kinski, Sônia Braga, Emmanuelle Béart, Mia Maestro, bem a lista é muito extensa, mas concluo com a não tão conhecida italiana Anna Falchi. Assim a homenagem vai para as outras milhares de mulheres que atuam no cinema, pois são todas belas e maravilhosas!
Dos Galãs do Cinema, selecionei nove que considero feras nascidos antes de 1935, mas concordo que existem outros do tempo que se fazia cinema de verdade... Marlon Brando, Paul Newman, Steve McQueen, Alain Delon, Marcelo Mastroniani, Sean Connery, Clint Eastwood, Warren Beaty, Robert Redford. Poderia ter citado os atores que atuavam na música, como Elvis Presley, Frank Sinatra e Ives Montand, mas....


NÓS NÃO SABEMOS JOGAR FUTEBOL, MAS SABEMOS CHUTAR, OU SEJA, ENCOSTAR O PÉ NA BOLA!!!
Vou tentar descrever uma posição nem tanto pessoal, pois simboliza a frustração e indignação de um coletivo utilizando um exemplo que vi em um filme não lembro mais qual, mas que era mais ou menos assim:
Havia um time de futebol não sei em que cidade ou em que país, pois nem sei ao certo se era futebol, pois poderia ser vôlei ou basquete, mas era um time esportivo coletivo tipo futebol, no tempo que era de espírito coletivo de verdade e na raça e não mercantilista como o é hoje a maioria dos times de futebol. Não ganhavam campeonatos, muito menos títulos e então sequer jogos, mas continuavam sempre na disputa, pois de certa forma abraçaram aquela justa e abençoada causa de que o importante era competir e com esta lógica tinham o apoio de grande parte da torcida!
Contas a pagar, indenizações, processos judiciais, ameaças, entre tantas outras incongruências, imprevisíveis decepções e sonhos frustrados mantinham a equipe ativa e na expectativa que um dia suas táticas futebolistas dariam resultado e passariam então a ter o apoio de toda a torcida local e quem sabe até regional, pois o time jogava justo e bonito, além de ser honesto e corajoso!
Um dia, não lembro mais surgiram outros times no pedaço e outro dia escrevo mais um pouco...

ARARANGUÁ, UMA CIDADE BOA DE SE VIVER!!!
Araranguá é definitivamente uma cidade boa de se viver, localizada entre duas capitais, acesso rodoviário facilitado (ficará melhor quando tiver o ferroviário), com as quatro estações do ano definidas, com um baixo índice de desemprego, mesmo não sendo um município contemplado com geração de divisas ecologicamente corretas. O aspecto segurança ainda é preocupante, o social está evoluindo aquém do desejado, mas está avançando, a educação é a grande expectativa para o desenvolvimento sustentável, ordenado e equilibrado. Todavia poderia ser ainda melhor se algumas deficiências fossem urgentemente solucionadas, como por exemplo, a poluição do Rio Araranguá e a baderna sonora, que tanto incômodo causa a população, mesmo com a elogiável atuação da Polícia Militar.
Centro de Araranguá 
Periodicamente faço esta declaração, agora porque comemoro 29 anos de vivência neste encantador município que me acolheu (sendo que 15 anos foram uma revolucionária passagem por Floripa e 18 em Praia Grande, orgulhosamente minha terra natal!!!).
FOZ OU BARRA DO RIO ARARANGUÁ NO SUL DE SC.





IMPORTANTE, MUITO IMPORTANTE!!!

NA PRÓXIMA EDIÇÃO PUBLICAREMOS O RELATO COMPLETO SOBRE O DEBATE OCORRIDO NA ASSEMBLEIA DO COMITÊ ARARANGUÁ (CGBHRA) SOBRE O PROJETO DA BARRAGEM DO RIO DO SALTO, EM TIMBÉ DO SUL/SC.


O MEU ANIVERSÁRIO, 22 DE JULHO, PASSA A SER CONSIDERADO O ''DIA MUNDIAL DA MINERAÇÃO''