19 julho, 2013

Cidadania Ambiental 16/07/13: UM NOVO EIA-RIMA PARA A BARRAGEM RIO DO SALTO; ENTREVISTA A FORMANDOS DA UFSC E O DESENHO DE UMA CIDADE...

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 16 de julho de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO  e no site da CONTATO)

NOVO EIA-RIMA PARA O PROJETO DA BARRAGEM RIO DO SALTO Parte I
Atendendo a solicitação da ONG Sócios da Natureza, a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA) convidou técnicos da CASAN de Florianópolis a apresentarem a atual situação do processo de licenciamento ambiental do projeto da barragem do Rio do Salto, a ser construída na localidade rural de Areia Branca, no município de Timbé do Sul/SC.
Registra-se que apenas tomamos conhecimento por uma casualidade de encontrar técnicos da CASAN em um restaurante da rodovia BR-101, que ao questionarmos a situação do referido projeto, informaram da elaboração de um novo EIA-RIMA para a proposta do empreendimento, conforme ''power point'' em anexo apresentado na Assembleia do CGBHRA, no dia 11/07/2013, em Araranguá.
Após a apresentação por três técnicos, sendo que o primeiro ressaltou a necessidade da obra para a segurança hídrica da bacia e os benefícios aos usuários, o segundo abordou os aspectos ambientais mencionando as exigências do MPF e o terceiro da área jurídica sobre o conflito com as indenizações.
OBS. NA PRÓXIMA EDIÇÃO DESCREVEREMOS A 2ª PARTE QUANDO ENTÃO HOUVE UM CALOROSO DEBATE!

ENTREVISTA A FORMANDOS DA UFSC / CAMPUS FLORIANÓPOLIS
Em um agradável bate papo ocorrido durante o almoço do dia 09/07/13 concedi entrevista a Mariana Dall'Orto Mello Rodrigues (Mudanças Climáticas) e ao Luan Harder Gonsalves (Serviços Ambientais), registrando que a doutoranda Sung Lin acompanhou e contribuiu atentamente com as conversações. Abaixo transcrevo seus respectivos comentários e aguardarei a finalização dos seus trabalhos para divulgar partes que tocam as minhas opiniões e concepções  manifestadas durante quase três horas de uma produtiva conversação.

Mariana Dall'Orto Mello Rodrigues ''''O meu trabalho trata do estudo de ''''Políticas Públicas Locais para adaptação às mudanças climáticas'''', meu objetivo geral é esboçar uma ''Política Pública de adaptação às mudanças no clima para a bacia do rio Araranguá'', seguindo uma metodologia que chamamos de construção do Espírito da Lei. Para isso estou fazendo um levantamento (que chamamos de Economia de Experiência) de outras cidades do Brasil e do mundo que implementaram políticas públicas que tratam da mudança no clima e quais as contribuições que podemos tirar para uma política pública de Araranguá. Além disso, estou fazendo um estudo da Política Nacional de Mudança no Clima, para construir o espírito dessa lei e a integração dela com as outras políticas públicas que tratam do meio ambiente''''

Luan Harder Gonsalves ''''O trabalho intitulado PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO A EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ/SC insere-se no âmbito do Projeto Adaptação e Vulnerabilidade a Extremos Climáticos nas Américas - VACEA, junto a International Research Initiative on Adaptation to Climate Change – IRIACC, o qual busca compreender a vulnerabilidade climática de comunidades rurais nos 5 países integrantes: Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Colômbia.
O perigo foi compreendido através de um levantamento histórico dos desastres naturais ocorridos, e a vulnerabilidade por meio da caracterização das dimensões social, econômica e ambiental da bacia, bem como da capacidade de adaptação. Com base no estudo do risco identificaram-se iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no âmbito global, nacional e regional com potencialidades para contribuir com a capacidade adaptativa da bacia. Por fim, com o intuito de tornar público a contribuição deste estudo à esfera local, estes resultados foram sintetizados em uma cartilha, denominada Banco de Boas Práticas de Adaptação a Eventos Climáticos Extremos na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá''''.

 ALÔ PREFEITURA, QUEREMOS, VOLUNTARIAMENTE, CONTRIBUIR!!!
O DESENHO DE UMA CIDADE - Parte I
            Para se conservar a beleza do desenho de uma cidade existem princípios básicos que determinam tarefas simples como manter limpas as vias públicas, ou seja, é o mínimo para cumprir o dever de casa para qualquer administração municipal deste país!
            No entanto para que esta tarefa seja exercida com eficácia se faz necessário mudanças comportamentais da população e rotineiras de atitudes de servidores públicos, como parar de jogar lixo no chão e passar a jogar apenas em lixeiras e para isto ocorrer é preciso a realização de campanhas com programas de educação não apenas ambiental, mas de civilidade, como também a implementação de lixeiras em pontos estratégicos nas vias públicas.
            O lixo jogado no chão é levado pela chuva para galerias pluviais que o despeja no rio que por sua vez chega ao mar, causando a morte de milhões de espécies marinhas que confundem uma garrafa de plástico como alimento, por exemplo, entulhando seus intestinos sem a digestão natural ou obstruindo o aparelho digestivo.

TEMAS QUE DEVERÃO SER PUBLICADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  UMA OUTRA IMPORTANTÍSSIMA ENTREVISTA EM ANDAMENTO,
agora com a consultura Katiuscia Wilhelm Kangerski contratada pela SDS/DRHI para elaborar um ''Diagnóstico objetivando o fortalecimento dos comitês de bacias'' atendendo como ação de um ''Programa que trata do funcionamento e a organização institucional dos 14 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Santa Catarina''

Ø  PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ,

quem está seguindo as diretrizes do Plano Diretor na Cidade das Avenidas, uma das pioneiras no Estado a traçar suas vias públicas de forma planejada desde 1890,
o questionamento se justifica porque em recente período da história houveram alguns empreendedores que não seguiram as futuristas orientações do Mesquita?

Ø  UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR,
é se Araranguá e região sul de SC estarão preparadas para uma fortíssima recessão econômica que ameaça o país?

Ø  AS MAIS BELAS MULHERES DO MUNDO,
não são aquelas que a gente pensa que são, porque na verdade todas as mulheres do mundo são belas por natureza!!!

Ø  CARTA AO PREFEITO JÁ ESTÁ SAINDO DO FORNO,
pois como é de hábito nos últimos três mandatos da administração municipal (ou nos últimos 12 anos) tenho enviado como cidadão o documento ''CARTA AO PREFEITO'' contendo 10 páginas com sugestões, críticas construtivas e outras pertinentes ponderações de cunho socioambiental!

Ø  ARARANGUÁ, UMA CIDADE BOA DE SE VIVER,
tanto que na próxima semana homenagearei duas datas memoráveis...