14 fevereiro, 2012

RESÍDUOS SÓLIDOS NO IF-SC; RIO ARARANGUÁ MUDA DE COR; PRESIDÊNCIA DA AMESC; VIOLÊNCIA NOS CTG; JUIZ JÚLIO C MELO; DISSERTAÇÃO ABORDA DESVIO DE ARARANGUÁ...entre outras inquietações socioambientais!!!


Cidadania Ambiental
 AraranguáSC, 14 de fevereiro de 2012.
                    (48 / 9985.0053 TIM)   

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens é uma atitude ecologicamente correta!

 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



OBS. NÃO É PERMITIDA O USO DAS FOTOS SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR.




RESÍDUOS SÓLIDOS É DEBATIDO NO IF-SC DE ARARANGUÁ
Assis Castilhos no IF-SC - TS2012
A convite do professor Assis Castilhos participamos no dia 09/02/2012 (eu representando a ONG Sócios da Natureza e o Paulo Simon a FAMA), de uma produtiva reunião no IF-SC depois de assistirmos uma breve apresentação da Semana Pedagógica aos servidores da instituição, onde o professor propôs um brilhante planejamento objetivando a educação ambiental com ações específicas e monitoramento, baseado em seu amplo conhecimento na área ambiental, principalmente de resíduos sólidos. Na reunião comentamos da elaboração do MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ pela Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA, uma espécie de inventário e diagnóstico orientador objetivando um maior conhecimento sobre a biodiversidade do município, tanto para fins de pesquisa quanto de fonte para confecção de projetos. Em uma próxima reunião se debaterá possíveis parcerias na elaboração de planos para Araranguá e região, principalmente sobre resíduos sólidos com abordagens técnicas como coleta, manejo, classificação e identificação.
Rio Araranguá com a característica cor da argila em suspensão, ou seja, barro TS2012 


RIO ARARANGUÁ FICA MARROM (ou amarelado) NOVAMENTE
No dia 08 de fevereiro de 2012 o Rio Araranguá novamente amanheceu com uma cor fortemente amarronzada, ou seja, cor de barro ou tecnicamente falando, a água que corria em seu leito estava com grande quantidade de argila em suspensão, conforme fotos em anexo. Desta vez junto com o técnico Luiz Leme da FAMA fomos verificar de que lado vinha a causa, se do sul ou do norte da Bacia do Rio Araranguá, e constatamos que vinha do sul pelo Rio Itoupava por alguma intensa chuva em seus formadores a montante, que não é época dos rizicultores trabalharem com as canjas de arroz.





PLANO DIRETOR CONCLUI POLUIÇÃO SONORA
Jantar posse presidente da AMESC
No dia 09/02 concluímos o debate para a elaboração da minuta sobre poluição sonora
OBS. Depois juntamente com o secretário Leonardo Tiscoski fomos no jantar comemorativo de mudança da presidência da AMESC, onde o prefeito Mariano Mazzuco passou o cargo ao prefeito Marcos Leone do Ermo, conforme foto em anexo.
Comentei com presidente Marquinhos nossa preocupação com o futuro da AMESC, como da necessidade de se discutir a elaboração de um PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO DA AMESC através do FDESC, primeiro porque nossa região tem potencialidades naturais únicas e magníficas que não permitem ser uma das mais pobres economicamente do Estado de Santa Catarina.


FAMA VISITA A FATMA DE CRICIÚMA
No dia 10/02 acompanhei o Superintendente Paulo Simon à FATMA em Criciúma onde encontramos os camaradas Adhyles Bortot e Jairo Viana, que prestaram relevantes informações acerca de licenciamento e fiscalização.
Adhyles Bortot e Paulo Simon TS2012
Sede da FAMA - TS2012
                                                         
VIOLÊNCIA NOS CTG
Parabéns a iniciativa dos protetores de animais de Vacaria/RS (o maior CTG do Brasil), que com o apoio do Ministério Público Estadual/MPE passaram a fiscalizar as apresentações que envolvem animais, como a gineteada, por exemplo, que para fazer o animal correr e pular utilizam ‘’meios violentos’’ para provocar o máximo de dor no boi ou no cavalo. Somos admiradores das tradições gaúchas saudáveis, mas esta barbárie com os animais precisa acabar nos rodeios que se espalharam por todo o país, da mesma forma que a violência contra o boi em alguns municípios de SC, uma idiota ‘’farra humana’’ sem graça, que promove tanto com as gineteadas quanto com as touradas, sacrifício e dor aos animais, ou seja, tem o mesmo significado das caçadas, divertir o homem, apenas as armas utilizadas é que são diferentes!!!



Construção de ponte sobre o rio Araranguá ligando o centro com a rodovia BR-101  via Barranca TS2012
Construção ponte sobre o Rio Araranguá entre o Centro e a Barranca como uma espécie de acesso norte à duplicação da BR-101.





DR. JÚLIO C MELO NO CNJ
                                                    Uma brilhante celebridade de Florianópolis que passou pela magistratura da Comarca de Araranguá por vários anos está ocupando o cargo de Juiz auxiliar na Corregedoria do CNJ em Brasília. Nas eleições de 2004 o Dr. Júlio atendeu a nossa reivindicação de criar uma área que não fosse permitida a propaganda sonora de campanha política, no qual incumbiu a Polícia Militar e a ONG Sócios da Natureza de elaborar um mapa constando a localização dos órgãos públicos, colégios, igrejas e casas de saúde, resultando assim na inviabilização no perímetro urbano central de qualquer veículo circular com propaganda política. Tenho a honra de declarar estar junto no mesmo time de premiados com o título de Cidadão Araranguaense
         


A MEDIOCRIDADE, O BAIXO QI E A FALTA DE CLASSE...
                                                   Outro dia a mediocridade nos surpreendeu quando alguém comentou a nossa postagem sobre poluição sonora em uma rede social, tentando mal educadamente ironizar nossa voluntária campanha de busca de mais qualidade de vida a população. A pessoa possivelmente não tenha lido o texto na íntegra, apenas a chamada contra a baderna sonora, pois demonstra falta de classe taxando de ‘’chatos e mal humorados’’ quem não gosta de barulho, ruído, baderna, algazarra, falta de respeito com os demais e de drogas, pois são destas idiotices que as pessoas sensatas estão reclamando para as autoridades policiais e para a ONGSN, motivo da nossa revolta manifestada na carta. Todo mundo gosta de escutar música, de ir ao cinema, ao teatro, a uma boate, ao um bar, ao um show musical e a festas, isto faz parte das nossas vidas, porém tem limites que são toleráveis, enquanto que existem outros que abusam e é justamente destes que reclamamos, dos exageros...     



TRÊS AÇÕES DIFERENTES QUE MERECEM ELOGIOS:

  
PARABÉNS A IMPLANTAÇÃO DAS LIXEIRAS ESPALHADAS
EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE,
IDEALIZADAS PELO ROGÉRIO PESSI –
UM ATIVO AGRICULTOR (COM CURSO SUPERIOR)
QUE ADMINISTRA EFICAZMENTE A
SECRETARIA DA AGRICULTURA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ.
Lixeira na FAMA
Jairo Viana defendendo as árvores urbanas de Criciúma TS2012
Ø       O CONFLITO RESULTANTE DA MUTILAÇÃO DAS ÁRVORES NATIVAS NO CENTRO DE CRICIÚMA JÁ RENDEU MILHARES DE MANIFESTAÇÕES NO FACEBOOK. NEM A FATMA, NEM A POLÍCIA AMBIENTAL E NEM O MPE SE MANIFESTARAM ACERCA DA CRIMINOSA AÇÃO DA PREFEITURA, QUE EXECUTA A MACRODRENAGEM DO RIO CRICIÚMA DA MESMA FORMA QUE O ASSASSINARAM, OU SEJA, COM MUITO CONCRETO, MUITO MESMO, SEM PLANTAR UMA ÁRVORE! UM ABSURDO!!!



Ø            DISSERTAÇÃO ‘’DA RODOVIA DA MORTE AO DESVIO PELA VIDA’’ SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR-101 COM ENFOQUE NO DESVIO / CONTORNO DE ARARANGUÁ, DO HISTORIADOR DANIEL ALVES BRONSTUP SERÁ APRESENTADA EM FEVEREIRO NA UDESC.



                        


Ø    ALGUNS CIDADÃOS QUE VIVEM NESTE PLANETA (ÚNICO QUE TEM VIDA... ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO), CONTINUAM:

JOGAR NO CHÃO, NAS CALÇADAS E NAS RUAS O QUE NÃO MAIS INTERESSA A SEU CONSUMO...

FAZER BARULHO / BADERNA POR DIVERSÃO SEM SE PREOCUPAR COM OS OUTROS...

MALTRATAR ANIMAIS DOMÉSTICOS E CAÇAR OS SILVESTRES...

CORTAR UMA ÁRVORE POR MÊS PRA NINGUÉM NOTAR O DESMATAMENTO...

PRATICAR CORRUPÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...

A SE ACHAREM TEIMOSAMENTE DONOS DA VERDADE, CAUSANDO INTRIGAS E GUERRAS...

ESVAZIAR BACIAS DE DECANTAÇÃO DAS MINAS DE CARVÃO NA CALADA DA NOITE COMO FORMA DE REDUZIR O CUSTO DA MANUTENÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL...

A FOMENTAR A VIOLÊNCIA ENTRE HUMANOS SOB DIVERSAS FORMAS...


Fotos tadeusantos 
(com exceção do jantar em P&B )