17 maio, 2011

O CÓDIGO FLORESTAL E AS NOSSAS VIDAS; REINADO E DITADURA PRA MIM É A MESMA COISA!!!

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 17 de maio de 2011

(48/ 9985 0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



O CÓDIGO FLORESTAL E AS NOSSAS VIDAS.

Tem a história da moça da cidade que casou com um próspero agricultor, porém como tinha medo de cobra e nojo de sapo pediu ao marido que exterminasse com todos. O apaixonado marido atendeu ao pedido da amada. No ano seguinte a produção da sua lavoura começou a declinar em decorrência da imensa quantidade de pragas que dizimavam com o cultivo e comprometiam a colheita, pois o agricultor levado pelo canto da sereia quebrou a cadeia reprodutiva das espécies a partir de microorganismos que garantiam a sua produção com a polinização, por exemplo. A proposta de alteração do atual Código Florestal poderá quebrar esta cadeia em todos os biomas brasileiros. A comunidade científica SBPC e própria EMBRAPA consideram que a produção agrícola do Brasil pode ser desenvolvida nas áreas já desmatadas. Os legítimos representantes da agricultura familiar defendem a existência da mata ciliar e das vegetações nativas em encostas. Não existe nenhum conflito entre o agricultor que produz a nossa alimentação e o ambientalista que defende que seja saudável.


OSAMA BIN LADEN é, sem dúvida alguma, um dos maiores terroristas sanguinários da história da humanidade, se igualando a Hitler, Sadan Hussen, George Bush, Idi Amin Dada, Stalin e a política de domínio global dos EUA, com mais de 150 quartéis militares e CIA espalhados pelo mundo. Osama Bin Laden deveria ser julgado e condenado a prisão perpétua, para sofrer pela morte de milhares de vidas humanas causadas com seus violentos atos. Já um irlandês adepto a violência, vociferou que deveriam amputar seus principais membros como vingança. Esta informação de que jogaram no mar não é muito convincente, afinal, então, deram um honroso funeral marinho ao bandido. A teimosia de não mostrar a foto do elemento só pode ser coisa de americano pra manter atenção da mídia mundial.


NOTA EXTRAÍDA DA COLUNA DA KAREM SUYAN

HÁ MAIS DE 10 DIAS ESTÃO ESTOURANDO VÁRIOS ROJÕES DIARIAMENTE EM ARARANGUÁ. Assustando crianças, idosos, doentes, cãezinhos, passarinhos e demais animais (mas só os que têm coração); atrapalhando a aula das escolas do centro; perturbando a paz e o silêncio a que todos têm direito, de dia e de noite, e pior - usando Nossa Senhora como desculpa. EM VIRTUDE DA FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS esta ignorância está acontecendo no município com o objetivo de...? Qual seria mesmo o motivo para usar uma prática tão abusiva, invasora e inconveniente numa comemoração de amor e louvor à grande Mãe de Jesus? Não sei responder, por que não compreendo. Só posso dizer que com todas as pessoas com quem falei nestes últimos dias em Araranguá, foi unânime a opinião de que esta parte da comemoração é totalmente dispensável. ATÉ POR QUE CONVENHAMOS... Nossa Senhora jamais compactuaria com uma ação que fosse ilegal, fizesse mal ou assustasse principalmente os mais frágeis, e que servisse somente à arrogância e exibição do homem.

OBS.I. Sugerimos para ocasiões especiais o uso dos fogos de artifício com fechos de luzes, porém sem barulho, em vez dos inconvenientes, assustadores e perigosos rojões.

OBS.II. Benditos são aqueles que se lembram da Santinha, das Mães, dos Pais, do nascimento de Cristo, das Crianças e dos Idosos, como também dos namorados o ano inteiro, sem precisar recorrer a presentes apenas no dia comemorativo.


REINADO E DITADURA PRA MIM É A MESMA COISA!!!

Na Antiguidade, não sei precisar qual época, os guerreiros mais poderosos utilizavam suas forças com violência e tirania para manter o poder a qualquer custo, daí originaram os reinados com muita riqueza explorada e roubada, digo ‘’ditaduras monárquicas’’ que alguns povos ainda acreditam na história do sangue azul, percebido facilmente nas veias das branquelas da dita nobreza. Que me desculpem os adoradores de reis e rainhas, mas esta é uma das verdadeiras palhaçadas que precisam acabar neste planeta.


16 DE JUNHO PRÓXIMO SERÁ A 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A APRESENTAÇÃO DO EIA-RIMA DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ

O processo de licenciamento junto ao IBAMA está avançando tanto que haverá a audiência pública para a apresentação do EIA-RIMA. A obra da fixação da foz com a construção de uma barragem no curso d’água e enormes molhes mar adentro estão gerando polêmica, o que é normal quando se trata de empreendimentos com grandes impactos sociais e ambientais. O EIA poderá apontar duas alternativas de localização, podendo ser no início da curva do rio onde houve várias tentativas de abertura ou então próximo a Ilhas. Outro conflito será o acesso aos molhes!!! Como a finalidade do recurso é para projetos de drenagem/hidráulica, poderão os técnicos apontar mais ao sul, porém para outros aspectos como a pesca, a agricultura e o turismo, a opção mais adequada é ao norte seguindo a própria opção da natureza que atende o curso das águas no sentido horário, por exemplo. Vamos aguardar!


BARULHO x SOM ALTO x VIOLÊNCIA x DROGAS

Se não houver repressão sobre a poluição sonora a baderna será generalizada. Não teremos mais silêncio, pois os jovens ao saírem de carro irão impor seu gosto musical (sic!!!) na marra pra toda população ouvir e descargas serão retiradas de veículos e motos para parecer ruído de competição nas vias públicas. Esta desobediência civil gera violência, pânico, medo e fomenta o uso de drogas. Se duvidar disto, peça para algum deles baixar o som pra ver o que acontece! Porém, não recomendamos fazer tal ação.


PRÓXIMOS ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS:


Ø Notícia boa: PLANO DIRETOR DEBATE ÚLTIMOS PONTOS POLÊMICOS PARA ENVIAR A PROCURADORIA DO MUNICÍPIO. A ONGSN PROTOCOLOU DOCUMENTO SUGERINDO A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO GRÊMIO FRONTEIRA ANTES DE ENVIAR O PROJETO AO LEGISLATIVO.

Ø Notícia boa: PARTICIPAMOS NA SEMANA PASSADA DE UMA REUNIÃO NA 22ª SDR PARA TRATAR DA CANDIDATURA DA REGIÃO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ‘’GEOPARQUE’’ NA EXIGENTE UNESCO. AINDA CONVERSAREMOS A RESPEITO DO RELEVANTE TEMA QUE BEM ARTICULADO TEM CONDIÇÕES DE SER APROVADO PELAS RIQUEZAS GEOLÓGICAS REGIONAIS.



--------------------------------------------------------------------------------