11 maio, 2011

A BIOSFERA E O ABSERVATÓRIO DO CLIMA EM ARARANGUÁ - EPICENTRO DO FURACÃO CATARINA

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de maio de 2011

(48 / 9985 0053)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá

e Região Sul de Santa Catarina. www.tadeusantos.blogspot.com



A FORÇA DAS ÁGUAS DO RIO ARARANGUÁ ABRIRAM UMA SEGUNDA FOZ/BARRA 1 KM ANTES DA ATUAL, PRÓXIMO DE ILHAS, SEM A OCORRÊNCIA DE CHEIAS. UM FENÔMENO INÉDITO QUE OCORRE APENAS UMA OU DUAS VEZES NUM SÉCULO. UM FATO QUE DEVE SER AVALIADO PELA EQUIPE TÉCNICA DO EIA E REFLETIDO PELA SABEDORIA POPULAR, PRINCIPALMENTE DOS PESCADORES!



A BIOSFERA E O OBSERVATÓRIO DO CLIMA DE ARARANGUÁ – MUNICÍPIO EPICENTRO DO FURACÃO CATARINA.

Reuniões e articulações estão acontecendo para que num futuro bem próximo a região do extremo sul de SC possa merecer a implantação de um ‘’Observatório do Clima’’ interligado com um curso de graduação e especialização em ‘’Mudanças Climáticas’’ na UFSC e/ou IFSC de Araranguá, tendo uma simbólica biosfera instalada na parte superior do Morro dos Conventos, já que no local estão as mais belas dunas eólicas do sul e onde ocorreu um fenômeno que quebrou um “acordo” da natureza que não permitia que as areias tocassem nas falésias, porém o furacão Catarina não respeitou o espaço físico e jogou areia nas milenares rochas do Morro dos Conventos. A foto ao lado foi inspiradora para o coordenador do projeto TSGA I (já concluído com as estações meteorológicas) e do IRIACC em andamento.


A AUSÊNCIA DE FERROVIAS NESTE PAÍS É UMA COMPROVADA DEMONSTRAÇÃO DA FALTA DE INTELIGÊNCIA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES DOS TÉCNICOS E POLÍTICOS GOVERNANTES, ATRELADOS AOS INTERESSES DAS MULTINACIONAIS QUE LUCRAM COM RODOVIAS (E DAS FUNERÁRIAS TAMBÉM!!!) obs. DNIT RECONHECE QUE A BR-101 É A RODOVIA MAIS VIOLENTA DO BRASIL.


CASO DA OCUPAÇÃO DO SOLO E DA EXPANSÃO URBANA DO MORRO DOS CONVENTOS, SEU ENTORNO E O ORDENADO DESENVOLVIMENTO.

O Procurador Geral do Município de Araranguá, advogado Luciano Almeida, ao concluir sua fala acerca da representação do Conselho Municipal de Educação na 16ª AP do PD, quando sabiamente alertou para que a minuta do Projeto de Lei fosse mais enxuta e objetiva nas diretrizes que nortearão o Plano Diretor de Araranguá atendendo aos princípios da Constituição, enfatizou como cidadão araranguaense sua preocupação com o banhado da XV e o açude Belinzoni no centro do perímetro urbano de Araranguá e o Morro dos Conventos. A participação do mesmo como cidadão nas reuniões seria uma significativa contribuição para orientar o grupo nos aspectos jurídicos, pois justamente os pontos que apontou são os mais conflitantes de todo o município.

OBS. Estamos ao mesmo tempo tentando buscar alternativas de cunho sustentável para o adequado uso e expansão urbana do Morro dos Conventos, conversando com segmentos que demonstram preocupação com o futuro do balneário e entorno. Proprietários querem definição para segurança jurídica do uso de suas propriedades e segmentos da sociedade defendem a preservação ambiental. Qualquer decisão que venha ser tomada, certamente deverá agradar alguns e revoltar outros, pois não existe mágica que contente a todas as aspirações sobre o que se pode e se deve fazer no Morro dos Conventos.


OBS. NO SÁBADO PELA MANHÃ DO DIA 07 DE MAIO, HAVIA MAIS DE 30 CARROS DE PROPAGANDA SONORA NO CENTRO DE ARARANGUÁ. ‘’UMA BELEZA, TODO MUNDO APLAUDIA, POIS ADORAVA O LIXO SONORO EM SEUS OUVIDOS, COMPLEMENTADO PELOS AGRADÁVEIS SONS AUTOMOTIVOS QUE TAMBÉM CIRCULAVAM POSSIVELMENTE EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES’’.



DESOBEDIÊNCIA CIVIL NO TRÂNSITO

Verdadeiros criminosos continuam a transgredir a legislação neste país e aqui em Araranguá não poderia ser diferente, pois certos proprietários de possantes motos ainda não aprenderam a usá-las adequadamente, tanto que alteram a descarga para dar o ruído permitido apenas em competição, quando as ruas e avenidas de Araranguá não são pista de corrida...

OBS. Estava certíssimo o ex-prefeito Osmar Nunes ao denunciar na audiência pública promovida pela Polícia Militar em setembro de 2010 que muitos baderneiros utilizam o som alto e o ruído da descarga para avisar que estão no pedaço para distribuir a bendita...


A ‘’ETE’’ DO SAMAE ALÉM DE TER A ‘’LAI’’ DA FATMA, ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA EM UMA ÁREA IMPACTADA E PROTEGIDA PELO ART Nº 4 DA LEI Nº 4.771/65 DO CÓDIGO FLORESTAL E PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 2.166-67/2001, QUE PERMITE OBRAS DE SANEAMENTO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO DESDE QUE SEJAM DE INTERESSE PÚBLICO, OU SEJA, QUE BENEFICIE A POPULAÇÃO, NO CASO EM QUESTÃO A SAÚDE PÚBLICA E A NATUREZA.


PRÓXIMOS ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS:


Ø Notícia boa: A FAMA ESTÁ DEMONSTRANDO PREOCUPAÇÃO COM A INTEGRIDADE DAS NASCENTES DO AÇUDE BELINZONI, O PRINCIPAL MANANCIAL DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA DO CENTRO DE ARARANGUÁ.

Ø

Ø Notícia boa: IMPERDÍVEL VERNISSAGE DO EDI BALOD NO MUSEU HISTÓRICO ATÉ O DIA 30/05, NO PRÉDIO DA CASA DA CULTURA EM ARARANGUÁ. ESTÁ DE PARABÉNS A EQUIPE DO MUSEU HISTÓRICO E O PREFEITO MARIANO, AMIGO DE ADOLESCÊNCIA DO BALOD.

Ø

Ø Notícia ruim: SETOR CARBONÍFERO GARANTE QUE INICIARÁ A CONSTRUÇÃO DA USITESC AINDA ESTE ANO, MESMO NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA. NINGUÉM ESTÁ CONTESTANDO A FAMIGERADA USINA QUE COMPROVADAMENTE CAUSA MALEFÍCIOS À SAÚDE PÚBLICA!!!

Ø

Ø Notícia indagativa: DESVIO DA DUPLICAÇÃO DA BR-101 DE ARARANGUÁ. UMA CONQUISTA DA SOCIEDADE CIVIL ARARANGUAENSE ORGANIZADA QUE NÃO É DEVIDAMENTE RECONHECIDA.

Ø

Ø Notícia boa: ASSEMBLEIA DO COMITÊ DO ARARANGUÁ PROMOVE DEBATE SOBRE EVENTOS EXTREMOS DO CLIMA COM DUAS PALESTRAS INTERESSANTES, ALÉM DA CAPACITAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA PARA PLANO DE BACIAS.

Ø

Ø Notícia boa: CADA VEZ MAIS AUMENTA O NÚMERO DE PESSOAS, PRINCIPALMENTE JOVENS ELOGIANDO AS AÇÕES DA ONGSN E A PROCURA DE INFORMAÇÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DE ARARANGUÁ E REGIÃO.





--------------------------------------------------------------------------------