16 abril, 2011

MORRO DOS CONVENTOS, AÇÚDES, CALÇADAS, DESVIO BR-101, PLANO DE BACIAS, CENTRO CÍVICO, POLUIÇÃO SONORA E CATITA.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 12 de abril de 2011

9985 0053



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá

e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com


SOLUÇÃO PARA O COMPLICADO CASO DO MORRO DOS CONVENTOS

O complicado uso do solo no Balneário Morro dos Conventos tem ao longo do tempo gerado controvérsias entre as comunidades, empreendedores, governantes, órgãos fiscalizadores e ambientalistas em decorrência das diferentes opiniões sobre as formas de ocupação, expansão urbana e turística, uma responsabilidade do Plano Diretor do Município de Araranguá. Sugerimos um estudo específico multidisciplinar coordenado por arquitetos urbanistas para apontarem um norte na busca das soluções mais adequadas ao balneário e seu entorno. Nós entendemos que a implantação de Unidades de Conservação (UC) nas áreas de interesse ecológico (APPs), como as milenares falésias, o remanescente de Mata Atlântica e as dunas eólicas, precisam ser urgentemente protegidos com um decreto transformando este santuário ecológico como o primeiro Monumento Natural de Santa Catarina, de acordo com o SNUC e apoio do IPHAN e SANTUR.


SERRA DO CAFEZAL SEM DESVIO DA DUPLICAÇÃO Mais uma vez o movimento SOS Manancial, contrário ao desvio da duplicação na Serra do Cafezal, solicita o apoio da ONGSN na resistência iniciada em 2000. Lá ao contrário daqui, eles não concordam com o desvio porque afetaria a delicada Mata Atlântica com suas riquíssimas nascentes, cabeceiras de drenagem da Serra do Mar do Estado de São Paulo. Aqui em Santa Catarina o apoio do MPF sempre foi muito confortante para nós representantes da sociedade civil organizada, durante o processo no qual reivindicávamos o desvio por fora do perímetro urbano em uma área totalmente impactada, diferente, portanto, da Serra do Cafezal. Em 2002, o IBAMA atendeu a nossa solicitação (depois de uma decisiva intervenção do BID favorável a transposição) e a duplicação está sendo construída por fora da cidade sobre uma área devastada pela rizicultura, porém aqui o DNER /MT foi sempre contrário, porque pretendia duplicar pelo leito original como o fez em todas as outras cidades de SC e RS.


PLANO DE BACIA DO CGBHRA


Participamos de reunião promovida pelo CGBHRA com técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos de SC sobre a elaboração do sonhado Plano de Bacias a ser financiado com recursos do Banco Mundial via o projeto Micro-Bacias III. A Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá será a primeira do estado a ser contemplada com este significativo avanço na caminhada para a preservação da água.


SHOPPING CENTER COM CINEMAS EM ARARANGUÁ
Uma grande sacada que um grupo de empresários teve ao decidir construir um shopping center em Araranguá, cidade pólo da AMESC e possivelmente da região sul , desde que atenda o planejamento exaustivamente debatido na elaboração do Plano Diretor e de outras propostas apontadas prevendo a integração dos municípios do Extremo Sul. Pelas informações prestadas, os cinemas serão adaptados com auditório para teatro e outros usos de configuração coletiva como seminários, por exemplo.


CENTRO CÍVICO DE ARARANGUÁ
Louvável a decisão da Administração Municipal em criar um Centro Cívico na área do campo de aviação junto a UFSC, IF-SC, UPPA, entre outros equipamentos públicos, mas, por favor, não se esqueçam da instalação da CASA DA CIDADANIA para abrigar entidades sem fins lucrativos como ONGs, Sindicatos, Associações como a UAMA e a Sócios da Natureza, por exemplo.


AÇUDES PRA ÁGUA DE BEBER

PRESERVAR OS MANANCIAIS DE ÁGUA COMO O AÇUDE BELINZONI É UMA QUESTÃO DE HONRA NÃO APENAS PARA O SAMAE E A PREFEITURA, MAS PARA TODA A POPULAÇÃO ARARANGUAENSE. TODO CIDADÃO QUE RESIDE NO ENTORNO DEVE CUIDAR DAS NASCENTES COMO SE FOSSEM AS ARTÉRIAS DE UM CORPO HUMANO. LEMBRANDO QUE NÃO PODEMOS CONTAR COM A ÁGUA DO RIO ARARANGUÁ POR UM LONGO PERÍODO DEVIDO A POLUIÇÃO DO CARVÃO...

OBS. REJEITOS DE PRESIDIÁRIOS VIAJAM KILÔMETROS MARGEANDO A BR-101 PARA POLUIR AINDA MAIS O ABANDONADO AÇUDE MANÉ ANGÉLICA, UM CRIME IGUAL AOS COMETIDOS PELOS QUE UTILIZAM AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS DO PRESÍDIO DE ARARANGUÁ. UMA VERGONHA!
CALÇADAS: AS VIAS PÚBLICAS ABANDONADAS
As calçadas de uma cidade podem refletir o perfil da sua população e da administração municipal, da mesma forma que os reflexos de um olhar de cima da ponte para o rio podem identificar muitas informações sobre a cultura, educação, saúde, política e o meio ambiente de uma localidade. Na Audiência Pública do Plano Diretor de terça ,dia 29/03/11, propomos a obrigatoriedade de pisos guias e/ou calçadas para cegos em frente a prédios públicos, como também a exigência de um padrão mínimo, porém de qualidade para facilitar o passeio de pedestres e embelezar a cidade. É preciso quebrar este paradigma de apenas investir nas vias públicas para o trânsito de veículos, quando se comete o erro de asfaltar acostamento no perímetro urbano para estacionamento de carros. O conforto precisa ser estendido também aos pedestres para motivar caminhadas seguras e saudáveis.


NÃO SOMOS OS ÚNICOS A RECLAMAR DE POLUIÇÃO SONORA NESTE PAÍS, EXISTE UMA IMENSA REVOLTA SILENCIOSA CONTRA O BARULHO, AFINAL É A TERCEIRA POLUIÇÃO MAIS PREJUDICIAL À SAÚDE PÚBLICA DE ACORDO COM A OMS DA ONU.


CATITA, A EX-CADELA DE RUA MAIS QUERIDA DE ARARANGUÁ FINALMENTE ENCONTROU UM LAR ONDE É TRATADA COMO RAINHA. O PESSOAL DO HOTEL E RESTAURANTE BECKER ESTÁ DE PARABÉNS PELA EXEMPLAR ACOLHIDA AO ANIMAL, QUE SEMPRE SERÁ O MELHOR AMIGO DO HOMEM. A CATITA É TÃO BEM TRATADA QUE TEM DIREITO A BANHO E FITINHAS COR DE ROSA NAS ORELHAS. UMA GRAÇINHA!!!