21 abril, 2011

ATRASO DUPLICAÇÃO, KAREM SUYAN; INDIGNAÇÃO CLIMÁTICA, 1º ENCONTRO ATIVISTAS, EDI BALOD na Cidadania Ambiental

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 19 de abril de 2011

9985 0053



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá

e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



ATRASO NA DUPLICAÇÃO: A GRANDE MAIORIA ESTÁ PERDENDO, MAS ALGUÉM ESTÁ GANHANDO!!!


Gargalos da duplicação e os defeitos da rodovia duplicada, tanto no trecho sul quanto no norte também. Alguém está ganhando muito dinheiro de forma ilegal ao construir uma obra de péssima qualidade que resulta em insegurança ao usuário. Pelo caos existente dá a impressão que as empreiteiras dominam as licitações e a gestão da obra. Esperamos do novo diretor do DNIT mais transparência e rigor com as empreiteiras, além de aproximação com as comunidades afetadas pela obra.

DESVIO DE ARARANGUÁ


Após o IBAMA acatar a alternativa mais vantajosa para Araranguá, com o desvio da duplicação, a população deveria ser esclarecida com a realização de uma audiência pública. No entanto, a reivindicação sempre foi descartada pelos órgãos responsáveis, inclusive com clara demonstração de desprezo e descaso para com a coordenação do movimento que motivou a transposição por fora do perímetro urbano. Com o desvio ganhamos uma segunda ponte para Araranguá e a solução para uma série de conflitos socioambientais que a duplicação causaria se fosse construída no trecho original por dentro da cidade.


CONCORDO PLENAMENTE COM A OBSERVAÇÃO DA COLUNISTA E EDUCADORA KAREM SUYAN CLEZAR BORGES.

‘’ESTÃO CRIANDO E INCENTIVANDO NOVOS ASSASSINOS EM MASSA’’, pois todos sabem que o que mais um maluco deste deseja é o que está se esbaldando em ter: notoriedade. Quantos pobres desgraçados como este agora estão repensando suas vidas e seus suicídios levando em consideração “agregar” a sua morte algo que lhes faça ser a pessoa mais falada e conhecida de um país inteiro e marcar sua existência miserável na história da nação? Com tantos bons exemplos no país, estamos nos dedicando em conhecer tudo deste mentecapto que sequer merece seu nome publicado.

Concordo com a sua oportuna observação, pois estão criando um herói nos corações e mentes de outros esquizofrênicos e psicopatas. A mídia não sabe tratar psicologicamente esta questão e acaba exagerando em divulgar aspectos fúteis do assassino. Tanto que outras imitações do gênero já estão sendo tentadas por outros malucos.


INDIGNAÇÃO CLIMÁTICA – ARARANGUÁ FICA FORA DA CAMPANHA DA ONU.

Araranguá – cidade epicentro do furacão Catarina não foi incluída entre as cidades catarinenses que farão parte da ‘’Campanha Mundial para redução de Desastres 2010 e 2011 da ONU’’ (www.defesacivil.sc.gov.br). A exclusão é injusta conforme manifestação da coordenação da ONG Sócios da Natureza, pois o município é afetado não apenas pela violência das águas, mas dos ventos também. As cidades contempladas foram Rio do Sul, Tubarão, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul. As comunidades da região que sofrem com os transtornos socioambientais e prejuízos econômicos causados pelas tragédias do clima, do qual o município de Araranguá tem sido intensamente um dos mais atingidos, apela para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina para incluir Araranguá também na lista da significativa Campanha da ONU.


ONG SÓCIOS DA NATUREZA É REFERÊNCIA SOCIOAMBIENTAL...

Nesta semana que passou fomos procurados quatro vezes por diferentes grupos de pessoas para obter informações sobre os recursos naturais da região, iniciando pelo Rio Araranguá, Morro dos Conventos, Açude Belinzoni e pelas Unidades de Conservação da AMESC. Ser útil a sociedade de uma forma ou de outra demonstra a credibilidade conquistada pela ONG nestes 31 anos de existência. É gratificante e cada vez mais nos fortalece nesta difícil empreitada (meia que solitária) na defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para a população de Araranguá e do sul de Santa Catarina.


1º ENCONTRO REGIONAL DE ATIVISTAS AMBIENTALISTAS NO FAROL DE SANTA MARTA EM LAGUNA/SC.


Estaremos lá prestigiando esta iniciativa da ONG RASGA MAR coordenada pelo João Batista Andrade e pelo Julio Wardan dos Verdes de Tapes do RS. A ONGSN está como apoiadora do evento e moderará uma mesa sobre conflitos socioambientais da região sul do país (SC, RS, PR) objetivando a elaboração de um Mapa de Conflitos Socioambientais da região Sul (PR,SC,RS) nos mesmos moldes do elaborado pela RBJA. O Encontro ocorrerá entre os dias 21, 22 e 23 de abril. Mais informações no blog http://sosfaroldesantamarta.blogspot.com/


EDI BALOD – OBRAS ÚNICAS CHEIAS DE ENCANTO E MAGIA DESTE MAIS CONCEITUADO ARTISTA SUL CATARINENSE.

Nova apresentação do multiartista agora com o tema ‘’CONSAGRADOS E CARBONÍFEROS’’ está na livraria Fátima, em Criciúma, até o dia 30 de abril. Sábado, dia 16, estive com meu filho Marx e o amigo Sander Hahn prestigiando o artista e a sua obra. Estava lá também o Alex Rocha (e sua esposa Micheline), que fez uma leitura da obra exposta no convite distribuído, do qual destaco a brilhante definição: FICA NÍTIDA A PROFUNDA SENSIBILIDADE QUE COMPÕE O UNIVERSO RESISTENTE DE BALOD. NADA LHE PASSA DIANTE DOS OLHOS SEM QUE LHE TOQUE A ALMA E DESPERTE A MOTIVAÇÃO INSACIÁVEL PARA A PRODUÇÃO. Reencontrei o arquiteto Tasca e o agrônomo Cesar (Kankão), o fotógrafo Mauricio e o Pacheco, além de conhecer o Airson e o Schneider.



‘’’’O PLANETA TERRA ESTÁ PRA ‘’EXPLODIR’’ DE TANTA COISA RUIM ACONTECENDO AO MESMO TEMPO, TUDO POR CULPA DA GANÂNCIA DO HOMEM’’’’







--------------------------------------------------------------------------------