29 janeiro, 2010

CARVÃO AQUI NÃO!

Momento Histórico para Araranguá e Região.


A Câmara de Vereadores poderá votar no próximo dia 03/02/2010 o projeto do Vereador Chico Merencio contra a instalação de minas de carvão no Município de Araranguá. Na primeira votação em dezembro, houve a aprovação por unanimidade, esperamos que os Vereadores mantenham a mesma posição e o Prefeito Mariano sancione. OBS. Se o resultado não agradar as mineradoras, que as mesmas entrem na justiça e reclamem o direito de poluir...

Depois de mais de meio século poluindo o Rio Araranguá, mineradoras de Criciúma pretendem instalar-se em solo araranguaense na busca do minério que os enriquece e ao mesmo tempo deixam um rastro de degradação ambiental por onde passam (água, terra, flora e ar, além da fauna).

O Mundo inteiro está abandonando a queima de combustíveis fósseis por causa do aquecimento global, que causa o desequilíbrio na camada de ozônio, interferindo da climatologia da Terra e consequentemente gerando as trágicas mudanças climáticas. Araranguá não pode andar nesta contramão da História, pois justamente é o município no Brasil que já foi desgraçado com todos os eventos extremos possíveis do clima.

O belo e caudaloso Rio Araranguá não tem vida alguma por causa da água de mina, um crime e um prejuízo não só ambiental, mas social e econômico, pois famílias deixam de complementar a ceia alimentar com a pesca, a agricultura fica comprometida com a água ácida e outras atividades deixam de instalar-se no município por causa da água poluída pelo baixo pH.

Mediante o incontestável fato, o Poder Legislativo e Executivo devem atender a vontade da esmagadora maioria da população araranguaense que não quer mina de carvão em seu solo e subsolo, da mesma forma que os municípios de Orleans e Cocal do Sul, que como Araranguá ainda possuem um alto índice de IDH e saudável qualidade de vida porque rejeitaram esta brutal agressão à natureza.

O Município de Araranguá (e Maracajá também) deveria não só proibir a exploração de carvão em seu território, mas promover ações judiciais contra as mineradoras pedindo medidas compensatórias pelos danos causados aos recursos naturais e à população, que pode estar paulatinamente adquirindo doenças, porém como ‘’não matam na hora, não assustam’’, mas o comprometimento causa malefício à saúde em longo prazo.

OBS. A contaminação é tão grave na bacia hidrográfica do Rio Araranguá, que estudos da UFSC afirmam que se a mineração parasse de poluir, o Rio Araranguá precisaria de 100 anos para voltar a ter água potável e peixes em abundância, tanto de água doce quanto de salgada.

CARVÃO AQUI NÃO! O Movimento já conta com 15 Entidades.


Coordenação ONG Sócios da Natureza