13 dezembro, 2017

HISTÓRICO RESUMIDO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA (ONGSN) Final de 2017

 

HISTÓRICO RESUMIDO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA (ONGSN) Final de 2017

 












(Histórico das ações e atividades de forma sintetizada. Inúmeras ações e atividades não foram citadas para que a definição de breve histórico fosse atendida)


Os Sócios da Natureza é uma ONG fundada em 05/06/1980 no município de Araranguá, SC. Sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública e de trabalho estritamente voluntário. Tendo como objetivo principal a preservação da Natureza e uma melhor qualidade de vida para a população de Araranguá e região sul de SC.

Numa primeira fase entre 1980 e 1995 teve uma atuante performance voltada a educação ambiental liderada pelo biólogo professor ‘’João Natureza’’ da Silva. Neste período a coordenação conseguiu registrar em ‘’carteirinha’’ 5.066 sócios em Araranguá e região Sul do País, inclusive o Papa João Paulo II na sua primeira viagem ao país (pela proximidade com a Pastoral da Ecologia). Promoveu várias passeatas contra a poluição do Rio Araranguá na região carbonífera de Criciúma, na época considerada a capital do carvão. Elaborou um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas contra a poluição do carvão, entregue em mãos ao Governador do Estado na época. Promoveu protestos contra a poluição da Lagoa do Violão em Torres/RS. Recebeu o Prêmio Fritz Muller em 1985, instituído pela Fundação de Proteção ao Meio Ambiente – FATMA e pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Foi uma das fundadoras da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses – FEEC. Foi indicada, juntamente com outras 500 entidades, para receber o Prêmio Global da ONU.

A partir de 1995 outro grupo assumiu a coordenação adotando uma outra forma de atuação, sendo mais ''geopolítica'' que a anterior, assumindo o confronto direto com os degradadores ambientais, porém de forma responsável e democrática.

Em 1996, iniciou movimento contra a ocupação desordenada do santuário ecológico do Morro dos Conventos (resultando em 2004 a negativa da FATMA em emitir a licença ao empreendedor, caso raro de postura digna e soberana desta fundação). O local é de extrema relevância ecológica, composto de falésias, dunas eólicas, restingas e Mata Atlântica, possuindo um encantador cenário paisagístico!

A partir de 1988 passou a cobrar o EIA-RIMA para as mineradoras com apoio do MPF, que na época mantinha uma atuação mais rígida contra a atividade carbonífera e uma cordial comunicação com as entidades ambientalistas da região.

Também neste mesmo ano iniciaram uma mobilização social contra a Duplicação da Rodovia BR-101 por dentro do perímetro urbano de Araranguá, conseguindo agregar as 49 entidades mais representativas do município no movimento denominado de "Desvio pela Vida". Em 2002 uma Missão do BID esteve em Araranguá a pedido da ONGSN através de um e-mail envido para a sede em Washington/EUA. (em 2002 o IBAMA emitiu licença favorável à reivindicação da sociedade civil organizada).  Esta foi, histórica e significadamente a maior conquista de Sociedade Civil Organizada do Município de Araranguá, da Região Sul e do Estado de Santa Catarina.  

Em 1999 iniciou movimento para formação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, tendo seu coordenador eleito em 2002 por aclamação como primeiro presidente do Comitê.

1999 - Passa a coordenar a Câmara Temática do Meio Ambiente CTMA do Fórum de Desenvolvimento - FDESC e junto com outras entidades elabora documento solicitando a implantação da Polícia Ambiental em Araranguá mas perde pra Criciúma.

1999 - Tem assento como conselheira no Conselho Consultivo dos Aparados da Serra PARNA e no Comitê Gestor Carvão (estranhamente extinto em 2006), como também no Conselho de Política Urbana de Araranguá CPUMA.

2000, teve sete propostas incorporadas à redação final da Agenda 21 Nacional e significativa atuação na Agenda 21 Estadual.


2002 – Eleita Coordenadora Administrativa da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses – FEEC.

2003 - Promovemos uma parceria com a FATMA para a realização de três seminários sobre a Reserva Estadual Biológica do Aguaí REBIO.

2003 – Iniciamos mobilização para criação do Conselho de Política Urbana do Município de Araranguá – CPUMA quando a Administração Municipal da época tentou aprovar um projeto para o PD contemplando apenas do perímetro central, contrariando frontalmente o Estatuto da Cidade.

2004 – Seu coordenador Tadêu Santos recebeu o título de ‘’Cidadão Araranguaense’’ do Poder Legislativo Municipal pelos serviços prestados na área socioambiental aos araranguaenses. 

2005 – Coordenamos a realização do ''Primeiro Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas (EFAMuC) da região do epicentro do Furacão Catarina.

2005 – Proferimos palestra no Fórum Social Mundial de POA sobre a poluição causada pela extração e queima do carvão e sobre a trágica experiência com o furacão Catarina. Junto levamos os lideres da resistência de Santa Cruz de Içara.

2006 – Proferimos palestra na UNICAMP para doutorandos em Física, abordando o conflito ambiental da região carbonífera do sul de Santa Catarina.

2006 – Seu integrante Tadêu Santos é processado judicialmente por Promotor Público - MPE pelo fato de criticar a omissão do servidor público perante os problemas ambientais no município de Araranguá. Hoje, dia 24/07/2013, recebemos a informação que o ambientalista Tadêu Santos foi condenado a pagar R$ 10.000,00 de indenização ao promotor.
OBS. Em 2007, quatro Promotores de Criciúma também abrem processo judicial por danos morais contra o ambientalista, mas prescreveu.

2007 – Seu integrante sofre ameaça de vida de minerador após audiência pública porque solicitou fechamento de mina sem EIA-RIMA na região carbonífera.

2007 – Participamos como convidada especial da "Cumpre de Los Pueblos" em Santiago do Chile. 

2007 e 2008 – Neste período a ONG mobilizou juntamente com outras entidades e cidadãs/os o arcabouço para a Fundação Ambiental do Município de Araranguá FAMA e do Conselho Ambiental do Município de Araranguá COAMA.

2008Proferimos palestra na ‘’Cúpula Social do Mercosul’’ e também na ‘’Cúpula dos Povos’’ em Salvador/Bahia sobre as vulnerabilidades da população mediante as tragédias climáticas ocorridas em Santa Catarina.

2009:  
·         Assumimos em 11 de Março de 2009 uma cadeira no CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e no FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente) como representante da região sul (PR, SC, RS).

·         Participamos no dia 26, 27 e 28 de março de 2009 do III Encontro Brasileiro sobre Justiça Climática em Fortaleza – Ceará.
·          
·         Participamos em Junho de 2009 de Audiência Pública em Areia Branca, Timbé do Sul sobre o projeto da Barragem do Rio do Salto.
·          
·         Participamos em 03, 04 e 05 de Julho de 2009 em Quito – Equador do OCMA – Observatorio de Conflictos Mineros de América Latina (OCMAL).
·          
·         Participamos em 31 de Julho de 2009 de Audiência Pública em Torres/RS sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, do qual somos responsáveis sobre a Secretaria Executiva da Comissão do Pró-Comitê.
·          
·         A atual coordenação continua atuando intensivamente contra a poluição sonora, mantendo contato com o Promotor do MPE, Comando da Polícia Militar e Administração da Prefeitura Municipal.
·          
·         Tem apoiado as pessoas que, de uma forma ou de outra, apóiam voluntariamente e protegem os cães de rua do perímetro urbano de Araranguá.
·          
·         Está fazendo parte do Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar o processo de licenciamento e construção da obra de Fixação da Foz/Barra do Rio Araranguá.
·          
·         Está junto com a Administração complementando os procedimentos técnicos para transformar a APP do Morro dos Conventos em Unidade de Conservação UC.
·          
·         Está novamente envolvida na realização das Leituras Comunitárias para elaboração do Plano Diretor de Araranguá.
·          
·         Está novamente na coordenação da realização do II Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas EFAMuC a ser realizado em 07 e 08 de Outubro de 2009.

2011 – Indicado conselheiro no FNMA pelo FBOMS.

2011 - Prefeitura de Araranguá rompe convênio com ONG e não repassa mais a subvenção.

2011 – Integrante da ONGSN assume a diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da Fundação Ambiental do Município de Araranguá - FAMA.

2011 – Profere palestra na UNICAMP sobre a poluição do carvão e as tragédias climáticas do sul de SC – epicentro do furacão Catarina.

2011 – Portaria 498 do MME não permite USITESC participar do leilão da ANEEL – Uma conquista da sociedade civil organizada do sul de Santa Catarina...

2011 – Integrante lança livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Seus impactos sociais e ambientais, em conjunto com outros autores.

2011 – Indicado pela CP CNEA do CONAMA para integrar Comissão do PNMA / MMA.

2012 – Assumimos novamente a vice-coordenação geral da FEEC - Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses.

2012 – Em parceria com a 350.ORG realizamos o evento LIGANDO OS PONTOS EM ARARANGUÁ, mais precisamente nas dunas do Morro dos Conventos, aderindo o movimento mundial contra a queima de combustíveis fósseis...

2012
- Assumimos uma vaga no CONSELHO DA APA DA BALEIA FRANCA - CONAPABF como representantes da FEEC.

2012 - Assumimos a presidência do CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ - COAMA para o mandato 2012 e 2014.

2012 - ONG Sócios da Natureza registra candidatura no CNEA CONAMA MMA pela região sul, atendendo o acordo de rodízio entre os coletivos ambientais (PR, SC, RS).

2012 - IBAMA emite parecer solicitando esclarecimentos no licenciamento do projeto de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, ''''sugerindo que o empreendedor faça uma reavaliação do projeto, reelaborando o EIA com base nas considerações apontadas pelo IBAMA no PARECER TÉCNICO nº 68/2011–COPAH/CGTMO/DILIC/IBAMA e neste Parecer, buscando respostas para as questões ainda em aberto, de forma a obter um maior grau de certeza em relação ao equilíbrio entre os impactos positivos e negativos da obra.''''
  
2013 - Registramos que o Facebook passa a ser um oportuno meio de comunicação e de divulgação de ações ambientais...

2013 - ONG é eleita para ocupar assento no CONAMA - o mais antigo conselho da República para o mandato 2013 a 2016. ONG passa a integrar a Câmara Técnica de Controle Ambiental CTCM e tenta evitar o arquivamento sobre as térmicas...

2013 - Integrante promove exposição fotográfica UM OLHAR AMBIENTAL SOBRE ARARANGUÁ E ALGUNS ASPECTOS DA REGIÃO DE ENTORNO, na primeira quinzena de junho de 2013, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da ALESC.

2013 - ADIN impetrada pelo SIECESC derruba a Lei Municipal de Araranguá que não permitia a implantação de minas de carvão em seu território.

2013 - Portaria 498 é derrubada e a USITESC vai ao Leilão da ANEEL em agosto de 2013. A Biodiversidade regional ficará ainda mais comprometida...Lamentável!!!

2013 - Ao promoverem alteração na legislação do SNUC para favorecer Belo Monte, reabriu a possibilidade de ampliação da APA da Baleia Franca até Araranguá ou Torres no RS e inicia-se um movimento junto com outras instituições como o IF-SC, UFSC, CGBHRA, ULBRA, UNESC, CECLIMAR; UFGRS...

2013 - Integrante protocola no dia 22/07/13 na prefeitura documento de manifestação pessoal ''CARTA AO PREFEITO'', de conotação ambiental e de ações e missões da ONG Sócios da Natureza em Araranguá...

2013 - Participação na RIOB 2013 - 9ª Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas que se realizará na cidade de Fortaleza/CE no período de 12 a 16 de agosto de 2013.

2012 – Eleita para a vice-coordenadoria geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC

2012 – Eleita para a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA mandato 2012/2014

2013 - Escolhido por unanimidade pelas entidades da Sociedade Civil para representar o CONAMA no FNMA.

2014 – Reeleita para a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá COAMA para o mandato até 2016.

2015 – Integra o Interconselhos da Presidência da República que debate o PPA 2016/2019.

2016 – Atuou nos debates sobre a atualização do Licenciamento Ambiental no Brasil através do GT/CTCA do CONAMA.

2016 – Seu coordenador participou como convidado especial para abertura de mesa e palestrante na audiência pública, ocorrida no auditório da UFSC, em Florianópolis, promovido pelo MPF e MPE, com pauta exclusiva sobre licenciamento ambiental.

2017 – Participamos em março da última plenária do CONAMA como ‘’Conselheiros da Nação’’, onde conseguimos aprovar por unanimidade a MOÇÃO DE APOIO A RECICLAGEM.

2017 – Nos recolhemos de vários espaços de coletivos (sendo alguns por nós idealizados e construídos) por questões estratégicas de segurança pessoal de alguns integrantes.   

OBS.I. Ao total, participamos de mais de 20 ‘’Missões’’ no município de Araranguá e região, como também participamos de outros movimentos socioambientais de âmbito nacional.

OBS.II. Outras atuações deixamos de apontar neste breve currículo, como as participações nas plenárias do CONAMA e nas reuniões do PNMA, da mesma forma palestras proferidas localmente e a participação em reuniões e audiências públicas.   


Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental Ambientalista

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.

ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)

Presídio o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA),  Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e a Coordenação da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Integrou o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº 1817 de 15 de junho de 1998.

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 99985 0053