16 novembro, 2016

CIDADANIA AMBIENTAL 16 de novembro de 2016


Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 16 de Novembro de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

SARNEY TEMER TRUMP 
Na terça, dia 08/11/2016 estivemos com o ministro Sarney Filho onde entregamos denúncia contra a exploração e a queima de combustíveis fósseis no sul de SC e lamentamos que o governador Colombo tenha prometido apoio aos mineradores. 
Na quarta, dia 09, o ministro fez duas elogiáveis manifestações na plenária do CONAMA, quando comentou a preocupação com a vitória do Trump em relação as mudanças climáticas e que respondeu ofício ao presidente Temer indicando o veto ao artigo 20 da medida provisória 735/2016, de incentivo ao carvão mineral na geração de energia – a mais poluente e a de maior custo aos consumidores. 
Na quinta, dia 10, Temer afirmou que vetará. Vamos aguardar torcendo pela promessa!
📲 Acesse o documento: https://goo.gl/kiMLHf

O MORRO DOS CONVENTOS FINALMENTE PROTEGIDO!!! Parte I
Assim sendo, com a decisão do TRF4, este patrimônio ecológico e turístico, passa definitivamente a ser protegido pela ampla legislação existente, que regula e normatiza os modos e usos de ocupação mais adequados aos frágeis ecossistemas locais!!!
Que não fiquem nada além das pegadas, seja nas caminhadas e passeios, nos banhos, nos ensaios fotográficos, nas saudáveis práticas de lazer neste santuário ecológico, constantemente ameaçado pela insensibilidade cidadã e ambiental.
Que o poder público estude alternativas de uso adequadas e sustentáveis para os ecossistemas apontados, afinal é possível fazer turismo saudável e confortável quando existem infraestruturas compatíveis com a beleza cênica e paisagística. Chega de baderna, de lixo, de insanidade, de especulação e poluição!!!
OBS. A foto de 2011 publicada é histórica (e vale mais que mil palavras), pois retratou na época/ocasião a invasão...


E AGORA, SURGE MAIS UM POSSÍVEL TIRANO COM MUITO PODER PRA COMPLICAR A VIDA DOS MENOS PROTEGIDOS QUE VIVEM NO PLANETA TERRA E QUEM SABE ATÉ DE OUTROS MUNDOS!!!
Hoje na abertura da 123ª Plenária do CONAMA tive a oportunidade de ouvir um Ministro de Estado, no caso o presidente do CONAMA José Sarney Filho, um depoimento extremamente preocupado com a eleição do TRUMP, em virtude das suas insólitas declarações em relação aos combustíveis fósseis e as mudanças climáticas.
O Donald é uma figura complexa e um pouco louca, que representa a prepotência do poder econômico e político. 
Tudo a partir de agora é imprevisível, ou seja, tudo pode acontecer nos EUA e consequentemente nesta aldeia global...!!!



Já assinei a petição da AVAAZ. 
Pessoalmente não acredito que o Trump irá rasgar o acordo climático, até porque quase tudo que esbravejava na campanha são ações um tanto complicadas de realizar, afinal nem toda a população americana é ultraconservadora, retrógrada e burra!!! Achei razoáveis as análises do colunista Helio Gurovitz no G1, do qual recomento a leitura para quem se interessa ou acredita que se não controlado o Trump poderá criar muita confusão na geopolítica mundial! 
http://g1.globo.com/…/he…/post/o-rosto-do-governo-trump.html
Meio ambiente – Ao aventar para a chevia da Agência de Proteção Ambiental (EPA) o nome de Myron Ebell, um negacionista das mudanças climáticas, a equipe de transição de Trump deu o tom do que ele pretende fazer na área: desmantelar todas as normas, leis e acordos construídos durante a gestão Obama. É dada como certa a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que limita a emissão de gases causadores do efeito-estufa. Sem os Estados Unidos a bordo, são ínfimas as chances de o aquecimento global ficar em níveis menos alarmantes até o final do século – até 2ºC, segundo o consenso científico. O risco para a humanidade é imenso. Mas há preocupações mais imediatas. Estão no horizonte o incentivo à indústria do carvão em detrimento dos programas de estímulo a formas mais limpas de geração, a abertura de reservas naturais para a exploração de gás e petróleo, a limitação aos poderes da EPA e a adoção de uma agenda energética e ambiental incompatível com a preservação ambiental.