11 março, 2014

A INCONVENIÊNCIA DOS POSTES SOBRE CALÇADAS E VIAS PÚBLICAS, O NOSSO LIXO DE CADA DIA E O OSCAR 2014....ENTRE OUTRAS COLOCAÇÕES...

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 11 de Março de 2014
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



INCONVENIÊNCIA DOS POSTES SOBRE CALÇADAS...
As prefeituras em nome dos municípios deveriam cobrar da CELESC e TELESC uma taxa pelo uso e ocupação de postes nas vias públicas, pois atrapalham os pedestres e cadeirantes, além de promoverem poluição visual e causarem outros transtornos. Ainda mais que agora a distribuição de energia e telefonia é privada, ou seja, nada justifica ceder um espaço público aos interesses privados a não ser quando existe uma comprovada e transparente contrapartida ao coletivo/população. Na semana que passou tentei clicar a Acácia Real da propriedade do Ayres e da Marieta Koerig, mas não foi possível tamanha a quantidade de fios interferindo no visual da bela árvore.
OBS. A Cidade das Avenidas deveria passar a exigir linhas de transmissão de forma subterrânea como é o gás e o esgoto que existem em loteamentos e em outras cidades.

Um pouco sobre o OSCAR 2014:
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO, GRAVIDADE E OUTROS...

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO é um bom filme com uma excelente história, boa atuação do personagem principal e uma direção que poderia ser melhor, como também a escolha dos atores para representarem os vilões não convenceu. No entanto gostei muito da fotografia do Sean Bobbitt que vez ou outra mostra as ''horas mágicas'' do sol capitadas durante as filmagens. 
Já vi cenas desumanas e chicotadas em outros filmes abordando a escravidão, causando mais impacto sem alongar-se na violência, porém destaco o marcante diálogo entre a escrava (melhor atriz coadjuvante) abusada sexualmente pelo vilão, quando pediu ao escravo herói Solomon que a matasse, fazendo com que ele reagisse perguntando como ela pode cair tanto em desespero e ela respondeu: como você pode saber o que sofro!? Eu não tenho mais conforto nesta vida...

GRAVIDADE impressiona pelas imagens cedidas pela NASA e pelos efeitos em 3D, tanto que levou a estatueta de fotografia e efeitos visuais, mas não tem cacife para levar como melhor filme. No entanto me agradou a inovação do diretor (Oscar) em não impor música, apenas os ruídos originais, afinal se uma obra cinematográfica pretende retratar uma história, que seja então com os sons como a vida é... Para criar um clima de suspense, por exemplo, a produção tem que ter garra de criar o clima com os ruídos da cena, sem impor qualquer tipo de som musical!!! OBS. Apenas assisti porque amigos que casualmente encontrei em POA me "motivaram..."
OBS. Raríssimas vezes sai de uma sala de cinema por não suportar o filme, tanto que nem lembro mais quando ocorreu, mas não esquecerei a chatice do O LOBO DE WALL STREET (tive dificuldade em ler as legendas pela rapidez das falas (sempre aos gritos!) e sai na metade da exibição. Ainda não assisti os demais concorrentes, porém o trailler do ELA com Joaquin Phoenix promete ser um bom filme, como também espero que o NEBRASKA com Bruce Dern sendo em P&B deva ser inovador. PHILOMENA conta uma história convencional, mas tem a direção do cultuado Stephen Frears. 
Valeu a homenagem ao brasileiro documentarista Eduardo Coutinho e a declaração do Jared Leto sobre a violência na Venezuela e na Ucrânia!
Registro que este é o primeiro Oscar que deixei de assistir ao vivo pela TV (mas foi por uma boa causa!!!) até porque ainda está exageradamente cerimonial.

UM INCONVENIENTE BARULHO AOS OUVIDOS...


Ruídos ensurdecedores de motos continuam nas vias públicas de Araranguá sem que ninguém consiga anotar a placa dos irresponsáveis infratores e o som dos ‘’bate-estacas’’ nos carros continuam circulando, criando uma sensação de que toda cidade está em construção, inclusive na madrugada!
Mas os carros de propaganda sonora também continuam perturbando o sossego de toda a população, principalmente de quem vive no perímetro urbano!

O LIXO NOSSO DE CADA DIA SE ESPARRAMA PELO MUNDO!!!

Acompanhem um grupo de estudantes indo ou voltando da escola que encontrarão uma batelada de resíduos descartados que não mais interessam ao consumidor, ou seja, lixo!  Acompanhem um fumante que flagrarão xepas de cigarro sendo jogadas no chão.  Acompanhem indústrias que constatarão que elas jogam muitos resíduos na natureza, assim as prefeituras também!!! Se paradigmas não forem mudados através de políticas públicas com programas de educação ambiental a humanidade continuará a contaminar os ecossistemas que não mais suportam tanto impacto em consequência do inadequado uso dos recursos naturais. Se faz necessário a urgente implementação da Lei Nº 12.305 Resíduos Sólidos, iniciando com as prefeituras acabando com os lixões e a desoneração de impostos as indústrias que utilizam produtos reciclados como forma de incentivo ao setor.     

DESMATAMENTO NA BORDA DA FALÉSIA DO MORRO DOS CONVENTOS FOI CRIMINOSO!


A Prefeitura de Araranguá promoveu um desmatamento criminoso nas bordas da falésia no Morro dos Conventos, próximo ao Farol, para facilitar aos visitantes turistas tirarem fotos, quando poderiam resolver colocando uma pequena plataforma de madeira tipo um banco, onde poderiam tirar as fotos. Tudo é uma questão de planejamento!!! Acorda Plano Diretor de Araranguá e exija o cumprimento das suas diretrizes e leis complementares...

 PRÓXIMAS ABORDAGENS:

Ø  LAGOA DO CAVERÁ ESTÁ NA ‘’UTI’’: QUAL A SOLUÇÃO?

Ø  ...E COMO ESTÁ A ESCADARIA OU RAMPA NO MORRO AZUL!!!

Ø  CONCLUSÃO DO DESVIO CONTORNO DE ARARANGUÁ ESTÁ PRÓXIMO!

Ø  BACIA DO MAMPITUBA PODE PASSAR PARA A GESTÃO DO COMITÊ ARARANGUÁ...

Ø  EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE MUDAR O MUNDO!

Ø  ESTIAGEM PODE FAVORECER A INSTALAÇÃO DA USITESC EM TREVISO!?!?!?


Ø  COTIDIANO DE ARARANGUÁ PARECE SER DE UMA CIDADE DE 100 MIL HABITANTES!!!