11 janeiro, 2011

Cidadania Ambiental - 11 de janeiro de 2011

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 11 de janeiro de 2011

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,
estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com


FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO À CAUSA AMBIENTAL,
DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA
Agência 0427 CEF de Araranguá / OP 013 / Conta poupança 170.95-3
OBS.
PRESTAÇÃO DE CONTAS: Desde que anunciamos em 2010, a conta acima para contribuições, nenhum centavo foi depositado em nome da ONGSN.



O MEIO AMBIENTE NO DISCURSO DE POSSE DE DILMA ROUSSEFF
No comentário que fizemos no blog do Deputado Federal Alfredo Sirkis enfatizamos que concordamos com a leitura que o parlamentar carioca fez do discurso da presidente Dilma. A presidente não demonstrou preocupação que deveria com a questão ambiental. Se o discurso reflete o que ela realmente pensa a respeito deste importantíssimo tema, então os interesses do setor produtivo prevalecerão sobre integridade da biodiversidade de todos os biomas deste imenso e glorioso país, porém bate contra a tendência da população brasileira que se preocupa com o meio ambiente basta ver os quase 20 milhões de votos da Marina e a pesquisa da Folha de São Paulo apontando 85% contra qualquer tipo de desmatamento.
Se a região sul faz parte do Brasil, então a presidente que conhece bem o Sul não poderia afirmar que temos ‘’a matriz energética mais limpa do mundo’’, porque a queima do combustível fóssil carvão mineral em SC e no RS é considerada, até prova em contrário, a queima mais suja conhecida neste planeta, que infelizmente, continua fazendo parte da matriz energética, inclusive recebendo incentivos estaduais e federais.
A presidente Dilma também não considerou as tragédias do clima que estão acontecendo neste país, talvez porque não existe um ‘’Plano Nacional de Mudanças Climáticas’’ convincente e abrangente. Enfim, talvez a comunidade ambientalista brasileira precise estar mais unida pra se fazer presente nos ‘’corações e mentes’’ dos governantes, tanto quanto faz a bancada ruralista e a frente parlamentar pró-carvão, por exemplo.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
Os criminosos fogos de artifício que mutilam humanos todos os anos em festejos também matam pássaros, peixes entre outras espécies e causam pânico em cães e gatos. Não é a primeira vez que isto ocorre, porém é a primeira vez que a mídia comenta com tanta intensidade porque está havendo um número maior de acidentes em decorrência da quantidade de material químico nos explosivos para dar maior vislumbramento aos olhos humanos.
Esta forma de comemoração precisa ser mantida, porém de maneira ordenada. Para determinados casos é preciso haver licenciamento em função dos impactos socioambientais que causam à biodiversidade e do perigo de explosão dos locais onde são depositados.

POR TI, MORRO DE AMORES!
A sábia e simpática irreverência do multiartista Edi Balodi cada vez mais me impressiona quando faço a leitura do poético significado da frase por ele criada em homenagem ao santuário ecológico do Morro dos Conventos: POR TI, MORRO DE AMORES!
Periodicamente nos convida para um encontro em Ilhas ou no Morro dos Conventos onde jogamos conversa fora bebendo umas caipiras com mel, comendo um saboroso peixe e tirando fotografias com os amigos, que vez ou outra também tocam violão com citação de prosas pra gente escutar. Uma beleza!
Ocorre que nem todo mundo tem esta paixão pelo Morro dos Conventos e seu frágil ecossistema formado pelas milenares falésias que estão desabando em decorrência da pressão antrópica, com o criminoso desmatamento da protetora Mata Atlântica e o comprometimento da restinga que ajuda na formação das dunas, que por serem eólicas, dependem da dinâmica dos ventos. Um local de formação única nesta imensa costa brasileira!
Vândalos irresponsáveis e drogados precisam ser contidos pelas autoridades, pois estão detonando com o espaço de entorno do Farol, quando se juntam nas noites dos finais de semana e/ou na praia que vai em direção a foz/barra.
O espaço da praia que é para tomar banho de mar e sol transformou-se em pista de corridas de centenas de veículos e motos, colocando em risco a segurança dos banhistas.
O que não mais interessa ao consumo humano é jogado na natureza numa total demonstração de ignorância.
Tanto o espaço de contemplação do Farol quanto ao indescritível cenário da foz/barra do Rio Araranguá são patrimônios públicos de valor inestimável, portanto curtam as belezas naturais, mas não as detonem.
A criação de uma Unidade de Conservação (UC) no Morro dos Conventos por meio de decreto municipal é até prova em contrário a alternativa mais viável para preservar a natureza e implantar uma infra-estrutura adequada que promova conforto ao visitante local ou turista.
Na verdade é apenas a denominação que muda, pois a proposta da UC abrange apenas Áreas de Preservação Permanente (APP), ou seja, a UC passa a possibilitar e a habilitar a APP a receber recursos, porém destinados a UC, mediante a elaboração de um rigoroso Plano de Manejo promovido pelo órgão ambiental ou pela administração municipal em conjunto com a sociedade civil organizada, no qual as decisões a virem ser tomadas passam pelo crivo do Comitê Gestor da UC, formadas por entidades legalmente constituídas do município, que passam então de certa forma a serem soberanas e democráticas à luz da legislação.

OBS. Existe um desabafo da Léia Batista sobre o lixo na praia do balneário e uma matéria no jornal Correio do Sul sobre o trabalho que o professor Jairo Cesa desenvolve no Morro dos Conventos com seus alunos. Uma elogiável atitude!