Este espaço foi criado com objetivo de provocar o debate, a aproximação, a crítica, a troca de informações e idéias, como também a pesquisa de questões socioambientais da região sul de Santa Catarina. Considerada uma das 14 áreas mais críticas ambientalmente do país em consequência da poluição gerada pela atividade carbonífera, é também castigada pela violência das águas e dos ventos, com enchentes que destroem e matam, além de ser epicentro do furacão Catarina - o primeiro do Atlântico Sul.
21 outubro, 2025
MARGEM EQUATORIANA E A COP 30
EXISTEM DUAS GRAVÍSSIMAS AMEAÇAS, a primeira é manter a incansável busca pela "ESPERANÇA DEMOCRÁTICA" ao castigado país, desde o advento do bolsoNAZISMO e, a segunda é o BRASIL chegar na COP 30, como transgressor máximo dos ACORDOS de PARIS, com a proposta d explorar petróleo no quintal da Margem Equatoriana, praticamente dentro do território da COP 30, para a poluente queima d Combustíveis Fósseis...quando o mundo caminha para as fontes renováveis...(É ALGO SURREAL ou de fato É REAL?!)
Um novo mundo está indo na direção das energias renováveis, preferencialmente as eólicas e solares, ou mesmo as hídricas, mas nunca as poluentes fósseis do petróleo e pior ainda as térmicas a carvão, estas mantidas quase em ''silêncio ou segredos de Estado'' no sul de Santa Catarina e RS. O local cobiçado pela Petrobras é o bioma da Foz do Amazonas, o mais delicado do planeta Terra!
A tática ou o lobby é a sedutora "Medida Compensatória" que dá permissão de o empreendedor doar bilionárias verbas pra
compensar os "impactos ambientais" aos ecossistemas, por vezes nunca d fato compensados (apenas pra inglês ver) Não dá pra confiar na ganância do ministro empreendedor ou apoiadores do ''progresso a qualquer custo'' (custe o q custar), q argumenta a aparente distância d 500 km da COP e 150km do Amapá, q não se pode subestimar as dinâmicas e violentas forças da poluição junto aos Recursos Naturais, q NUNCA PODERÃO SER COMPENSADOS (tal qual a famigerada e "degradada" região carbonífera de Criciúma no sul d SC).
OBS. Pra COP 30 será TERRIVELMENTE NEGATIVA P O MUNDO...não haverá discurso q sensibilizará a Noruega e outros doadores e as pessoas democraticamente sensatas d todos 193 países das Nações Unidas.
OBS. Países da BACIA HIDROGRÁFICA é um corpo único a montante mesmo sendo atacado a jusante a vida marinha e aos manguezais e recifes litorâneos do Amapá e Pará de acordo com Gabeira no GloboNews.
OBS. Percebemos como ativistas ecológicos q faltam informações qualificadas e sensatas sobre tema ecológico por parte de comentaristas no quadro da emissora...