09 abril, 2021

A ILHA DA MAGIA FOI ESTUPRADA...!!!




 A ILHA DA MAGIA FOI ESTUPRADA...!!!

A principal Ilha do Estado de Santa Catarina, denominada de Florianópolis, infelizmente está com seu território exageradamente comprometido, não suporta mais tantos impactos ambientais em decorrência do excessivo uso e ocupação do solo, com graves consequências aos ecossistemas, principalmente aos recursos hídricos.

A falta de planejamento urbanístico criou problemas ao permitir a expansão urbana, tanto de forma vertical quanto horizontal, agredindo nascentes e a flora que as protegem. A superpopulação da Ilha da Magia agradou a especulação imobiliária, ao comércio, ao turismo e aos políticos e governantes.

Contemplou prioritariamente interesses capitalistas que se esqueceram de atender os índices ocupacionais e as mobilidades urbanas, como o tráfego caótico para chegar e sair da ilha, um pedacinho de terra que deixou de ser mágico, ao não preservar valores culturais e suas belas praias, com desmatamento desordenado e uso irregular de áreas de preservação permanente APP.

A parte territorial de Florianópolis que está na Ilha não suporta mais tantos impactos socioambientais, foi literalmente estuprada pela ganância imobiliária entre outras barbáries...

Uma das alternativas é a transferência da capital para alguma área estratégica no território continental, mesmo que seja de forma gradual, priorizando órgãos da administração pública estadual do executivo, legislativo e judiciário.
OBS::::O ex-deputado Martinho Herculano Ghizzo, de Araranguá, com percepção visionária tentou transferir a capital para o continente, inclusive teve projeto aprovado na ALESC, mas o meu amigo socialista de internato Sergio Grando, enquanto prefeito de Floripa, boicotou o revolucionário projeto.

Proposta que ainda está valendo, basta que se reinicie um movimento de transferência de local... onde oportunamente poderá se corrigir o grave erro de nomear 'Florianópolis', quando o nome original era 'Desterro'. Outra baita injustiça que fizeram com a Ilha da Magia.

Nota:::Tem até um filme com o nome de DESTERRO, produzido pelo cineasta Eduardo Paredes...