05 maio, 2019

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS - ARARANGUÁ SC



























Um mosaico de imagens da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araranguá, em homenagem a padroeira de mesmo nome, que hoje é celebrada com cerimônias religiosas e festivas.

Faz 33 anos que passei a fazer registros de Araranguá e região, do qual a Igreja NSMH faz parte do acervo com mais de 500 imagens desde o celuloide até imagens em Super 8 e VHS. Ressalvo que esta montagem não foi selecionada, mas incluídas no mosaico aleatoriamente. 
Apesar de ser católico não sou praticante, o que não me desqualifica como adepto da ideologia cristã, herdada da minha formação familiar. 
Transcrevo abaixo um trecho da Wikipédia, com uma concepção humanista dos princípios do cristianismo, que ao longo da história da Humanidade serviu de referência a muitos povos, no entanto a que se destacar que também cometeu injustiças... Haveria muito que falar, mas não é o propósito da postagem, considerando que levo em conta a atenção dispensada a arquitetura da Igreja Matriz no centro de Araranguá, que serve não apenas aos fiéis católicos, mas a outras finalidades como espaço pra reflexão!!!:::
((((Democracia cristã, tal como o nome indica, é um pensamento, ideologia e movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a solidariedade e a justiça. Ela é democrática na medida em que desde a sua origem, aderiu sinceramente aos ideais da democracia pluralista do tipo ocidental. E é cristã porque representa uma tentativa permanente de defesa e aplicação dos princípios e valores cristãos na vida política nacional e internacional. Tal como os outros grandes movimentos políticos, as prioridades e políticas postos em prática pelos partidos democratas cristãos podem variar consideravelmente em diferentes países e em diferentes tempos.
Há quem enquadre a Democracia Cristã, no plano econômico e social, exclusivamente à Doutrina social da Igreja Católica. Este enquadramento é incorrecto e não corresponde à realidade porque muitos partidos democratas cristãos são constituídos por ramos católicos e protestantes que coexistem harmoniosamente. Existem inclusivamente alguns partidos que têm como matriz as Igrejas protestantes (como, por exemplo, a CDU da Alemanha que tem como matriz a Igreja Luterana).
A Igreja Católica, apesar de ser a principal fonte deste pensamento político, não impõe qualquer filiação partidária específica aos seus fiéis, optando por se autoexcluir das lutas políticas ao poder. Ela, devido à sua missão evangelizadora e à sua natureza essencialmente religiosa, opta por um papel social intervencionista, preferindo combater as injustiças e moralizar as pessoas, incluindo os políticos.
Os partidos democrata cristãos agrupam-se na Internacional Democrata Cristã (IDC), também chamada de Internacional Democrata Centrista (IDC), a segunda maior organização política internacional. A IDC é subdividida em vários grupos políticos regionais. Os partidos democrata cristãos da Europa também agrupam-se no "Partido Popular Europeu", o grupo regional europeu da IDC, e é o maior grupo político no Parlamento Europeu. Os partidos democrata cristãos da América também agrupam-se na "Organização Democrata Cristã da América", também um grupo regional da IDC))))
Registro aqui a evolução em relação a poluição sonora que reduziu, pois tinha certeza que a Santinha não gostava de tanto barulho (afinal, nenhum Deus é surdo!!!) e, aos modismos que as missas no Vaticano não aderiram, mas este não é o momento de falarmos sobre isso...
#igrejamatrizararangua #catoliconaopraticante #acervoararangua#ideologiacrista