21 junho, 2017

CARTA ENVIADA AO COAMA

 CARTA ENVIADA AO COAMA

Prezados

Não participarei da reunião em virtude da minha esposa estar hospitalizada na UTI da UNIMED, em Criciúma. Assim, manifesto aqui o que iria comentar com vocês se estivesse presente.
Considero esta atitude de ‘’forçar’’ a eleição no COAMA uma situação extremamente desconfortável.
Ninguém está querendo se perpetuar no poder, decidimos prorrogar a data da eleição com a anuência da plenária para evitar que uma diretoria fosse eleita antes dos novos conselheiros assumirem, porém a ‘’burocracia’’ impediu que fosse realizada no tempo desejado.
Articular uma chapa para concorrer a eleição é constitucionalmente um direito de todos, mas não da forma como foi feita com acusações levianas ao nosso trabalho que é com dedicação estritamente voluntária e atuante conforme relatos contidos em Ata. Além disso, esta postura menospreza também a instituição IFSC que, compunha junto com a ONG Sócios da Natureza, a diretoria.
Uma disputa provocativa e desafiadora está no ar, quando poderia e deveria ser escolhida uma diretoria por consenso, caracterizando harmonia e coesão no COAMA.   
Existe uma mensagem do Executivo Municipal orientando a realização da eleição após a homologação dos novos conselheiros e das novas entidades como forma de dar legitimidade ao processo, da mesma forma que existe uma carta do CREA assinada pelo ex-diretor Ivan Balthazar (Falecido) que deve ser considerada pela questão ética.
A ONG Sócios da Natureza tem uma História de derrotas e significativos avanços na busca pelo equilíbrio ecológico dos ecossistemas do Município de Araranguá (e região).  Foi a entidade idealizadora e motivadora da criação da FAMA e do COAMA, contando com a parceria de outras instituições e cidadãos araranguaenses, declara estar indignada com as atitudes tomadas pelos conselheiros, principalmente com os que chegaram agora e já almejam cargos.
Continuaremos acreditando que na continuação do processo haja obediência à legalidade de acordo com a legislação pertinente, pois nos preocupa imensamente qualquer decisão que não atenda aos princípios e aos interesses reais do COAMA!  

Att
Tadêu Santos
Coordenador Geral
 

Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental Ambientalista

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.

ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)

Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº 1817 de 15 de junho de 1998.

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053