06 julho, 2016

HISTÓRICA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA POR ARARANGUÁ TERÁ GESTO DE SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA


Cidadania Ambiental

Araranguá SC, 06 de julho de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

TOCHA OLÍMPICA EM ARARANGUÁ – Parte III

Via ‘’call’’ estamos conversando com a especialista Sabrina Porcher – do Comitê Olímpico 2016 do RJ, com a condutora Miriam Porchnow da Apremavi/SC, com a Natália Moura e a Flávia Ferros da Forest Stewardship Council (FSC) SP e com o Sandro Ramos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araranguá, no sentido de organizar minuciosamente o plantio de muda de árvores na mata ciliar do rio Araranguá, junto à Rua Rui Barbosa, após a condutora Miriam repassar ao revezador seguinte. Estamos contando também com a parceria da FAMA através do Luis Leme, que nos acompanhará neste simbólico gesto de sustentabilidade ecológica.
Esta passagem da Tocha Olímpica por Araranguá será um momento histórico, por isso a importância simbólica deste gesto de sensibilização ecológica relacionada aos Jogos Olímpicos, que aborda a sustentabilidade como muita seriedade, enfim, será um momento único na História de Araranguá, daí a razão de estarmos dedicados e atentos à sincronia dos passos da ambientalista Miriam e da gentileza do senhor Marino Vamerlati em protagonizar o plantio das mudas de árvores nativas às margens do rio Araranguá, com dedicação especial ao seu recém-nascido neto Vittorio, como uma simbólica forma de eternizar a vida em equilíbrio com os ecossistemas de Araranguá, que compõem os biomas do nosso glorioso Brasil!!!
OBS. Clique sobre a imagem para obter uma melhor visualização.

PÓ DE CARVÃO MINERAL MATA 23.000 PESSOAS POR ANO NA UNIÃO EUROPEIA

Aqui no sul de SC também mata com o pó emitido pela usina térmica Jorge Lacerda 857MW, em Capivari de Baixo, da mesma forma que compromete a saúde das pessoas que vivem na região carbonífera próximo as minas de carvão, mas principalmente os mineiros com a incurável pneumonoconiose, tanto é que a Nação Brasileira reconhece o malefício aposentando-os com apenas 15 anos de serviço.
Isto não é apenas uma forma de escravidão econômica, fazendo com que pais de família se submetam a trabalhar embaixo da terra em um ambiente insalubre e inseguro, para sobreviver sobre a mesma sem dignidade humana merecida pelo esforço, portanto é um crime contra a humanidade!!!
Agradeço Ademar pela lembrança, pois assim sinto que a nossa luta não é em vão.
 
"A BELEZA DAS FLORES E DOS TUCANOS EXIBIDOS!!!" — em Araranguá
Imagens captadas ontem na floricultura do Baltazar, quando eu e o Balod adquirimos mudas da palmeira Trithrinax brasiliensis / carandá (espécie em extinção) e outras mudas raras que o Marcus cultiva com todo carinho...
OBS. Dedico estas imagens ao carioca araranguaense de Volta Redonda Roberto Balthazar, tio do dedicado artesão e da minha esposa Kátia Vamerlati Santos.


ORGÂNICOS SIM, TRANSGÊNICOS NÃO!

Tema controverso. Cientistas estão preocupados com a pobreza, uma bela causa humanitária, enquanto que muitos receiam o efeito que os transgênicos podem causar ao longo do tempo no organismo. Revolucionárias políticas públicas poderiam garantir alimento natural sem agrotóxico ou transgênico.
Confesso ficar preocupado com esta possibilidade apresentada na matéria, principalmente pelo agressivo apelo de taxar a defesa dos alimentos orgânicos como um crime contra humanidade!!! Dá uma leve impressão que a Monsanto está por trás deste movimento que quer garantir o mercado investindo rotundos recursos em pesquisas e agradando aos nobres cientistas...!!! 
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando