11 novembro, 2014

III EFAMuC 2014 - DEZ ANOS APÓS O FURACÃO CATARINA!!! UM BREVE RELATO COMENTADO DO III EFAMuC


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 11 de novembro de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)




UM BREVE RELATO COMENTADO DO III EFAMuC


Conseguimos atingir grande parte dos objetivos do III EFAMuC, 10 anos após a ocorrência do Furacão Catarina, primeiro porque ampliamos as parcerias na Comissão Organizadora, que eram duas, a AMESC e os Amigos da Terra/POA, tanto na primeira quanto na segunda edição. Desta vez, a ONG Sócios da Natureza, teve o apoio de seis órgãos e instituições, iniciando com a SDR na pessoa da Sung Chen Lin, do Mauricio Dalpiaz Melo e da Juliana Vamerlati do IFSC, da Carla D´Aquino e da Regina Vasconcelos Antônio da UFSC, do Éliton Pires e do Mauricio Duarte Anastácio do IFC, do Sebastião Antônio Souza da Defesa Civil Regional, do Paulo Roberto Oliveira da Prefeitura Municipal de Araranguá, concluindo com a nossa coordenadora Eliane Scremin, sem esquecer das estratégicas colaborações do Gerson e Jacque Farias, do Carlyle Torres Filho, da Zizi Souza, da Marilea Paulino, do Edi Balod, do Marx Vamerlatti e da engenheira sanitarista Valéria Veras, do TSGA. 

Tivemos o patrocínio da FAPESC, do Projeto TSGA 2/UFSC, da Eletrosul e da Prefeitura Municipal de Araranguá. Observando ainda que o IFC, o IFSC, a UFSC e a PMA também logisticamente muito apoiaram para a dinâmica do III EFAMuC, além das colaborações recebidas da Contato Internet, Colégio Murialdo, Unimed, SAMAE, Prodapys, CGBHRA, Ediunesc e PPGA da UNESC. Agradecemos ainda a cordial cooperação remunerada pelos serviços prestados da Aspekto Comunicação, Bento Sonorização, a assessoria de imprensa da MARCA Comunicação, S&S Refrigeração, Mazzuco Cine Foto Som, Hotel Morro dos Conventos e a ampla divulgação dos órgãos de imprensa, sem esquecer a brilhante atuação dos cancioneiros Zaga do Caverá e do Jorge Victor (aplaudidos em pé!!!) e das demais apresentações culturais das redes de ensino municipal, estaduais e federal constantes na programação. O evento teve a produção geral do Publicitário e Pós Graduado em Gestão de Eventos, Sandrinho Ramos.

Agradecimentos especiais aos palestrantes, ministrantes, mediadores e mediadoras, professores, estudantes e o público em geral que esteve presente nos dois dias de evento.

Segundo porque mais uma vez cumprimos com o compromisso de alertar com muitas informações fundamentadas sobre a importância da prevenção e da adaptação à violência das águas e dos ventos. Terceiro porque continuamos a acreditar que a afirmação da antropóloga Margaret Mead é provocativa a reflexão quando diz: "Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possam mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado!".

Destacamos as abordagens que ousaram apontar as atividades que promovem impactos ambientais irreversíveis e que são comprovadamente responsáveis pelo desequilíbrio da camada de ozônio, como a extração e queima de combustíveis fósseis na região sul de SC, que esta fonte energética está na contramão da História, que os caminhos para a verdadeira sustentabilidade são as energias limpas e renováveis, como a solar, a eólica e a biomassa, por exemplo!

Agradecemos a todos que de uma forma ou de outra contribuíram e participaram desta histórica III edição do Encontro sobre Fenômenos, Adversidades e Mudanças Climáticas da Região Sul, que contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas nos dois dias de evento e será assistida por milhares de pessoas quando publicarmos a transcrição e a edição em vídeo nas redes sociais.

Que as preciosas informações cheguem não apenas nos corações e mentes da população afetada, mas também dos responsáveis pelas políticas públicas para que de fato sejam efetivamente transformadoras e inovadoras nas questões ambientais e que tenham efetiva relação com os fenômenos, adversidades e mudanças climáticas regionais e globais!

A Carta do III EFAMuC quando concluída
com orientação do professor Daniel José da Silva e aprovada pela Comissão Organizadora, deverá receber contribuições dos palestrantes e de quem estiver disposto a colaborar, com tradução pela Rivea Medri Borges deverá, se possível, ser divulgada ainda na COP 20, de Lima no Peru, como a de 2009 chegou à Copenhague junto com o vídeo do II EFAMuC. Por estas e outras razões estamos acreditando que também poderá chegar na COP 21 de Paris, em 2015, afinal ela representa '''Os Gritos por Justiça Climática''' das populações atingidas pelo primeiro e único (mas não o último pelas previsões de especialistas em climatologia...) Furacão do Atlântico Sul!!!

OBS. Em breve postaremos mais informações, imagens editadas, transcrição das palestras e deb
ates e a Carta do III EFAMuC no blog www.IIIEFAMuC.blogspot.com; www.facebook.com/efamuc e no blog www.tadeusantos.blogspot.com

Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental



TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:
·         Publicação de Trabalhos apresentados no III EFAMuC
·         Breve relato sobre a reunião do COAMA...
·         Breve relato sobre a reunião do Plano Diretor de Araranguá...
·         Na próxima semana participaremos da última plenária do CONAMA e no início de dezembro da última do FNMA.
·         No dia 22 próximo a Comissão Provisória da FEEC se reunirá em Florianópolis para regularizar a situação da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses.



'''Se a poluição ambiental não vai acabar em função do perverso modelo político e econômico que caça o lucro a qualquer custo, a nossa luta também continuará em busca de mais qualidade de vida para a população, garantindo no mínimo o adequado equilíbrio ecológico dos nossos ecossistemas!!!''' TS