26 fevereiro, 2013

OSCAR 2013 - Alguns breves comentários...





OSCAR 2013 - Alguns breves comentários...

            Interessante observar que ''Argo'', vencedor de melhor filme, roteiro adaptado e edição, não recebeu nenhuma indicação para Ben Affleck como diretor e ator da obra, apesar de haver ganho o Globo de Ouro e outros vários prêmios pelo seu belo trabalho. Talvez esta controversa situação explique a forma um tanto séria (e o significativo gesto de desabafo...) quando subiu para receber a estatueta de Melhor Filme.
            Para mim surpreendeu o prêmio de Melhor Diretor ao Ang Lee, quando o filme só tem um ator e a produção é praticamente criada com efeitos especiais de computação gráfica, enquanto que o Steve Spielberg demonstrou mais empenho de direção em ''Lincoln'', assim como todos os demais diretores concorrentes Michael Haneke "Amor", Benh Zeitlin "Indomável sonhadora", David O. Russell "O lado bom da vida", mas não o twainês Ang Lee pela parafernália tecnológica de "As aventuras de Pi". Lembrando que houve uma espécie de plágio de um conto do gaúcho Moacyr Scliar, que na época aceitou numa boa e o escritor canadense o mencionou no prefácio do seu livro ''Life of Pi''.
            Acho a Jennifer Lawrence "O lado bom da vida", uma bela e promissora atriz, mas eu daria a estatueta do Oscar a Emmanuelle Riva pelo excelente trabalho em "Amor", que merecidamente recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
            O ator Christoph Waltz (da obra prima "Bastardos Inglórios") como coadjuvante em "Django Livre" comprovou ser um dos melhores atores europeus da atualidade e tem sorte quando é dirigido pelo Quentin Tarantino, que subiu o palco para receber o prêmio de Melhor Roteiro Original.
            O prêmio de Melhor Direção de Fotografia dado ao chileno Claudio Miranda pelo ''As Aventuras de Pi'', mostra uma tendência da Sétima Arte priorizar as produções cinematográficas gravadas no formato de Alta Definição (HD), substituindo a clássica película, tanto pela qualidade/resolução da imagem quanto pela facilidade de trabalhar com efeitos especiais.

OBS. I: Vale registrar a inédita participação da primeira dama Michele Obama anunciando o Melhor Filme, que poderia ser o Lincoln, que acabou com a escravidão nos EUA, mas foi o ''Argo'', que aborda um resgate no fechado regime político do Irã, imensamente contestado pelo presidente Obama.
Talvez tenha sido uma grande sacada da Academia em passar a dar ''recados e mensagens'' não apenas nas obras cinematográficas que seleciona, mas tornando o ato artístico do Oscar em uma oportunidade politicamente correta!

OBS.II: Pena que a TV Globo exibe apenas 2/3 da cerimônia do OSCAR no canal aberto por causa do alto nível do BBB, digo alto número de ligações que grande parte dos telespectadores brasileiros adoram fazer...

Tadêu Santos