26 setembro, 2009

PROGRAMAÇÃO DO II EFAMuC acesse www.efamuc.contato.net

Para obter informações atualizadas do II ENCONTRO SOBRE FENÔMENOS NATURAIS, ADVERSIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA REGIÃO SUL acesse o site www.efamuc.contato.net

05 setembro, 2009

Cidadania Ambiental 01.09.09

Cidadania Ambiental

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.



02 de Setembro de 2009



Ao Jornalista Pedagogo Zé Luiz

Esta é a segunda vez que vossa senhoria publica nota em sua coluna sobre a minha pessoa e a ONG do qual represento. O teor é aparentemente de reconhecimento, mas ao mesmo tempo de provocação!

Leia os blogs: www.blogdolessa.com.br, www.tadeusantos.blogspot.com, Jornal o Tempo e os comentários que o Saulo Machado faz vez ou outra sobre nossas colocações que verás que a nossa atuação continua a mesma (você é que mudou para conosco!!!). Não é porque estamos atuando no CONAMA, em Brasília, que recuaremos na defesa do Meio Ambiente regional, muito pelo contrário. ‘’Se não aparecemos mais’’ é porque a grande maioria dos órgãos de imprensa/mídia não publica nossas informações, inclusive os de sua propriedade. Estamos atuando em mais de vinte missões em Araranguá e Região Sul de SC, como no processo de licenciamento da fixação da foz/barra do Rio Araranguá, na transformação das APPs em UC, como do Morro dos Conventos que passará a ser o primeiro Monumento Natural do Estado, na organização do II EFAMuC para 07 e 08 de Outubro em Araranguá e na elaboração do Plano Diretor do qual somos integrantes do Núcleo Gestor, entre tantas outras atividades voluntárias da qual nos dedicamos como você bem sabe, como a luta contra a insuportável poluição sonora e a proteção aos abandonados cães de rua, por exemplo. Quanto ao Futurão nos preocupa a possibilidade de um empreendimento próximo ao manancial do Belinzoni, mas como não conhecemos as especificações do projeto, aguardaremos a Audiência Pública a ser promovida no dia 18 pela Câmara, para então emitirmos um parecer. Para seu conhecimento, muitas derrotas, como também muitos avanços na proteção socioambiental, nós nem divulgamos, pois cada pessoa ou entidade tem o seu próprio perfil de conduta.

OBS. Ocorre que a forma de divulgação do nosso trabalho não é como a de uma maioria que procura estar sempre na mesa principal ou palanque, ou seja, sempre na foto, até porque não compactuamos com nenhuma forma de exibicionismo.



Entrevista sobre pontos polêmicos

Canal 20 nos convida para entrevista com abordagem sobre o Plano Diretor, mas a conversa se estendeu para a fixação da foz/barra, as Unidades de Conservação (UC) e o polêmico conflito sobre a localização da futura Faculdade Futurão. No dia seguinte fui convidado pela professora Lívia para conhecer o projeto, mas sugeri a mesma que convidasse mais entidades como a AESC, SINTE e OAB, por exemplo, e elaborasse urgentemente uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para justificar a implantação do empreendimento naquele local, já que o projeto não possui EIA-RIMA. A Câmara de Vereadores promoverá uma Audiência Pública no dia 18 de Setembro para debater a proposta do Futurão.



Duplicação da 101

Comitiva do DNIT/MT inspeciona trecho da Duplicação entre Palhoça e Passo de Torres no dia 24/08/09. No roteiro constava almoço no restaurante Becker acompanhado de uma coletiva de imprensa com o Diretor Geral do órgão e a Senadora Ideli Salvatti para falar sobre a Duplicação da BR-101. Aceitamos o convite e lá aparecemos para ouvir o DNIT sobre o Desvio de Araranguá, mas o atraso alterou a programação. O Deputado Décio Góes nos apresentou o Sr. Luiz Antonio Pagot e falamos apenas sobre as medidas compensatórias (R$16Milhões) que infelizmente ‘’não chegaram aqui e nem ali em cima da serra’’. Outras preocupações estavam na nossa agenda, como a transferência do domínio do trecho ao município, as grades sobre as muretas New Jersey nas travessias urbanas e o projeto do Desvio, que ainda não foi apresentado a população araranguaense.



Unidades de Conservação (UC)

Apresentei aos Secretários de Turismo da AMESC, por solicitação da Cristiane Biléssimo da Câmara Temática do Turismo do FDESC, uma visão ambiental sobre os benefícios que as Áreas de Preservação Permanentes (APP) podem trazer se transformadas em Unidades de Conservação (UC). Se tudo correr bem, o santuário ecológico do Morro dos Conventos poderá em breve passar a ser o primeiro Monumento Natural do Estado de Santa Catarina. Em parceria com a Administração Municipal levaremos a proposta ao MPF e na sequencia o Prefeito decreta a criação da UC para posteriormente ser elaborado o Plano de Manejo, que determinará o uso mais adequado da área como, por exemplo, a implantação de um parque ecoturístico a ser conduzido por um comitê gestor formado por entidades do município.



Museu Histórico de Araranguá


Inauguração do primeiro museu foi o fato cultural do ano. O multiartista Edi Ballod da UNESC estava presente. Parabéns a Micheline e ao Alex pela bela iniciativa. Certamente que um dia minhas fotos e filmagens entre 1986 e 2002, quando catalogadas, farão parte do acervo cultural, como também o projetor de Cinema e outras relíquias da Sétima Arte que temos a intenção de emprestar ao museu. Aproveitamos para registrar nesta mesma semana o lançamento do livro/dicionário "Araranguário" de Ézio Camilo Rocha, ocorrido nesta mesma semana da inauguração do MHA.



Na próxima edição abordaremos:


Comitê do Araranguá e a sua importância nas nossas vidas...
Leitura Comunitária / Plano Diretor.
O Araranguário é muito mais do que se imagina!
Associação de Moradores do Centro de Araranguá
Osmar Nunes, o Pequeno Grande Prefeito!
Reunião com o novo Promotor do Meio Ambiente da Comarca de Araranguá
Poluição Sonora em Araranguá ainda causa incômodo.
A população afetada pelas tragédias do clima quer respostas!