22 novembro, 2011

PROMOTOR HENRIQUE LAUS AIETA - LAR BENEFICIENTE SÃO VICENTE DE PAULA - MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO - INOCENTES CULPADOS













Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 22 de novembro de 2011.

(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.


www.tadeusantos.blogspot.com

(Publicado também todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MEIO AMBIENTE HENRIQUE LAUS AIETA

A reunião que mantivemos com o Promotor de Justiça da Área de Meio Ambiente da Comarca de Araranguá foi extremamente positiva, primeiro porque é um procedimento natural que qualquer organização não-governamental, mantenha um canal de comunicação com o Ministério Público da sua comarca nas suas respectivas áreas temáticas. Fizemos uma rápida avaliação dos conflitos ambientais do Município de Araranguá, do qual não consideramos graves numa escala comparativa, com exceção da poluição do Rio Araranguá, porém não sendo este conflito da competência do MPE, mas do Federal. Torceremos para que o mesmo permaneça no Meio Ambiente por um período suficiente para solucionar questões ambientais, pois os três últimos ficaram muito pouco tempo.

Tentamos nos ater na poluição sonora, mas outros pertinentes conflitos se impõem, lembrando, como exemplo, a questão cultural da população de jogar lixo nas vias públicas e a delicada questão dos animais de rua sob a dedicada proteção da Associação Bom Pra Bicho. Porém o Dr. Henrique Laus Aieta demonstrou preocupação com as Áreas de Preservação Permanentes - APP, principalmente a localizada na área do perímetro urbano central. Informei que estamos na FAMA elaborando um ‘’Mapa de Conflitos e Potencialidades do Município de Araranguá’’ e um ‘’Mapa das Áreas Verdes’’, este a pedido da SEPLAN para o aperfeiçoamento do Plano Diretor, do qual é também objeto de preocupação da população, demonstrada nas discussões das Leituras Comunitárias. Informamos ainda que existem estudos para transformar as áreas de relevância ecológica em Unidades de Conservação (UC). Sobre a polêmica poluição sonora em Araranguá, o Promotor de Justiça comentou que quando voltar de férias implementará o programa Silêncio Padrão e irá promover encontros, reuniões ou mesmo audiências públicas para debater a responsabilidade de cada órgão e informar os segmentos organizados da sociedade civil que tenha alguma relação com o tema.

ALMOÇO NO LAR BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULA

O jornalista Quirino Loeser, proprietário do Jornal OTEMPO DIÁRIO nos convidou para almoçar comida italiana no Lar Beneficente São Vicente de Paula numa homenagem aos apoiadores do Rotary, entidade que faz a gestão administrativa deste espaço singular. Espaço que ampara os últimos anos das vidas das pessoas que, por várias razões, encontram lá um abrigo. Acompanhado da minha esposa Kátia e meu sogro Marino Vamerlati fomos lá prestigiar o significativo evento. Significativo porque é preciso muita dedicação voluntária para manter uma instituição voltada à proteção dos idosos, mas principalmente porque é preciso sensibilização para com os valores ‘’meio perdidos’’ neste últimos tempos de era tecnológica, de corrupção, de violência e de desagregação da família, fazendo com que a grande maioria dos jovens não mais valorizem os idosos da família, quando todos nós seremos idosos mais cedo ou mais tarde, com limitadas condições de mobilidade e saúde.

INOCENTES CULPADOS

O araranguaense João dos Pintos da Silva agora passa a ser o escritor com mais obras publicadas em Araranguá com o livro INOCENTES CULPADOS, lançado no sábado dia 12.11.2011 no restaurante Plaza no Calçadão da Getúlio Vargas. O também escritor Alexandre Rocha em seu prefácio classifica ‘’dramaticamente impactante, afirmando que em sua narrativa o João não faz concessões emotivas, nem poupa seus personagens ao submetê-los aos ápices e tensões do enredo’’. Prestigiando o ato estava o vice-prefeito Sandro Maciel. Por outro lado, Araranguá poderá em breve instituir a ‘’Academia Araranguaense de Letras’’, pois conforme informações prestadas pelo João e pelo Ézio a documentação está em avançado processo. Este estágio demonstra que Araranguá está despertando para a Arte de escrever com várias obras literárias publicadas, mostrando um pouco da cultura, das raízes, do imaginário popular e do triste cenário da biodiversidade retratada no MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO DE SC: Impactos Sociais e Ambientais, pela minha filha Juliana e por mim.

ARARANGUÁ FEZ A ‘’MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO’’

‘’’Durante quase quatrocentos anos, o Brasil foi explorado por portugueses, ingleses, holandeses, franceses e espanhóis. Eles não enxergavam o Brasil um país, eles enxergavam aqui como uma fonte inesgotável de riquezas. Depois da sua independência, as coisas começaram a mudar e o povo brasileiro foi se identificando como uma nação. Mas, hoje somos novamente explorados, mas, desta vez somos explorados maus por brasileiros...’’’ esta é a introdução do texto escrito sobre a bandeira do Brasil.

Apesar de modesta, talvez por causa da chuva, Araranguá fez a sua ‘’Marcha contra a Corrupção’’ pela manhã do dia 15.11.2011, tendo como ponto de partida e chegada a Igreja Matriz. Como a corrupção também começou modesta, ‘’comendo pelas bordas como se diz popularmente’’, chegará um dia que em que este movimento de cidadania ainda irá acabar com a corrupção neste país, mesmo sendo através de uma reforma política ou uma revolução armada, agora uma tendência mundial aos descalabros ditatoriais, porque não se pode admitir o desvio da verba pública, colhido através do suor do povo brasileiro para benefícios privados. Estão de parabéns os organizadores da Marcha, mas também o neto do lendário Afonso Ghizzo, o promotor de justiça de mesmo nome, idealizador do projeto ‘’O que você tem a ver com a corrupção? OBS. Repito aqui o alerta da antropóloga Margaret Mead: "Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado".

COM TODO RESPEITO, MAS

O DOUTOR PROFESSOR E ENGENHEIRO JOSÉ AUMOND DA FURB NÃO INCLUI EM SUA RELAÇÃO DOS MAIORES EVENTOS EXTREMOS DO CLIMA DO BRASIL A ENCHENTE DE 1974, QUE SÓ EM TUBARÃO MATOU 199 PESSOAS, TOTALIZANDO 250 MORTOS EM TODA A REGIÃO SUL DE SC, TENTA MINIMIZAR O TRÁGICO DESLIZAMENTO/ DESMORONAMENTO DA NOITE DE NATAL DE 1995 OCORRIDO NAS ENCOSTAS DOS APARADOS DA SERRA GERAL NO SUL DE SANTA CATARINA (COM EXTENSÃO DE QUASE 40KM), RESULTANDO EM 29 MORTES E ENORMES PREJUÍZOS SOCIAIS E ECONÔMICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ E, PROPOSITADAMENTE, DESQUALIFICA O VIOLENTO FURACÃO CATARINA DE 2004, O 1º DO ATLÂNTICO SUL, CLASSIFICANDO-O APENAS COMO CICLONE EXTRA-TROPICAL, QDO ATÉ A NASA RECONHECEU O EVENTO CLIMÁTICO COMO FURACÃO.

INDAGAMOS QUAL O PROPÓSITO DO BLUMENAUENSE EM SUPER DIMENSIONAR E VALORIZAR APENAS OS EVENTOS CLIMÁTICOS QUE OCORREM NO VALE DO ITAJAÍ?


ASSUNTOS QUE PODEREMOS ABORDAR NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

Ø A SAÚDE SANITÁRIA DA CIDADE VALE OS TRANSTORNOS CAUSADOS NAS VIAS PÚBLICAS.

Ø A DUPLICAÇÃO DA BR-101 NO TRECHO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL É MELHOR?

Ø BAR PLAZA NO CALÇADÃO É SENADINHO DURANTE A SEMANA E AOS SÁBADOS UM ESPAÇO...

Ø QUANDO IRÁ ACABAR A DITADURA DOS CASTROS NA EXEMPLAR ILHA CHAMADA DE CUBA?

Ø O PROJETO AVEC BRASIL COMEÇA A DEFINIR METAS PARA 2012...

Ø ARARANGUÁ NA CAMPANHA DAS CIDADES RESILIENTES DA ONU...

Ø SE A LAP DA FIXAÇÃO NÃO FOR EMITIDA ATÉ O FINAL DO ANO, O RECURSO FICARÁ COMPROMETIDO!

-
Foto Qurino Loaser