29 novembro, 2011

ELEIÇÃO NA FEEC - CUBA PRECISA SER LIVRE - USINA A CARVÃO NÃO, EÓLICA E SOLAR SIM - CAMPANHA DA ONU SOBRE CIDADES RESILIENTES



Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 29 de novembro de 2011.
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado também todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)







........................................................................ Coordenação da FEEC 2011 / 2013................................................................






FEEC – FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES ECOLÓGICAS CATARINENSES
A FEEC elegeu nova coordenação no dia 26 de novembro de 2011, em assembléia geral na sede do CATI na Avenida Beira Mar de São José. A Coordenação Geral ficou com a INMAR com o representante Gert Schinck, a Vice-Coordenação ficou com a ONG Sócios da Natureza com o representante Tadeu Santos, a Secretaria com o Pedro Floriani e a Tesouraria com a representante Edilaine Dick ambos da APREMAVI, o Departamento Jurídico com a APRENA com o Sérgio Dall’ácgua e a Comunicação com o Mangue Vivo sob a representação do Paulo Douglas. O Conselho Fiscal ficou assim constituído: AMECA – Ana Paula Cortez; Aliança Nativa – Alexandre Lemos; ISA-Campeche – Carmem Garcez.
OBS. "A Assembléia Geral que elegeu a nova direção também adotou em caráter inédito para a entidade, uma CARTA DE PRINCÍPIOS, documento que aponta as linhas gerais sob as quais a direção da entidade atuará e que também se configurará em um forte instrumento de conscientização ecológica a serviço do movimento nos anos vindouros. Além de adotar a CARTA DE PRINCÍPIOS, a FEEC também aderiu de imediato ao Comitê Catarinense em Defesa das Florestas de SC e começará a estabelecer parcerias com ações que já estejam em curso afinadas com sua linha de atuação eco-política, agora mais definida e clara."


EÓLICAS E SOLARES
Matéria do eixo Rio-São Paulo sobre fontes alternativas de energia, priorizando as eólicas e solares, reconhece a queima de fósseis como as mais sujas, principalmente o carvão mineral.
UAU!!! Ainda bem que alguém fala na famigerada queima de combustíveis fósseis para geração energética, pena que não é no Brasil, pois aqui não é tão vantajoso tocar neste tema quanto as hidrelétricas, principalmente se estão na Amazônia. Diariamente vemos ONGs aqui do sul do país emitindo mensagens contra Belo Monte, por exemplo, esquecendo de bater nos intensos conflitos regionais. Infelizmente as nossas desgraças não dão ibope ou chamam atenção da mídia internacional, principalmente dos países do norte, quanto as da Amazônia. Parabenizamos as ONGs localizadas na Amazônia e as redes e coletivos socioambientais pela luta contra os grandes empreendimentos que detonam com a biodiversidade única deste planeta. Que venham urgentemente as solares e eólicas, enquanto os poderosos defensores da “Frente Parlamentar do Carvão Mineral” não inventarem de criar leis no Congresso proibindo a existência do Sol e dos Ventos!

CUBA PRECISA SE LIBERTAR DO DOMÍNIO DITATORIAL
Não concordo e repudio o ditatorial regime cubano dos Castros, porém admiro o povo cubano que conseguiu sobreviver dignamente, mesmo sem liberdade, com um sistema de educação e de saúde melhor que muitos países de 1º mundo. Falam também que todo cubano tem casa própria, mesmo não sendo a que todos sonham ter. Com a abertura proposta recentemente poderão renovar a frota de veículos, mas o que realmente tem que acontecer é acabar o embargo dos EUA à pequena ilha socialista, de modo que a mesma possa desenvolver uma troca de produtos entre os dois países e outros aliados, pois esperamos que o povo esteja preparado ideologicamente para viver em uma plena democracia socialista com liberdade, se assim os políticos permitirem.


CAMPANHA DA ONU INCLUI ARARANGUÁ ENTRE AS OITO CIDADES CATARINENSES (ÚNICAS BRASILEIRAS NESTA PRIMEIRA ETAPA)
Araranguá finalmente está entre as cidades catarinenses que integrarão a Campanha da ONU sobre questões climáticas, após uma ‘’série de tumultuadas negociações de bastidores’’ quando da divulgação inicial de apenas seis, priorizando Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Tubarão, ficando Araranguá – epicentro do furacão Catarina e de tantos outros eventos extremos do clima, fora da relação das contempladas, causando-nos intensa indignação mediante tal exclusão, porém agora Araranguá e Lages foram incluídos. O ‘’Certificado de Araranguá emitido pela ONU’’ foi entregue ao Diretor da Defesa Civil Ernani Palma Ribeiro Filho, no dia 11/10/11 no gabinete do Governador.

SANTA CATARINA É O PRIMEIRO ESTADO BRASILEIRO A SER CONTEMPLADO COM ESTE SIGNIFICATIVO AVANÇO COM POSSIBILIDADE DE RECEBER APOIO INTERNACIONAL SE APRESENTAR PROJETOS ADEQUADOS E CONVINCENTES SOBRE COMO REAGIR A VIOLÊNCIA DAS ÁGUAS E DOS VENTOS.
"RESILIÊNCIA É A CAPACIDADE UNIVERSAL DE SUPERAR AS ADVERSIDADES DA VIDA OU CLIMÁTICAS E DE SER FORTALECIDO POR ELAS".

‘’’’A Campanha da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD/ONU), no inglês “Making Cities Resilient, My City is Getting Ready”, se pauta na crescente urbanização mundial e nos problemas decorrentes de uma ocupação desordenada em contraponto à necessidade de prever riscos e criar ferramentas de adaptação e de enfrentamento para construção de cidades mais seguras.
A campanha utiliza como definição de resiliência, a habilidade de um sistema, comunidade ou sociedade expostos a riscos, a resistir, absorver, acomodar-se e reagir aos efeitos de ameaças de maneira eficiente e em tempo adequado, incluindo a preservação e reconstrução de suas estruturas e serviços essenciais básicos.
Objetivo - O objetivo geral da campanha mundial

é construir comunidades urbanas resilientes, sustentáveis e mais seguras. A Campanha Mundial busca fortalecer e respaldar governos locais, grupos e lideranças comunitárias, assim como prefeitos e corpo técnico de administrações públicas que façam parte das áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, e em especial da gestão de riscos de desastres. Incluem-se autoridades nacionais encarregadas do desenvolvimento e da redução de riscos de desastres em âmbitos locais e urbanos. Para a campanha o termo “cidade” faz referência às zonas urbanas em geral, por sua vez o termo “governo local” inclui tanto as comunidades urbanas como rurais em diferentes âmbitos (regional, estadual, metropolitano, etc.)
Meta - A campanha pretende se concentrar especialmente nas comunidades urbanas mais vulneráveis: populações pobres e comunidades que enfrentam um alto risco diante dos impactos adversos de ameaças.






ASSUNTOS QUE PODEREMOS ABORDAR NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:
DUPLICAÇÃO PODERÁ PARALIZAR NOVAMENTE POR FALTA DE PAGAMENTO AS EMPREITEIRAS.



 BAR PLAZA NO CALÇADÃO É SENADINHO DURANTE A SEMANA E AOS SÁBADOS UM ESPAÇO POLÍTICO CULTURAL...



A SAÚDE SANITÁRIA DA CIDADE VALE OS TRANSTORNOS CAUSADOS NAS VIAS PÚBLICAS.



 A DUPLICAÇÃO DA BR-101 NO TRECHO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL É MELHOR?



DIA 21 DE DEZEMBRO HAVERÁ A ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DO PROJETO AVEC BRASIL QUANDO DISCUTIREMOS A REALIZAÇÃO DO III EFAMuC PARA 2012.



 SE A LAP DA FIXAÇÃO NÃO FOR EMITIDA ATÉ O FINAL DO ANO, O RECURSO FICARÁ COMPROMETIDO!



ONG SÓCIOS DA NATUREZA FOI INDICADA PARA OCUPAR CADEIRA NO PNMA, PORÉM DEPENDERÁ DA APROVAÇÃO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE / MMA.