08 novembro, 2011

EFAMuC É ADIADO PARA 2012; CINZAS VULCÂNICAS; POLUIÇÃO SONORA; DEZ METAS OBRAS ARARANGUÁ; ANIMAIS ATROPELADOS BR-101; DOUTOR OU NÃO, EIS A QUESTÃO.






Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 08 de novembro de 2011.
(48 / 9985.0053 TIM)




Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.


www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO)


III EFAMuC É ADIADO PARA 2012
Por motivos de ordem técnica e financeira adiamos a realização do III EFAMuC para 27 e 28 de março de 2012, oito anos após a ocorrência do furacão Catarina – o primeiro do Atlântico Sul. A falta de apoio governamental dificulta a realização em todos os sentidos, principalmente quando a sociedade civil organizada pretende promover debates públicos sobre mudanças climáticas na abordagem relativa a prevenção e adaptação, objetivando buscar respostas as tragédias do clima que tantos prejuízos causam a população.

CINZAS VULCÂNICAS X CHUVA ÁCIDA
Cinzas vulcânicas do Chile disputaram a atmosfera da região sul com as chuvas ácidas emitidas pelas chaminés da usina Jorge Lacerda 856mw, em Capivari de baixo, no sul de Santa Catarina, com a diferença que a composição da chuva ácida (apesar de ser quase imperceptível) comprovadamente é bem mais maléfica à biodiversidade que a temporária cinza vulcânica que causou transtornos e assustou a população pelo breve período. Imaginem se fica permanente como a invisível, mas maléfica chuva ácida?

A POLUIÇÃO SONORA QUE VAI TER QUE ACABAR...
Possivelmente haverá novidades em relação a medidas de prevenção e repressão para a redução da maléfica poluição sonora em Araranguá, onde ainda existem pessoas que acham que o barulho, o ruído e a baderna provocada por eles agradam a todos!!! Nas últimas semanas tem aumentado o número de pessoas reclamando ou comentando que passam por situações constrangedoras e de perturbação do sossego pessoal ou familiar, mas que receiam denunciar com medo de represálias dos meliantes baderneiros, pois o simples fato de pedir pra baixar o som já pode gerar uma violenta reação do infrator.

A PRIMEIRA NOITE DE TRANQUILIDADE

Minha opinião sobre a produção franco-italiana A PRIMEIRA NOITE DE TRANQUILIDADE (La prima notte di quiete, 1972) do diretor Valério Zurlini, exibido dia 03/11/11 pelo Cine Clube Avenida é um pouco diferenciada do meu amigo Sander Hahn, que o considera uma obra prima. Para reforçar e fazer jus ao clima de melancolia carregado no roteiro do próprio Zurlini, acho que deveria ser filmado em P&B, em vez do excesso de cor nas tomadas internas, apesar do clima frio e chuvoso em que se passa a ação. Se o personagem do Delon era para transmitir melancolia pela sua conturbada vida ou homenagear o existencialismo em voga na época, deixou a desejar, enquanto a desconhecida, mas bela Sonia Pretrovna conseguiu expressar melancolia e tristeza em seus lindos olhos. A participação do Giannini, do Salvatore e da Lea Massari são marcantes. OBS. A única cena que eu faria em cor seria a interna da igreja filmada em travelling.

ANIMAIS ATROPELADOS NA PISTA DA BR-101
Animais mortos por atropelamento nas pistas da BR-101 sempre haverá, mas poderia ser reduzido com pequenos refúgios nas muretas existentes nas travessias urbanas para permitir passagens, principalmente de cães. Em uma viagem a Florianópolis percebi vários animais mortos na pista, colocando em risco os usuários de motos ou veículos pequenos. O DNIT ou a Polícia Rodoviária deveriam ter uma equipe que retirasse qualquer material que possa colocar em risco a segurança dos usuários, mesmo sendo um serviço indesejável...

DEZ (10) METAS E/OU OBRAS QUE GOSTARIA DE VER REALIZADAS (INICIADAS OU CONCLUÍDAS):

1. Fixação da foz / barra do Rio Araranguá iniciada.
2. Plano de Bacias iniciado e/ou concluído pelo CGBHRA.
3. Continuidade do projeto Sistema de Tratamento de Esgoto em todo município.
4. Ponte da Barranca iniciada, com a comunidade valorizada e integrada num programa de prevenção e adaptação.
5. Revitalização do Jardim Alcebíades Seara (Praça Hercílio Luz), da praça do Relógio do Sol e da beira rio na Rua Rui Barbosa.
6. Morro dos Conventos como o 1º Monumento Natural (UC) de Santa Catarina, juntamente com outras Unidades de Conservação.
7. Plano Diretor aprovado pelo Legislativo e Executivo.
8. Poluição Sonora reduzida com o Programa Silêncio Padrão do MPE em parceria com a Polícia Militar e Civil e a PMA.
9. Calçadas e pontos de ônibus reformados e mais lixeiras espalhadas pela cidade (Além das CICLOVIAS).
10. Projeto AVEC Brasil implantado em Araranguá, tendo o Observatório do Clima como um dos principais objetivos.

‘’DOUTOR’’ OU NÃO, EIS A QUESTÃO!

NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS A DISCRIMINAÇÃO QUE ALGUNS PROFISSIONAIS TENTAM PROMOVER PORQUE POSSUEM CURSO SUPERIOR. POR POSSUIREM UM DIPLOMA SE CONSIDERAM ‘’DOUTORES SEM HAVER REALIZADO DOUTORADO’’. MUITOS DESTES NÃO RECONHECEM TRABALHOS E AVANÇOS CONQUISTADOS NA CIÊNCIA E NAS ARTES POR CIDADÃOS QUE NÃO CURSARAM ACADEMIA, PORÉM COMO AUTODIDATAS COM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO, POR VEZES CARREGAM CONSIGO SABERES ATÉ MAIS SIGNIFICATIVOS QUE OS ENSINADOS NAS DISCIPLINAS DAS UNIVERSIDADES/FACULDADES DESTE PAÍS.


Temas a serem abordados nas próximas edições:

ARARANGUÁ NA ONU
ESTÁ ENTRE AS OITOS CIDADES BRASILEIRAS NA CAMPANHA DA ONU. O PROGRAMA É SOBRE CIDADES RESILIENTES NA QUESTÃO CLIMÁTICA, SE CUMPRIREM AS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS, MUITOS RECURSOS INTERNACIONAIS PODERÃO VIR A FUNDO PERDIDO PARA PREVENÇÃO E ADAPTAÇÃO.

ARARANGUÁ NA COLÔMBIA
IRIACC PROMOVEU REUNIÃO NA COLÔMBIA, ONDE ARARANGUÁ ESTEVE REPRESENTADO PELO DIRETOR DA DEFESA CIVIL ERNANI PALMA RIBEIRO FILHO E PELA EDUCADORA SUNG LIN, JUNTAMENTE COM O PROF. DANIEL SILVA (UFSC) E PROF. MICHEL (IF-SC) DO PROJETO AVEC/BRASIL, DO QUAL A SEDE NO BRASIL É EM ARARANGUÁ.


"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci