Este espaço foi criado com objetivo de provocar o debate, a aproximação, a crítica, a troca de informações e idéias, como também a pesquisa de questões socioambientais da região sul de Santa Catarina. Considerada uma das 14 áreas mais críticas ambientalmente do país em consequência da poluição gerada pela atividade carbonífera, é também castigada pela violência das águas e dos ventos, com enchentes que destroem e matam, além de ser epicentro do furacão Catarina - o primeiro do Atlântico Sul.
02 abril, 2016
NOVA VENEZA - SUL DE SANTA CATARINA
No dia 06/03/16, por questões familiares fiz uma breve visita a aconchegante Nova Veneza, localidade com perceptíveis características culturais de descendência italiana, com destaque para a arquitetura e pelo linguajar carregado de dialetos. Gente bonita e de traços marcantes, com reconhecida tradição na gastronomia catarinense trazida com carinho e muito sabor pelos descendentes italianos.
Seu tortuoso rio Mãe Luzia passa por dentro da pequena cidade, totalmente poluído pelas águas de minas a montante, um crime irreparável e imperdoável!!!
OBS. Tive a honra de escrever o prefácio do livro do Carlos Renato Carola e do Nilson Dassi, intitulado ERA UMA VEZ O RIO MÃE LUZIA... do qual, segundo informações, motivou a criação de um movimento de cidadania pela despoluição, que nosso entender, para surgir efeito positivo devem pedir a imediata paralisação da famigerada atividade carbonífera para em seguida implantar um projeto sério e idôneo de recuperação das nascentes...
OBS. Dedico esta postagem ao veneziano Ademar Arcângelo Cirimbelli