04 dezembro, 2013

O FACE APROXIMA AS PESSOAS E PROPORCIONA POSSIBILIDADES DE AVANÇOS / PROGRAMA NACIONAL PARA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS - BRASIL + 20

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 03 de Dezembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


‘’’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,

POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



O FACE APROXIMA AS PESSOAS E PROPORCIONA POSSIBILIDADES DE AVANÇOS

            O Facebook além de promover saudáveis e produtivas trocas de figurinhas de nível educativo, informativo e de diversão entre membros de grupos (''óbvio que com algumas ressalvas'') é um oportuno e democrático canal de debate político e de conflitos pessoais, locais e globais. Pena que muitas pessoas ainda receiam manifestar-se sobre temas que envolvem o exercício de Cidadania!
            Na próxima edição do Cidadania Ambiental selecionarei trechos que ousaram apontar soluções e alternativas na busca da preservação ambiental e de uma melhor qualidade de vida para Araranguá e Região Sul de SC.
            Não subestimem o poder da Internet, pois estamos com quase 100 mil visitas ''apenas na moita'', imaginem se fossemos alarmantes e/ou encrenqueiros!!! 

''ENSAIO'' ESTREOU DIA 29 EM CIRCUITO NACIONAL


O longa Barriga Verde da Tânia Lamarca estreou dia 29/11 em circuito nacional. O filme aborda a história da bailarina Eva que vive um impasse: terá que escolher entre a intensa paixão extraconjugal por seu parceiro de dança e a dedicação ao grande papel de sua vida, a heroína Anita Garibaldi. Nos bastidores dos ensaios do espetáculo, amor, inveja, arrependimento e obsessão são sentimentos que tomam todos os envolvidos, do diretor marido de Eva até a camareira.
A Direção de Fotografia é do cineasta Marx Vamerlatti nascido em Praia Grande/SC, mas Araranguaense de formação com vivência em Florianópolis.

O HOMEM DUBLADO
Marx Vamerlatti participou como Diretor de Fotografia no filme catarinense "O Homem Dublado" que foi selecionado para o "Festival Latino Americano di Trieste" na Itália. Parabéns por mais esta conquista, a família está mais uma vez muito orgulhosa de ti!
A programação completa está em:http://www.cinelatinotrieste.org/fest2013/sezioni_del_festival.php?id=13 

PROGRAMA NACIONAL PARA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS - BRASIL + 20
No dia 26/11/2013 a equipe do Programa Nacional para Municípios Sustentáveis Brasil + 20 liderada  pela Silmara Vieira da Silva, Diretora do Depto de Coordenação do SISNAMA, apresentou as Entidades da Sociedade Civil do CONAMA a ''Minuta Documento Base'' do PNMS BRASIL + 20, onde fiz várias sugestões como contemplar todo o território do município atendendo a Lei 10.257/2001 do Estado das Cidades, que determina priorizações tanto para o meio urbano quanto para o rural. No entanto, ressaltei a necessidade de vincular o programa a elaboração de diagnósticos dos municípios brasileiros com abordagem dos seus conflitos e potencialidades, como condicionante ao desenvolvimento do programa. Na ocasião recebemos o Certificado anexo.
Transcrevo trechos do Documento:

Para que possamos reduzir e tratar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados na escala do município (área urbana e rural) ou em escala regional e nacional, será importante refletir sobre a insustentabilidade provocada, por exemplo, pela extração de matéria prima para a construção dos espaços das cidades (areia, brita, gipsita, metais, madeira etc.); pela produção de diversos bens para abastecimento e consumo nas/das concentrações humanas (alimentos – agricultura e pecuária, combustíveis – fósseis e renováveis, energia- elétrica e termoelétrica, água tratada etc.) e pela necessidade de obras de grande porte para produzir estes bens e para escoá-los (represamentos para abastecimento de água, usinas hidrelétricas, adutoras, redes de transmissão, rodovias, ferrovias, portos etc
Na dimensão intraurbana a insustentabilidade pode ser evidenciada por problemas de habitação, exclusãosocial e territorial (déficit, especulação imobiliária e ocupação irregular em áreas de proteção permanente); mobilidade (tempo e condições de deslocamento e emissão de poluentes); saneamento (lançamento de efluentes e disposição de resíduos sem tratamento no meio ambiente); desastres naturais (dimensão dos desastres e número de pessoas atingidas), entre outros. Quase todas as estatísticas nacionais sobre estas temáticas apontam graves problemas a serem superados.

GÁS DE XISTO x CARVÃO MINERAL

Ainda bem que no subsolo da Região Sul de Santa Catarina não tem Gás de Xisto, não tão poluente tanto quanto o Carvão Mineral, mas causa comprometimento irreversível à integridade dos lençóis freáticos. O Aquífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea potável da Terra, poderá ser afetado pela perigosa prospecção do Gás de Xisto.
Talvez esta famigerada fonte ajude a inviabilizar a instalação da USITESC 440MW em Treviso/SC por possuir um custo mais baixo em comparação com o processo de exploração e queima do Carvão Mineral, considerado o mais degradante e mais caro dos combustíveis fósseis. Vamos aguardar o resultado do leilão da ANEEL que ocorrerá agora em dezembro de 2013.
No CONAMA/MMA temos provocado discussão sobre reestudar o modelo da Matriz Energética Brasileira, mas sempre houve ferrenha contestação por parte do Setor Privado e do MMEnergia, que pouco estão investindo nas limpas e  renováveis fontes em abundância em nosso país, como as Eólicas, Solares e Biomassa, por exemplo!  Lamentável, muito lamentável!!!





E A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: COMO ANDA O PROCESSO SOBRE O CONFLITO DAS INVASÕES DA PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS?

COAMA PROMOVE SUA ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA NO DIA 02 PARA DISCUTIR RESOLUÇÃO, RECOMENDAÇÕES E SOLICITAÇÕES DE CUNHO AMBIENTAL À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ ARARANGUÁ SE REUNE NO DIA 06/12 PARA AVALIAR SOLICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SOBRE O PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ.

TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

§  RECICLAR É PRECISO E NECESSÁRIO... MAS DIGO TAMBÉM RECICLAR IDEIAS E CONDUTAS!!!
§   
§  OS CINEMAS DO NOVO SHOPPING DE ARARANGUÁ PROPORCIONARÃO TAMBÉM PROGRAMAÇÃO ARTE???
§   
§  A DECISÃO DE CONTROLE DE NATALIDADE NA CHINA É UMA DAS ATITUDES MAIS INTELIGENTES DA HUMANIDADE!!!
§   
§  SURPREENDE-ME QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM EM AQUECIMENTO GLOBAL COM O DESEQUILÍBRIO DO CLIMA NO PLANETA.
§   
§  CHAMINÉ BELINZONI É PATRIMÔNIO CULTURAL ARARANGUAENSE DO SETOR INDUSTRIAL PRÓSPERO NAS DÉCADAS DE 50, 60 E 70 E ESTÁ AMEAÇADO DE DEMOLIÇÃO.

Aguardem ''ESPAÇO HOMENAGEM''