11 dezembro, 2013

COAMA ENVIA MOÇÃO A PMA / DESVIO ARARANGUÁ ATRASARÁ / PROJETO FIXAÇÃO ALTERA LOCAL

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de Dezembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


COAMA DECIDE ENVIAR CARTA MOÇÃO A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ARARANGUÁ SOLICITANDO INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE DEZ (10) TEMAS DE CUNHO SOCIOAMBIENTAL .
Os conselheiros do COAMA, representantes do coletivo araranguaense, conscientes e preocupados com o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento ordenado e sustentável do Município de Araranguá, através de relevantes programas e importantes projetos de obras que está envolvido e pretende implementar, na 42ª Reunião Ordinária do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA, decidiram pela aprovação da pauta ''Discussão e aprovação de proposta contendo relação de demandas relacionadas às questões ambientais a serem enviadas à Administração Municipal de Araranguá a fim de solicitar informações e esclarecimentos'', proposta encaminhada pela ONG Sócios da Natureza.


A partir desta diretriz e considerando o perfil democrático do Prefeito Sandro Maciel, nós conselheiros na expectativa de contribuir com a administração municipal araranguaense aprovamos a proposta, por unanimidade, objetivando a elaboração de uma carta recomendação a ser endereçada a Administração Municipal de Araranguá. A carta, em forma de Moção, solicita que as informações e esclarecimentos sejam apresentados de forma escrita e/ou presencial, em conformidade com a nova Lei de Acesso à Informação, contemplando assim a transparência das Políticas Públicas Municipais de acordo com a Carta Magna Constitucional.

OBS. Na próxima edição publicaremos o documento na íntegra mencionando os dez (10) temas.

DESVIO OU TRANSPOSIÇÃO DA DUPLICAÇÃO DE ARARANGUÁ ATRASARÁ...
Como havíamos comentado o prazo para a conclusão da obra do Desvio de Araranguá deverá ser apenas em junho ou julho de 2014. Parte do problema se deve a um rebaixamento do aterro entre o elevado sobre a SC 490 e a Baixada das Éguas, local composto de turfa. Este problema de rebaixamento de pista resulta da adequada solução técnica muitas vezes não aplicada pelas empreiteiras por questões econômicas.

Um clássico exemplo é a ponte sobre o banhado do Piritu, em São João do Sul, que foi construída sobre pilares estaqueados até encontrar solo resistente, enquanto que a pista foi apenas sobre aterro que cede e periodicamente se fazia necessário complementar, pois o desnível ficava bem acentuado.
O trecho sul da Duplicação entre Palhoça e Passo de Torres possui vários pontos com desníveis perigosos, irregularidades que deveriam ser evitadas se houvesse uma fiscalização mais rigorosa por parte do empreendedor DNIT / MT. Considero o trecho um ''remendão'' mal feito, pois se comparado com a pista da Free Way entre Osório e Porto Alegre, é inconcebível. Tal descaso resulta em desconforto e insegurança aos usuários, que faz aumentar a sinistra contabilidade de acidentes com vítimas fatais!!!

COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ ARARANGUÁ SE REUNIU NO DIA 06/12/13 PARA AVALIAR SOLICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SOBRE O PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ.
Barra do Mota
A Prefeitura de Araranguá enviou ofício solicitando manifestação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá CGBHRA, exigida pela Caixa Econômica Federal - CEF, acerca da mudança locacional dos molhes para a fixação da foz/barra do Rio Araranguá. A Comissão Consultiva reunida decidiu:
'''Em reunião realizada dia 05/12/2013 do Conselho Consultivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (CGBHRA), a fim de atender a solicitação do Ofício Nº 2420/2013 da Prefeitura Municipal de Araranguá, entendemos nesse momento reiterarmos o que foi aprovado em Assembleia, conforme documento anexado (Ofício Nº 0021Novembro/2011)'''
O citado documento aprovado em Assembleia do CGBHRA em 2011 expressa o entendimento que o empreendedor devia seguir as recomendações apontadas no documento da Procuradoria da República de Criciúma, por constar nestas todas as preocupações levantadas pelo CGBHRA nos encontros e em correspondências enviadas ao empreendedor.



Já manifestei aqui antes que acho muito improvável o IBAMA emitir licença ao atual projeto e seu respectivo EIA-RIMA, mas se o fizer que seja a partir do início do Mangue Seco de Ilhas (COR VERDE) conforme a proposta da atual administração, local onde sempre defendi como cidadão para dar uma utilidade ao rio que é a navegabilidade, desde quando todas as tentativas de abertura da barra eram sempre realizadas mais ao sul...

Considero a máquina do Estado brasileiro em geral muito morosa e burocrática, além da incompetência de alguns órgãos, frequentemente conciliada ao despreparo dos gestores que não investem em projetos de qualidade, apenas para reduzir custos, prejudicando, assim, o desempenho e qualidade de projetos ou programas desde o início do processo de licenciamento ambiental, por exemplo, quase sempre apontado como o culpado de tudo!

OBS. No próximo ano lutaremos no CONAMA para garantir mais seriedade no processo de emissão dos licenciamentos ambientais a partir Resolução 01/86.

...E A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: COMO ANDA O PROCESSO SOBRE O CONFLITO DAS INVASÕES DE VEÍCULOS À PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS?

Certamente que qualquer decisão que venha ser tomada não agradará a todos, pois a concepção sobre o uso e ocupação do solo é controversa entre setores da sociedade civil.
Se mantiver como está, cercando os banhistas em 1 km de praia e os 10 km restantes para uso de pista ao automóvel, a administração municipal estará assumindo uma grande responsabilidade sobre a segurança dos banhistas, pescadores e caminhantes, como também sobre os impactos ambientais na orla marítima que é uma APP configurada como um relevante ecossistema que abriga e proporciona rota de aves migratórias.
Afinal, este ato de cercar área para banhistas só existe aqui, porque não se percebe em nenhuma outra praia do mundo! Ou existe?

Aguardem ''ESPAÇO HOMENAGEM'', tentaremos reeditar uma espécie de Nobel regional para valorizar celebridades locais e regionais, por que não?!