CONTESTANDO O CONTESTÁVEL...!!!
Considero inapropriado comparar as revoluções russas e chinesas com o golpe militar no Brasil, principalmente partindo de um farsante reacionário como o Olavo de Carvalho, e por ser considerado uma 'persona non grata', caçador e totalmente insano, é um cretino mentiroso terraplanista com uma séria deficiência cognitiva programada, uma doença sem cura! Nota:::Olavo de Carvalho é pai da Heloisa De Carvalho Martin Arribas, que o considera um ingrato pai e por isso o processa judicialmente por várias motivos. Um caso surreal!
Discordo da infeliz comparação, mesmo não concordando com atos cruéis e criminosos de qualquer forma de ditadura, seja via revolução seja via golpe, pois todas promovem perseguições ideológicas, com opressão e repressão aos opositores, com censura a livre manifestação do cidadão e da imprensa escrita, falada e televisionada e, as milhares de pessoas assassinadas, por divergirem ou serem contrárias aos ditatoriais regimes totalitários e autoritários adotados em ambas as mencionadas revoluções e no golpe militar, concedendo a perpetuação de poder a determinados indivíduos (civis e militares), como se fossem portadores da idiota ideia de que possuíam algo único e exclusivo, como sangue azul, critério adotado de forma tola nas retrógradas dinastias monárquicas.
Não pretendo aqui defender os dois processos revolucionários citados, que se diga, não apenas finalizaram com seculares e tradicionais monarquias familiares, mas promoveram mudanças ideologicamente profundas nos corações e mentes de toda a Humanidade, mas principalmente observar a diferença entre o Golpe Militar de 1964 e o governo presidencial da época, democraticamente eleito pelo povo e que o então pecuarista presidente João Jango Goulart não pretendia implantar nenhum regime comunista no país, tanto que documentos demonstraram que foi uma neura criada pela CIA em decorrência da boba e desnecessária Guerra Fria, surgida entre os EUA e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial.
Não ficarei aqui denunciando as arbitrariedades, injustiças sociais e problemas econômicos durante os 21 anos do regime militar, pois já descrevi acima quando desenhei sucintamente, considerando que o 'Golpe de 64' foi intensamente cruel, pois esmagaram não apenas a democracia, acabando com as eleições livres e diretas, mas principalmente o espírito de liberdade dos brasileiros, seja qual a circunstância, dos cidadãos, dos estudantes e da imprensa e da prisão, tortura, morte e exílio de opositores ao regime... eu vivi esta época de linha dura e reacionária com o DOPS prendendo estudantes no internato da ETEFESC, hoje IFSC, na dificuldade em registrar o nome do meu filho de Marx em plena ditadura em 1977, no aprendizado com o engajamento político ideológico nas campanhas das ‘Diretas Já’ e depois nas campanhas para governador e prefeitos quando filmava com uma câmera Super 8... do qual resultou no documentário ‘Eleições 82’ entre o senador Jaison Tupi Barreto e o prefeito Esperidião Amin Helou Filho...
Na minha leitura da História, entendo que a doutrina marxista sofreu um duro golpe com a morte de Lênin em 1924, portanto logo após a revolução de 1917 e a infeliz tomada de poder pelo Stalin, que se tornou um sanguinário ditador por várias décadas, enquanto que o marxismo na China se manteve com Mao Tsé-tung sem as brutais ações cometidas na União Soviética, mas de qualquer forma, foi uma ditadura de um personagem em nome do proletariado... que atualmente é considerada a mais sólida potência econômica mundial a frente do capitalista EUA... uma questão discutível, porém de uma complexidade questionável... por outro lado o sistema capitalista também comete inúmeros crimes hediondos contra a Humanidade, com guerras e injustiças sociais que resultam no trágico simbolismo do peso das pirâmides sobre as classes baixas dos pobres miseráveis, algo ainda latente e dramático em quase todo planeta, ou seja, o sistema capitalista é selvagem e criminoso, piorando ainda mais com o avanço de políticas neoliberais e autoritárias....!!!
Abaixo transcrevi trechos resumidos em apenas dois parágrafos da Wikipédia:::
REVOLUÇÃO RUSSA:::(((A Revolução
Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a
monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.
Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha
uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco.
Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo que
queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores
levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do
processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo,
que durou até 1991.))) Fonte Wikipédia
REVOLUÇÃO CHINESA:::(((A Revolução
Chinesa de 1949 caracterizou a ascensão dos comunistas ao poder com a
proclamação da República Popular da China sob a liderança de Mao Tsé-tung. A
ascensão dos comunistas ao poder na China só foi possível a partir de um longo
processo de disputa pelo poder na década de 1920. De toda forma, é importante
analisar outros processos que aconteceram naquele país desde o início do século
XX. Fim da monarquia na China. A China, no começo do século XX, era uma nação
governada por uma monarquia, e seu território havia sido invadido por uma série
de potências estrangeiras durante o processo neocolonialista. A presença
estrangeira na China motivou o crescimento de movimentos nacionalistas, que
desde o século XIX atuavam no país promovendo revoltas. Com a virada do século,
o nacionalismo chinês cresceu e, a partir da Revolução de 1911 ou Revolução
Xinhai, a dinastia Manchu foi destituída do poder, o que colocou fim à
monarquia chinesa.))) Fonte Wikipédia
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A minha postagem acima é uma tentativa de manifestar uma espécie de avaliação explicativa à postagem da amiga Marlise De Souza Pereira, que discordo da forma como o autor formalizou a frase de comparação, do qual formalizei a mesma manifestação resposta em sua postagem original.
Declaro ainda, que no momento, possuímos divergências na área política ideológica, mas cada um respeita sua respectiva opinião.